Buscar

Gumercindo recebeu como locatário, no ano de 1978, a posse direta de um imóvel. Ele assumiu todas as obrigações decorrentes, até 1988, ocasião em q...

Gumercindo recebeu como locatário, no ano de 1978, a posse direta de um imóvel. Ele assumiu todas as obrigações decorrentes, até 1988, ocasião em que, com o falecimento do locador e não tendo quem se apresentasse como sucessor, parou de pagar o aluguel. Gumercindo construiu no terreno do imóvel uma nova acessão que, desde 1990, passou a ser utilizada por sua filha e seu genro. Ocorre que no ano de 2018, Juventino se apresenta como neto do antigo locador e como único herdeiro deste e ajuíza ação de despejo, buscando reaver o bem. Admitindo os fatos como provados, assinale a afirmativa correta.
Em razão do decurso do tempo, o direito de retomada do imóvel se encontra prescrito.
A retomada do bem pode ser evitada pela interversão do caráter da posse.
Gumercindo pode pleitear indenização pelas acessões e benfeitorias que realizou de boa-fé, mesmo que tenha renunciado a tal direito no contrato.
Pelo princípio da relatividade contratual, a filha e o genro de Gumercindo não podem sofrer o pedido de retomada, pois são pessoas estranhas ao contrato de locação.
O exercício do direito potestativo à purga da mora deverá contemplar os alugueres em atraso desde o ano de 1988.
a) I, II e III estão corretas.
b) II, III e IV estão corretas.
c) III, IV e V estão corretas.
d) I, IV e V estão corretas.
e) II, IV e V estão corretas.