Logo Passei Direto
Buscar

Vendas e Marketing

Colégio Objetivo
Os indicadores de vendas são indispensáveis para a gestão de uma equipe comercial. A utilização de tais indicadores possibilita ao gestor maior controle sobre a equipe e assertividade nas decisões tomadas. O ticket médio é um importante indicador de vendas, muito utilizado no varejo. Analise o quadro abaixo:
Vendedor: João
Período: Agosto/2019
Atendimentos realizados: 35
Vendas realizadas: 05
Detalhamento das Vendas
1. R$ 100
2. R$ 50
3. R$ 150
4. R$ 120
5. R$ 80
Analisando o quadro acima e utilizando-se da fórmula TM = (VT V / Nº V), o ticket médio do vendedor João no mês de agosto de 2019 é igual a:

a. R$ 100,00
b. R$ 80,00
c. R$ 120,00
d. R$ 50,00
e. R$ 83,33
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para calcular o ticket médio (TM), utilizamos a fórmula: TM = (Valor Total das Vendas) / (Número de Vendas) Primeiro, vamos calcular o Valor Total das Vendas (VT V): 1. R$ 100 2. R$ 50 3. R$ 150 4. R$ 120 5. R$ 80 Somando esses valores: R$ 100 + R$ 50 + R$ 150 + R$ 120 + R$ 80 = R$ 500 Agora, temos o Valor Total das Vendas (VT V) igual a R$ 500 e o Número de Vendas (Nº V) igual a 5. Agora, aplicamos na fórmula: TM = R$ 500 / 5 = R$ 100,00 Portanto, o ticket médio do vendedor João no mês de agosto de 2019 é igual a: a. R$ 100,00 A resposta correta é a) R$ 100,00.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Analisando a fórmula TM = (VT V / Nº V), onde VT V é o valor total das vendas e Nº V é o número de vendas, podemos calcular o ticket médio do vendedor João no mês de agosto de 2019. VT V = R$ 100 + R$ 50 + R$ 150 + R$ 120 + R$ 80 = R$ 500 Nº V = 5 Portanto, o ticket médio (TM) é igual a R$ 500 / 5 = R$ 100,00. Assim, a alternativa correta é: a. R$ 100,00

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os indicadores de vendas são indispensáveis para a gestão de uma equipe comercial. A utilização de tais indicadores possibilita ao gestor maior controle sobre a equipe e assertividade nas decisões tomadas. A taxa de conversão é um importante indicador de vendas, muito utilizado no varejo. Analise o quadro abaixo:
Vendedora: Valéria
Período: Agosto/2019
Atendimentos realizados: 40
Vendas realizadas: 10
Detalhamento das Vendas
1. R$ 105
2. R$ 200
3. R$ 350
4. R$ 210
5. R$ 180
6. R$ 220
Analisando o quadro acima e utilizando-se da fórmula TxC = (Nº V / Nº A) x 100, a taxa de conversão da vendedora Valéria, no mês de agosto de 2019, é igual a

a. 40%
b. 25%
c. 400%
d. 20%
e. 2,5%

A organização de vendas deve dar suporte ao desenvolvimento e integração dos objetivos estratégicos da empresa. Para Las Casas (2005), a organização da equipe de vendas pode ser estruturada por território, por clientes, por produtos ou uma forma mista delas. Sobre isso, podemos dizer que:

a. 2 e 3
b. Todas as alternativas estão corretas
c. 1 e 3
d. Apenas 1
e. Apenas 3

____________________é calculado para representar a capacidade de um mercado de determinada área ou a de um ramo de atividades em absorver uma quantidade específica de vendas de um produto. Já ________________ é uma parcela do anterior que uma empresa pode razoavelmente esperar obter. Para preencher as colunas em branco, respectivamente, a alternativa correta é:

a. Previsão de vendas e Potencial de mercado
b. Nenhuma das alternativas
c. Potencial de vendas e Previsão de vendas
d. Potencial de mercado e previsão de vendas
e. Potencial de mercado e potencial de vendas

De acordo com o autor Chiavenatto (2003), a administração é uma atividade mecânica ou rotineira que depende apenas de certos hábitos ou conhecimentos do profissional. Pode-se ensinar o que um administrador deve fazer, mas isso não irá capacitá-lo efetivamente a fazê-lo bem em todas as organizações. O Seu sucesso profissional depende de como ele vai aplicar seus conhecimentos em situações complicadas que nem sempre estão sob seu controle e, sobretudo, dentro da sua habilidade em conseguir fazê-lo. Existem três tipos de habilidade que o administrador deve possuir para trabalhar com sucesso: a habilidades técnica, humana e a conceitual. Com base na descrição acima temos abaixo as seguintes definições de cada habilidade:

a. Em 1, 2 e 3
b. Apenas 2
c. Apenas 1
d. Em 1 e 2
e. Apenas 3

Sobre os estilos de liderança, podemos dizer que há pessoas com diversas características gerenciando as pessoas. Sobre esse assunto, leia as alternativas a seguir:
1. Os líderes autocráticos são aqueles que impõem sua vontade para a equipe, sem muito espaço para diálogo.
2. Na liderança democrática, o líder orienta a equipe procurando sempre encontrar uma solução conjunta para os problemas, fazendo assim, com que a equipe participe constantemente das decisões.
3. O estilo livre de liderança pressupõe uma atitude bastante ativa do líder, que estimula que vendedores ou representantes tomam suas próprias decisões, sem interferência da gerência. Assim, ele tem total autoridade sobre os seus subordinados, já que tem controle da equipe.
É correto apenas o que se afirma em:

a. Apenas 3
b. Em 1, 2 e 3
c. Apenas 2
d. Apenas 1
e. Em 1 e 2

A pirâmide de Maslow representa:

a. A sequência de manifestação das necessidades humanas e a sua organização no comportamento
b. Nenhuma das alternativas está correta
c. A sequência de mobilização estrutural do homem complexo
d. A organização da motivação humana segundo um enfoque burocrático
e. A estrutura organizacional da empresa, segundo uma escala hierárquica

Pode-se aumentar a motivação da força de vendas de diversas formas. Algumas delas são:
1. Estabelecendo metas que sejam dificilmente atingidas.
2. Realizando eventuais concursos de vendas.
3. Aumentando consideravelmente a carga de trabalho dos vendedores.
Estão corretas as alternativas:

a. Apenas 2
b. 2 e 3
c. Apenas 1
d. 1 , 2 e 3
e. 1 e 2

Para acompanhar a eficiência da equipe de vendas, pode-se utilizar o indicador “eficiência de vendas”, que analisa qual o percentual de vendas obtido sobre aquilo que foi previsto. Este indicador pode ser calculado de maneira geral, para toda a equipe, assim como para cada vendedor individualmente. Vamos supor que a meta de vendas da empresa era de 500 pares de sapatos, e a equipe de vendas tenha vendido 100 pares. Vamos supor ainda que o vendedor Joaquim vendeu 25 pares de calçados no mês, e sua meta era de 50 pares.
Com base no texto apresentado, conclui-se que

a. A equipe atingiu 25% da meta e Joaquim atingiu 20% da meta de vendas
b. A equipe atingiu 20% da meta e Joaquim atingiu 25% da meta de vendas
c. A equipe atingiu 25% da meta e Joaquim atingiu 80% da meta de vendas
d. A equipe atingiu 50% da meta e Joaquim atingiu 52% da meta de vendas
e. A equipe atingiu 20% da meta e Joaquim atingiu 50% da meta de vendas

Como em qualquer setor da empresa, a área comercial também precisa utilizar as ferramentas de gerenciamento para que seja possível atingir os níveis de eficiência desejados. Desta forma, torna-se necessário criar formas de avaliação e controle, para assim, providenciar rapidamente ações corretivas e/ou parabenizar e/ou premiar aqueles profissionais que tiveram o melhor desempenho.
Com base nas métricas utilizadas para avaliar o desempenho do setor comercial, avalie as afirmacoes a seguir:
I. A Taxa de Conversão é obtida pela divisão do número de vendas no período pelo número de visitas ou atendimentos. Após, multiplica-se por 100 para ter o percentual de conversão.
II. O Ticket Médio mostra o valor médio vendido por cliente. É obtido pela divisão do valor vendido pelo número de clientes que realizaram alguma compra.
III. Caso uma vendedora atenda 100 clientes e destes 100 ela consiga efetuar a venda somente para 50 clientes, a taxa de conversão será de 50%.
IV. Caso um vendedor vender o valor de R$ 5.000,00 para 10 clientes, o ticket médio será de R$ 50,00.
É correto apenas o que se afirma em

a. I, II e IV.
b. III e IV.
c. II e III.
d. I, II e III.
e. I e IV.