Buscar

Modalidades de luta como o judô necessitam de um grande equilíbrio corporal, pois se o oponente aplicar o “ippon”, por exemplo, que é o golpe que a...

Modalidades de luta como o judô necessitam de um grande equilíbrio corporal, pois se o oponente aplicar o “ippon”, por exemplo, que é o golpe que acontece na projeção com queda, o atleta cai com as costas por completo no tatame e perde a luta. Lembrando que o equilíbrio corporal está relacionado com a altura do centro de gravidade acima da base de sustentação, do tamanho da base de sustentação, da localização da linha da gravidade na base de sustentação e com a massa corporal. Assinale a alternativa correta acerca das características relacionadas ao equilíbrio corporal.

A) Quando a linha do centro de gravidade do atleta se move para fora da base de sustentação, a estabilidade é perturbada e o centro de gravidade poderá cair em direção ao solo caso o equilíbrio não seja retomado rapidamente, por isso, ter um alto centro de gravidade aprimora o equilíbrio.
B) O atleta terá um maior equilíbrio se antecipar uma força do oponente vindo em sua direção anteroposterior posicionando os pés nessa direção, com um pé na sua frente e o outro atrás, ajudando assim a manter o seu centro de massa dentro da base de sustentação.
X C) Se o oponente aplicar uma força direcionada lateralmente, ele deverá abaixar o seu centro de gravidade, flexionando os joelhos e o quadril, e deixar os pés próximos um do outro, assim ele manterá a linha da gravidade dentro de uma base de sustentação mais ampla.
D) Quanto mais próxima à localização do CG do limite da base de sustentação, menor será o equilíbrio. Por isso, lutadores que lutam com as pernas estendidas têm um maior equilíbrio, além de uma maior velocidade para mover o seu centro de gravidade para fora da base de sustentação.
E) Quanto mais alto é o centro de gravidade e mais pesado é o atleta, mais estável ele ficará. Ao manter o seu centro de gravidade alto, ele conseguirá se mover mais rapidamente para fora da sua base de sustentação e, desse modo, aplicar o golpe rapidamente, além de ter um maior equilíbrio.

Essa pergunta também está no material:

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO 05
6 pág.

Cinesiologia e Biomecânica Faculdade ÚnicaFaculdade Única

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas, a alternativa correta é a letra C) Se o oponente aplicar uma força direcionada lateralmente, ele deverá abaixar o seu centro de gravidade, flexionando os joelhos e o quadril, e deixar os pés próximos um do outro, assim ele manterá a linha da gravidade dentro de uma base de sustentação mais ampla. Isso ajuda a manter o equilíbrio corporal durante a luta de judô.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais