Buscar

Etapa 1 - Determinar e avaliar os aspectos ambientais No requisito 6.1.2 Aspectos ambientais, a norma ABNT NBR ISO 14001 estabelece que a organizaç...

Etapa 1 - Determinar e avaliar os aspectos ambientais

No requisito 6.1.2 Aspectos ambientais, a norma ABNT NBR ISO 14001 estabelece que a organização deve determinar os aspectos ambientais de suas atividades, produtos e serviços, e os seus impactos ambientais associados. Desta forma, você deve identificar quais são os aspectos e impactos ambientais organização (apresentar no mínimo cinco), e posteriormente, determinar a sua significância, seguindo o procedimento de avaliação de aspectos ambientais apresentados no estudo de caso (organização hipotética). Verifique a pontuação de cada critério e insira no quadro abaixo, em seguida, calcule a significância do aspecto ambiental pela fórmula: Significância = [(F x G) + (P x G)] + C + S + T + I + RL, insira o resultado e a classificação (não significativo ≤ 7; significativo > 7). Observação: Você pode escolher uma atividade e para esta atividade cinco aspectos ambientais, ou cinco atividades distintas e cinco aspectos ambientais, o importante é que sejam apresentados pelo menos cinco aspectos ambientais.



Etapa 2. Determinar os requisitos legais e outros requisitos

O requisito 6.1.3 Requisitos legais e outros requisitos, a norma ABNT NBR ISO 14001 estabelece que a organização deve determinar e ter acesso aos requisitos legais e outros requisitos relacionados a seus aspectos ambientais. Desta forma, você deve apresentar de acordo com os aspectos ambientais identificados na Etapa 1 (mínimo cinco requisitos legais no âmbito nacional), os requisitos legais associados aos mesmos, incluindo o seu número, nome e/ou descrição. Veja alguns exemplos: Lei nº 12.305/2010 - Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; Resolução CONAMA nº 430/2011 - Dispõe sobre as condições e padrões de lançamento de efluentes, complementa e altera a Resolução CONAMA nº 357/2005.



Etapa 3. Estabelecer e planejar como alcançar os objetivos ambientais

No requisito 6.2. Objetivos de ambientais e planejamento para alcançá-los, a norma ABNT NBR ISO 14001 determina que a organização deve estabelecer os objetivos ambientais nas funções e níveis pertinentes, levando em consideração os aspectos ambientais significativos da organização e os requisitos legais e outros requisitos associados. Desta forma, levando em consideração o resultado obtido na Etapa 1, escolha um dos aspectos ambientais significativos, e apresente o seu objetivo e o planejamento para alcançá-lo. Ao planejar os objetivos do SGA, a organização deve determinar o que será feito; quais recursos serão requeridos; quem será o responsável; quando será concluído; e como os resultados serão avaliados. Desta forma, você deve estabelecer pelo menos um objetivo do SGA, bem como o seu planejamento. Para isso, você poderá utilizar uma das ferramentas da gestão da qualidade, o plano de ação (5W2H / what-where-who-when-why-how much-how manyo que-onde-quem-quando-por quê-quanto), conforme exemplo abaixo.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais