Buscar

No fim do século XVIII e no início do XIX, foi possível notarmos em toda a América a difusão de um ideário político que contribuiu para agitar aind...

No fim do século XVIII e no início do XIX, foi possível notarmos em toda a América a difusão de um ideário político que contribuiu para agitar ainda mais o clima nas colônias. A difusão das ideias iluministas por toda a Europa influenciava os colonos que habitavam os diversos pedaços da América. Tradicionalmente tratamos da circulação dessas ideias nas Treze Colônias, mas muitos historiadores têm retomado esse assunto para falar da América Portuguesa. Sobre isso, é correto afirmar que
A ) essas ideias se propagaram de maneira mais veloz à medida que a Coroa passou a incentivar a difusão delas por meio da abertura de universidades nas colônias, principalmente as de Portugal.
B ) ao longo da América Espanhola e Portuguesa circularam muitas ideias iluministas, ainda que houvesse a proibição da publicação de obras relacionadas a esse pensamento. Esse fator pode ser verificado no crescimento de movimentos políticos como a Inconfidência Mineira.
C ) o iluminismo foi facilmente digerido pelas elites locais pelo fato de essas ideias serem compatíveis com a manutenção da escravidão.
D ) esse movimento de historiadores, ao tratar de ideias iluministas na América Portuguesa e Espanhola, ajuda a reafirmar a tese de que na América Portuguesa as ideias eram mitigadas e sem a mesma relevância que na outra região do continente.
E ) havia total rejeição por parte de colonos em aceitar qualquer tipo de relação com as ideias iluministas devido ao predomínio do catolicismo na região.

Essa pergunta também está no material:

presencial HISTÓRIA DA AMÉRICA INDEPENDENTE E CONTEMPORÂNEA
4 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas, a opção correta é a letra B) ao longo da América Espanhola e Portuguesa circularam muitas ideias iluministas, ainda que houvesse a proibição da publicação de obras relacionadas a esse pensamento. Esse fator pode ser verificado no crescimento de movimentos políticos como a Inconfidência Mineira.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais