Logo Passei Direto
Buscar

Cirurgia

Outros
Paciente C.M.V., 52 anos, deu entrada no pronto atendimento devido náusea, vômito e dor em região de hipocôndrio D há 2 dias. Após avaliação médica, foi diagnosticada com colecistite e submetida à cirurgia de colecistectomia para remoção da vesícula biliar. De acordo com a classificação de potencial de contaminação, esta é uma cirurgia:

a) limpa.
b) suja.
c) potencialmente contaminada.
d) contaminada.
e) infectada.
User badge image
EnfermagemEmFoco

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para classificar a cirurgia de colecistectomia de acordo com o potencial de contaminação, precisamos entender os tipos de classificação: a) Limpa: Cirurgias em que não há contato com o trato gastrointestinal, respiratório ou geniturinário, e não há infecção presente. b) Suja: Cirurgias em que há presença de infecção ou material infectado. c) Potencialmente contaminada: Cirurgias em que há risco de contaminação, como em casos de perfuração de vísceras ocas ou presença de secreções infectadas. d) Contaminada: Cirurgias em que há contato com conteúdo infectado ou inflamação aguda. e) Infectada: Cirurgias em que há infecção estabelecida. No caso da colecistectomia, a paciente apresenta sintomas de colecistite, que é uma inflamação da vesícula biliar, e isso indica que há um risco de contaminação. Portanto, a cirurgia é classificada como potencialmente contaminada. Assim, a alternativa correta é: c) potencialmente contaminada.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A cirurgia de colecistectomia para remoção da vesícula biliar é classificada como "a) limpa".

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com relação à RDC n. 15/2012, da Anvisa, sobre boas práticas no processamento de produtos para a saúde, assinale a alternativa incorreta.
Há três classes de centros de material e esterilização: CME de classe I, de classe II e de classe III.
Produtos para saúde críticos de conformação complexa são aqueles que possuem lúmen inferior a 5mm ou fundo cego, espaços internos inacessíveis para a fricção direta, reentrâncias ou válvulas.
Lavadora ultrassônica é um equipamento automatizado de limpeza que utiliza o princípio da cavitação.
A desinfecção de alto nível é o processo físico ou químico que destrói a maioria dos microrganismos de artigos semicríticos, inclusive micobactérias e fungos, exceto por um número elevado de esporos bacterianos.
a) Cloretos.
b) Peróxido de hidrogênio
c) Soro.
d) Gluteraldeídos.

Com base no caso apresentado e considerando os cuidados e complicações pós-operatórias, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
O efeito da dor no pós-operatório eleva a tensão muscular e a vasodilatação local, resultando em aumento da demanda e consumo de oxigênio do miocárdio.
O flumazenil é a medicação de escolha como antagonista dos opioides, nos casos de depressão respiratória causada por essa classe de analgésicos.
A escala de Aldrete Kroulik é uma ferramenta utilizada para os pacientes que chegam à SRPA e avalia os parâmetros: atividade, circulação, respiração, consciência e SpO2.
Os tipos de hipóxia que podem afetar os pacientes no pós-operatório são: o subagudo e o episódico.
a ) O efeito da dor no pós-operatório eleva a tensão muscular e a vasodilatação local, resultando em aumento da demanda e consumo de oxigênio do miocárdio.
b ) O flumazenil é a medicação de escolha como antagonista dos opioides, nos casos de depressão respiratória causada por essa classe de analgésicos.
c ) A escala de Aldrete Kroulik é uma ferramenta utilizada para os pacientes que chegam à SRPA e avalia os parâmetros: atividade, circulação, respiração, consciência e SpO2.
d ) Os tipos de hipóxia que podem afetar os pacientes no pós-operatório são: o subagudo e o episódico.

Sobre esse método de esterilização, marque a alternativa CORRETA:

a ) É recomendável que os materiais processados pelo ciclo flash sejam armazenados.
b ) A utilização do método flash é recomendada para a esterilização de implantes.
c ) A limpeza prévia a esterilização flash deverá ser realizada no Centro de Material e Esterilização ou na antessala do centro cirúrgico.
d ) A urgência pela demanda do artigo de saúde permite abreviar o processamento deste.

Considerando as características de uma embalagem adequada para o processo de esterilização, marque a alternativa correta.

a) A embalagem deve fornecer uma barreira eficiente para os microorganismos e para outros particulados e fluidos durante o transporte e armazenamento.
b) A embalagem deve permitir a entrada do agente esterilizante, porém não pode permitir saída do ar.
c) A embalagem pode ser selada mais de uma vez.
d) A embalagem não precisa de proteção contra danos físicos durante o transporte e armazenamento.
e) A embalagem pode ter corantes não fixos na sua composição.

Mais conteúdos dessa disciplina