Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com a citação e os conteúdos do livro Didática e os caminhos da docência, assinale a alternativa correta que indica qual autor tem a conscientização como um dos conceitos centrais da sua teoria:

A Comenius.
B Paulo Freire.
C Dermeval Saviani.
D John Dewey.
E Libâneo.
User badge image
Didaticamente

ano passado

User badge image
Didaticamente

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Para responder a essa pergunta, precisamos considerar qual autor é conhecido por enfatizar a conscientização em sua teoria educacional. Analisando as opções: A) Comenius - Conhecido por suas contribuições à pedagogia, mas não é o foco principal dele. B) Paulo Freire - É amplamente reconhecido por sua ênfase na conscientização e na educação crítica, onde a conscientização é um conceito central. C) Dermeval Saviani - Foca mais na relação entre educação e sociedade, mas não tem a conscientização como seu conceito central. D) John Dewey - Embora tenha uma abordagem progressista, não é especificamente conhecido por enfatizar a conscientização. E) Libâneo - Contribuiu para a didática, mas não é o principal autor associado à conscientização. Diante disso, a alternativa correta que indica qual autor tem a conscientização como um dos conceitos centrais da sua teoria é: B) Paulo Freire.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A alternativa correta é a letra B) Paulo Freire. Ele tem a conscientização como um dos conceitos centrais de sua teoria.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia a citação: "A didática da Escola Nova, em contraposição à tradicional, tem no aluno o centro do processo, já que ele é o sujeito da aprendizagem e deve buscar os conhecimentos por si próprio". Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Didática e os caminhos da docência, assinale a alternativa correta que apresenta corretamente as características da pedagogia da Escola Nova:
O docente deve planejar situações que estimulem a atividade intelectual do aluno para que possa criar e expressar de diversas maneiras – verbal, escrita, artística -, já que ele é o incentivador, o orientador.
a) Planejar situações que estimulem a atividade intelectual do aluno para que possa criar e se expressar de diversas maneiras. O professor é o incentivador, o orientador do aluno.
b) É o detentor da metodologia e do conhecimento absoluto e inquestionável.
c) É o elo entre a verdade científica e o aluno. Utiliza premiações, elogios, notas e punições no seu cotidiano escolar.
d) É um líder ético e autêntico, preocupado com a consciência crítica, análise do contexto e mudanças sociais.
e) Seu papel é planejar melhor as contingências em relação aos resultados e às respostas desejadas no processo ensino aprendizagem.

Mais conteúdos dessa disciplina