Buscar

A Revolução Industrial vai além da ideia de grande desenvolvimento dos mecanismos tecnológicos aplicados à produção, na medida em que: consolidou o...

A Revolução Industrial vai além da ideia de grande desenvolvimento dos mecanismos tecnológicos aplicados à produção, na medida em que: consolidou o capitalismo; aumentou de forma rapidíssima a produtividade do trabalho; originou novos comportamentos sociais, novas formas de acumulação de capital, novos modelos políticos e uma nova visão do mundo; e talvez o mais importante, contribuiu de maneira decisiva para dividir a imensa maioria das sociedades humanas em duas classes sociais opostas e antagônicas: a burguesia capitalista e o proletariado.

Com base no texto e nos seus conhecimentos, analise as afirmativas a seguir:

 I. A industrialização tem relação direta com o processo de urbanização no Brasil, contribuindo para a inserção do país no contexto capitalista e republicano.

II. No Brasil, a industrialização concentrou-se em um primeiro momento na capital federal, Brasília.

III. A instauração do capitalismo no Brasil se deu de forma pacífica entre as classes, não havendo grandes desarmonias.

IV. O estabelecimento do Brasil capitalista demonstrou a constituição do Estado como instância garantidora da condição de poder das elites.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base no texto fornecido e nos conhecimentos sobre a Revolução Industrial e seus impactos, podemos analisar as afirmativas: I. A industrialização tem relação direta com o processo de urbanização no Brasil, contribuindo para a inserção do país no contexto capitalista e republicano. - Essa afirmativa está correta. A industrialização está diretamente ligada ao processo de urbanização e à inserção do Brasil no contexto capitalista e republicano. II. No Brasil, a industrialização concentrou-se em um primeiro momento na capital federal, Brasília. - Essa afirmativa está incorreta. A industrialização no Brasil não se concentrou em Brasília, que é a capital federal, mas sim em outras regiões do país, como o Sudeste. III. A instauração do capitalismo no Brasil se deu de forma pacífica entre as classes, não havendo grandes desarmonias. - Essa afirmativa está incorreta. A instauração do capitalismo no Brasil não foi pacífica e houve conflitos e desarmonias entre as classes sociais. IV. O estabelecimento do Brasil capitalista demonstrou a constituição do Estado como instância garantidora da condição de poder das elites. - Essa afirmativa está incorreta. O estabelecimento do Brasil capitalista não necessariamente garantiu a condição de poder das elites, e a relação entre o Estado e as elites é mais complexa. Portanto, a única afirmativa correta é a I.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais