Buscar

Analise os trechos a seguir:   A intensificação do neoliberalismo vincula-se ao processo de globalização que molda e regula as estruturas econômica...

Analise os trechos a seguir:

 

A intensificação do neoliberalismo vincula-se ao processo de globalização que molda e regula as estruturas econômicas, políticas e sociais dos países, principalmente dos menos favorecidos. Essa regulação recai em todos os setores sociais, incluindo o sistema educacional. Nesse caso, as políticas educacionais foram pensadas e implementadas de acordo com a nova lógica mundializada do capital, ou seja, o atendimento irrestrito a lógica do mercado. 

[...] o neoliberalismo busca seus fundamentos nas teorias gerenciais da qualidade em que vigoram os princípios da eficiência, competitividade, e produtividade os quais se aplicam a todos os setores produtivos, inclusive em serviços públicos como a educação.

 

Fonte: LIBÂNEO, J. C. Políticas Educacionais Neoliberais e Escola: uma qualidade de educação restrita e restritiva. In: LIBÂNEO, J. C.; FREITAS, R. A. M. M. (Org.). Políticas Educacionais Neoliberais e Escola Pública: uma qualidade restrita da educação escolar. Goiânia: Espaço Acadêmico, 2018, p. 47.

Considerando o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:


I. O Neoliberalismo possui ideologias de oposição ao Estado de bem-estar social, o que impacta negativamente nas políticas públicas, sobretudo, no setor da Educação, visto que elas dependem de investimentos públicos para serem colocadas em ação e as escolas não são vistas como empresas que geram o lucro de mercado.

 

PORQUE

 

II. O que importa para a corrente Neoliberal é o desenvolvimento humano, por isso se investe mais no indivíduo empreendedor, a livre concorrência e a autorregulação de mercado, construindo por meio da educação escolar o sendo de meritocracia, ou seja, quem se sai melhor nas avaliações é porque se esforçou mais.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:  

Alternativas


Alternativa 1:


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.


Alternativa 2:


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.


Alternativa 3:


A asserção I é verdadeira, e a II é falsa.


Alternativa 4:


A asserção II é verdadeira, e a I é falsa.


Alternativa 5:


As asserções I e II são proposições falsas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as asserções: I. O Neoliberalismo possui ideologias de oposição ao Estado de bem-estar social, o que impacta negativamente nas políticas públicas, sobretudo, no setor da Educação, visto que elas dependem de investimentos públicos para serem colocadas em ação e as escolas não são vistas como empresas que geram o lucro de mercado. II. O que importa para a corrente Neoliberal é o desenvolvimento humano, por isso se investe mais no indivíduo empreendedor, a livre concorrência e a autorregulação de mercado, construindo por meio da educação escolar o sendo de meritocracia, ou seja, quem se sai melhor nas avaliações é porque se esforçou mais. Com base nas asserções apresentadas, a opção correta é: Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais