Buscar

Leia as afirmacoes abaixo. I – O caráter político da educação torna o processo educacional democrático e reflexivo quanto às questões sociais. O PP...

Leia as afirmacoes abaixo. I – O caráter político da educação torna o processo educacional democrático e reflexivo quanto às questões sociais. O PPP da escola apresenta esta característica, cujas ideias são postas em prática a partir de discursos emancipatórios e ações voltadas a reflexão destes fenômenos. II – A criação da LBD, apesar de apresentar preceitos democráticos e reflexivos quanto às questões de desigualdade social, foi escrita atendendo a uma demanda das classes dominantes. Cabe às escolas apresentarem reflexões acerca da realidade social que cerca os sujeitos. III – Quando leis são promulgadas a partir de ideias propostas pela e para as classes dominantes, mesmo que de maneira indireta e sem a indicação de uma política partidária, não há neutralidade no processo educativo. IV – Apesar de a LDB apresentar-se como um texto ideário politicamente, ela dá margem à ressignificações do processo educativo, pois visa a sua democracia, quando reflete e tenta igualizar a educação. V – Conhecer o processo histórico e político está previsto pela LDB e se refere à compreensão deste processo e das influências que ele teve e ainda tem na contemporaneidade. Jamais deve ser atrelado a campanhas político partidárias.
I – O caráter político da educação torna o processo educacional democrático e reflexivo quanto às questões sociais. O PPP da escola apresenta esta característica, cujas ideias são postas em prática a partir de discursos emancipatórios e ações voltadas a reflexão destes fenômenos.
II – A criação da LBD, apesar de apresentar preceitos democráticos e reflexivos quanto às questões de desigualdade social, foi escrita atendendo a uma demanda das classes dominantes. Cabe às escolas apresentarem reflexões acerca da realidade social que cerca os sujeitos.
III – Quando leis são promulgadas a partir de ideias propostas pela e para as classes dominantes, mesmo que de maneira indireta e sem a indicação de uma política partidária, não há neutralidade no processo educativo.
IV – Apesar de a LDB apresentar-se como um texto ideário politicamente, ela dá margem à ressignificações do processo educativo, pois visa a sua democracia, quando reflete e tenta igualizar a educação.
V – Conhecer o processo histórico e político está previsto pela LDB e se refere à compreensão deste processo e das influências que ele teve e ainda tem na contemporaneidade. Jamais deve ser atrelado a campanhas político partidárias.
Resposta Selecionada: I, II, III, IV e V.
Resposta Correta: I, II, III, IV e V.
Feedback da resposta: Resposta correta. A LDB é um documento que tenta tornar a educação um processo que todos devem ter acesso, apesar de ter sido escrita por ideários de classes dominantes, deste modo, não é neutro. As escolas têm o papel de ressignificar este documento, com o intuito de emancipar e tornar o sujeito crítico para compreender e lutar pelos seus direitos.

Essa pergunta também está no material:

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)
8 pág.

Currículo Universidade PotiguarUniversidade Potiguar

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Parece que você compartilhou um trecho de um questionário ou atividade escolar. Como posso te ajudar com isso?

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando