Logo Passei Direto
Buscar
O que caracteriza a Teoria Funcionalista da Comunicação?

a) A Teoria Funcionalista foca nos efeitos da comunicação em relação ao contexto no qual está inserida.
b) A Teoria Funcionalista entende a sociedade como um sistema, onde cada indivíduo exerce uma função para a manutenção da estrutura como um todo.
c) Um dos principais autores que atuaram no desenvolvimento da Teoria Funcionalista foi Wright, que considera existirem diversas funções da comunicação.
d) A Teoria Funcionalista contribui para a compreensão de disfunções causadas pela comunicação na sociedade, como a ruptura das estruturas sociais e a exaustão causada pelo excesso de mensagens.
e) A Teoria Funcionalista entende que os meios de comunicação de massa contribuem para um conformismo social em relação aos temas de interesse dos grupos que controlam a mídia.
User badge image
Desafios para Aprender

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Analisando as alternativas: a) A Teoria Funcionalista foca nos efeitos da comunicação em relação ao contexto no qual está inserida. - Correto. A Teoria Funcionalista realmente se preocupa com os efeitos da comunicação dentro de um contexto. b) A Teoria Funcionalista entende a sociedade como um sistema, onde cada indivíduo exerce uma função para a manutenção da estrutura como um todo. - Correto. A Teoria Funcionalista de fato enxerga a sociedade como um sistema onde cada indivíduo desempenha um papel para manter a estrutura. c) Um dos principais autores que atuaram no desenvolvimento da Teoria Funcionalista foi Wright, que considera existirem diversas funções da comunicação. - Incorreto. Não há um autor chamado Wright associado diretamente à Teoria Funcionalista. d) A Teoria Funcionalista contribui para a compreensão de disfunções causadas pela comunicação na sociedade, como a ruptura das estruturas sociais e a exaustão causada pelo excesso de mensagens. - Incorreto. A Teoria Funcionalista geralmente se concentra nos aspectos positivos da comunicação e em como ela contribui para a estabilidade social. e) A Teoria Funcionalista entende que os meios de comunicação de massa contribuem para um conformismo social em relação aos temas de interesse dos grupos que controlam a mídia. - Incorreto. A Teoria Funcionalista não necessariamente defende o conformismo social, mas sim a manutenção da ordem e estabilidade social. Portanto, as alternativas corretas são a) e b).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assinale a sequência que apresenta os elementos básicos compreendidos pelo processo de comunicação de uma organização, em sua ordem correta:

a) Emissor, mensagem, receptor, informação.
b) Emissor, receptor, informação, decodificador, receptor.
c) Fonte, codificador, canal, mensagem, decodificador, receptor.
d) Informação, canal, decodificador

Quais são as perguntas utilizadas pelo modelo de Lasswell para direcionar o desenvolvimento de uma análise comunicacional mais aprofundada?

a) Quem?
b) Diz o quê?
c) Em qual veículo?
d) A quem
e) Com que efeito?

O que caracteriza a Hipótese dos Usos e Gratificações na área de estudos da comunicação?

a) A Hipótese dos Usos e Gratificações busca entender os usos que o ser humano faz da comunicação e destaca a importância do receptor como um elemento ativo na escolha dos meios de comunicação.
b) Os principais expoentes da Hipótese dos Usos e Gratificações foram os pesquisadores Elihu Kats, Denys McQuail e Jay Blumler.
c) A Hipótese dos Usos e Gratificações considera que a eficácia dos meios de comunicação de massa está diretamente ligada à gratificação das necessidades do receptor.
d) A Hipótese dos Usos e Gratificações destaca a importância de considerar as necessidades e interesses das pessoas no processo de elaboração e transmissão de informações no ambiente de comunicação de massa.
e) A Hipótese dos Usos e Gratificações considera o receptor como um elemento passivo em relação ao emissor, sem levar em conta suas necessidades e interesses.

O que caracteriza a Teoria Crítica da Comunicação desenvolvida pela Escola de Frankfurt?

a) A Teoria Crítica da Comunicação analisa a comunicação de massa com base nas estruturas de mercado e entende que a mídia é utilizada pelo sistema capitalista para influenciar as relações humanas na sociedade.
b) A Teoria Crítica da Comunicação destaca os conceitos de cultura de massas e indústria cultural, relacionando a produção cultural com a estrutura de produção capitalista.
c) Max Horkheimer, Theodor Adorno, Erich Fromm e Herbert Marcuse foram os principais autores que contribuíram para o desenvolvimento da Teoria Crítica da Comunicação.
d) A Teoria Crítica da Comunicação critica a massificação da estética dos produtos culturais e a utilização da cultura como forma de controle das massas.
e) A Teoria Crítica da Comunicação valoriza a democratização do acesso aos produtos culturais e a produção massificada de conteúdos que preservam o caráter único e autoral da arte.

(Câmara de Piracicaba – 2019 – VUNESP) Observe a ilustração: A ilustração e o texto a seguir fazem parte do livro El medio es el masaje. "O Professor _____________ diz que o ambiente criado pelo homem se torna seu meio para definir seu papel nele. A invenção do tipo de impressão criou o pensamento linear, ou ligação, separando o pensamento da ação. Agora, com a TV e a interpretação das canções folclóricas, o pensamento e a ação estão mais próximos, e o envolvimento social é maior. Nós moramos novamente em uma aldeia". O professor a que se refere o texto é:

A Harold Lasswell.
B Marshall McLuhan
C Paul Lazarsfeld.
D Pierre Bourdieu.
E Alan Touraine.

(CESGRANRIO – 2023 - TRANSPETRO) A origem do conceito de sociedade de massa faz parte da história do pensamento político. Nesse conceito, massa caracteriza-se por ser a) formada por pessoas de diferentes grupos sociais. b) organizada apenas dentro de um grupo social religioso. c) marcada por pessoas inconformadas, que desejam ser diferentes. d) marcada por tradições e pessoas que as respeitam. e) composta por pessoas que se conhecem há muito tempo.

Gabarito: letra A

A visão de que sua opinião é minoritária pode levar o indivíduo a não expressá-la, o que torna a opinião pública, na verdade, uma expressão do que se percebe ser a opinião da maioria. Esse pensamento demonstra uma das conclusões da chamada hipótese da
a) circularidade da informação
b) espiral do silêncio
c) manipulação comunicacional
d) semiótica do sensível
e) teoria da nuvem

Desde que a comunicação se tornou objeto de estudo, diversos modelos teóricos foram criados para explicar o processo segundo o qual ela se realiza. No início, dava-se ênfase à produção, com a representação de um emissor transmitindo um conteúdo a um receptor. Nos modelos mais recentes, torna-se nítida a necessidade de representar a(o)
a) contribuição feita na codificação da mensagem pelo ruído presente na transmissão.
b) ideia de que a mensagem codificada pode ser reinterpretada pelo emissor.
c) linearidade do processo de codificação, estabelecida com o avanço da internet.
d) complexo processo de socioconstrução do canal utilizado na transmissão da mensagem.
e) fato de que o emissor não apenas produz nem o receptor apenas recebe, existindo interação entre eles.

Mais conteúdos dessa disciplina