Logo Passei Direto
Buscar

Economia

Outros
124-(ENADE, 2012) Como são as trocas que estão na origem da divisão do trabalho, a extensão desta será sempre limitada pela extensão daquelas ou, por outras palavras, pela extensão do mercado. Quando este é muito restrito, ninguém se sente disposto a dedicar-se completamente a uma única tarefa, pois não consegue trocar todo o excedente do seu trabalho, de que não necessita, pelo excedente da produção dos outros homens, em que está interessado. Considerando o fragmento acima, avalie as assertivas a seguir. I. Para Adam Smith, a produtividade do trabalho industrial é função da divisão do trabalho, que, por sua vez, depende da extensão dos mercados. CORRETA II. Dois dos fatores determinantes da extensão dos mercados são os custos de transporte, para cuja redução contribuem significativamente a navegação marítima e as aglomerações urbanas e industriais. CORRETA III. É a certeza de poder trocar o excedente de sua produção pelo excedente da produção de outros homens que leva cada um a dedicar-se a uma tarefa e a desenvolver e aperfeiçoar qualquer talento ou habilidade que possua para determinado tipo de atividade. CORRETA IV. O princípio que deu origem à divisão do trabalho foi o desejo do ser humano de desenvolver os mercados e aprimorar as condições de sua própria sociedade. ERRADA

User badge image
EconomiaNova

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das assertivas: I. Para Adam Smith, a produtividade do trabalho industrial é função da divisão do trabalho, que, por sua vez, depende da extensão dos mercados. CORRETA. Esta afirmativa está correta, pois Adam Smith argumenta que a divisão do trabalho aumenta a produtividade e que essa divisão é limitada pela extensão do mercado. II. Dois dos fatores determinantes da extensão dos mercados são os custos de transporte, para cuja redução contribuem significativamente a navegação marítima e as aglomerações urbanas e industriais. CORRETA. Esta afirmativa também está correta, pois a redução dos custos de transporte e a urbanização facilitam a troca de bens, ampliando os mercados. III. É a certeza de poder trocar o excedente de sua produção pelo excedente da produção de outros homens que leva cada um a dedicar-se a uma tarefa e a desenvolver e aperfeiçoar qualquer talento ou habilidade que possua para determinado tipo de atividade. CORRETA. Esta afirmativa está correta, pois a possibilidade de troca incentiva a especialização e o desenvolvimento de habilidades. IV. O princípio que deu origem à divisão do trabalho foi o desejo do ser humano de desenvolver os mercados e aprimorar as condições de sua própria sociedade. ERRADA. Esta afirmativa está errada, pois a divisão do trabalho surge mais da necessidade de aumentar a eficiência e a produtividade do que de um desejo explícito de desenvolver mercados. Com base na análise, as assertivas I, II e III estão corretas. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: I, II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A partir da avaliação das assertivas apresentadas, as respostas corretas são: I, II e III. A assertiva IV está incorreta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A teoria marginalista diz que o valor dos bens e serviços produzidos depende da sua utilidade e marginalidade, ou seja, quanto maior o valor agregado tiver um produto em relação a sua concorrência, maior poderá ser seu preço. Desta maneira, os empresários, para maximizar seus lucros, devem:
Assinale a alternativa correta.
( ) Vender o máximo possível.
( ) Ampliar a distinção entre a Receita Marginal e o Custo Marginal.
( X ) Maximizar a diferença entre a Receita Total e o Custo Total.
( ) Aumentar ao máximo a Receita Marginal.

A inflação e o desemprego também podem ser combatidos por meio do controle da moeda. O incremento da quantidade de moeda em circulação, por elevar a renda, pode estimular o consumo e, portanto, os níveis de emprego. Contudo, se a quantidade de moeda posta em circulação for excessiva, haverá inflação, o que corresponde à perda de valor da moeda. Sobre a política monetária, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa correta.
I-Diminuindo a oferta monetária, o Banco Central do Brasil eleva a taxa de juros. CORRETA
II- Diminuindo a oferta monetária, o Banco Central do Brasil diminui a taxa de juros. ERRADA
III- Diminuindo a oferta monetária, o Banco Central do Brasil proporciona uma situação de baixa inflação. CORRETA
IV- Diminuindo a oferta monetária, o Banco Central do Brasil proporciona uma situação de alta inflação. ERRADA

A Ciência Econômica se preocupa em estudar a atividade produtiva, dando especial atenção à questão do uso mais eficiente dos recursos materiais, disponíveis de forma a evitar desperdícios desnecessários, visto que esses recursos produtivos são considerados escassos. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa correta.
I-Em economia há um entendimento de que todas as necessidades podem ser atendidas pelo campo econômico, inclusive as necessidades espirituais e afetivas. ERRADA
II- As necessidades humanas são consideradas ilimitadas em economia, pois, uma vez que certo indivíduo tem suas necessidades básicas atendidas, outras surgem em seu lugar. CORRETA
III-Para suprir as necessidades humanas, bens e serviços precisam ser produzidos. Uma primeira classificação dos fatores de produção os dividiu em terra, trabalho e capital. CORRETA
IV-A Ciência e Tecnologia não são consideradas um recurso produtivo, pois, assim como a capacidade empresarial, são recursos intangíveis. ERRADA

O oligopólio é uma estrutura de mercado dita intermediária entre concorrência perfeita e os monopólios. Na visão de Rossetti (2002, p. 529), 'Os oligopólios são, de longe, a estrutura de mercado dominante nas modernas economias industriais. São raras as atividades não sujeitas a algum tipo de oligopólio e são ainda mais raros os setores não oligopolizados'.
Com relação à quantidade e ao tamanho das empresas dessa estrutura de mercado, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) Na estrutura do tipo oligopólio, o mercado é dominado por um número reduzido de grandes corporações.
( ) Os mercados dos oligopólios têm a característica básica de ser dominado por um número elevado de grandes corporações.
( ) Visto a diversidade de mercados que compõem as modernas economias industriais, não é possível determinar com exatidão a quantidade e nem o tamanho das empresas que atuam na estrutura do tipo oligopólio.
( ) Na estrutura do tipo oligopólio, o mercado é dominado por um número significativo de micro e pequenas organizações.

Dentro da Teoria Microeconômica existe um enfoque especial que aborda o comportamento das unidades de produção (empresas) denominado de Teoria da Firma é a Teoria dos Custos de Produção, que se dedica a explicar os custos envolvidos no processo produtivo de algum bem ou serviço.
Com relação aos custos envolvidos no processo de produção, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Os custos variáveis de produção são aqueles que não estão ligados ao volume de produção, mas à estrutura operacional de produção de cada empresa.
( ) Os custos fixos de produção são dependentes exclusivamente da quantidade física produzida.
( X ) Os custos fixos de produção são independentes da quantidade física produzida e são relativos às despesas que a empresa incorrerá, mesmo que não produza nenhuma unidade.
( ) Custo de oportunidade ocorre quando o empresário manipula a produção para evitar os custos variáveis.

O mercado pode apresentar várias estruturas, que dependem de como está organizada a sociedade em geral e, às vezes, também através da estrutura específica de um produto ou serviço.
Sobre as estruturas de mercados, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Concorrência Perfeita.
II- Monopólio.
III- Oligopólio.
( I ) Acontece quando há no mercado vários vendedores com uma grande quantidade ofertada.
( II ) Acontece quando existe apenas um vendedor de um determinado produto, ou seja, apenas uma empresa produz as mercadorias oferecidas no mercado.
( III ) É uma situação em que um pequeno número de empresas é responsável pela produção dos produtos destinados ao mercado.

O preço de equilíbrio corresponde a uma situação de mercado em que as quantidades ofertadas são iguais às quantidades demandadas. Tal situação harmoniza os interesses, tanto dos produtores quantos dos consumidores. Com base nisso, assinale a alternativa CORRETA quanto a uma situação de excesso de oferta:
( X ) O preço de uma mercadoria está acima do preço de equilíbrio.
( ) Na situação de excesso de oferta, faltam produtos e serviços para atender a todas às necessidades dos consumidores.
( ) O preço de uma mercadoria é igual ou pouco abaixo do preço de equilíbrio.
( ) O preço de uma mercadoria está abaixo do preço de equilíbrio.

Sendo um dos pontos fundamentais da análise microeconômica, temos o conceito de Utilidade Marginal. A Teoria Marginalista foi estruturada sobre o conceito de Utilidade Marginal, ou simplesmente de 'Marginalismo', tendo sua origem na obra do economista britânico William Stanley (1835-1882), intitulada de 'Teoria da Politica Econômica', cuja publicação se deu no ano de 1871.
Sobre o princípio da Utilidade Marginal Decrescente, analise as sentenças a seguir:
( ) A utilidade de um produto vai diminuindo à medida que ele vai ficando velho e depreciado.
( ) A utilidade de um produto vai diminuindo à medida que novos produtos, tecnologicamente mais avançados, ficam à disposição do consumidor.
( ) A utilidade de um produto diminui à medida que ele vai ficando mais caro.
( X ) A utilidade do consumo de unidades adicionais vai diminuindo à medida que novas unidades vão sendo consumidas, até chegar a um ponto de saturação.

O incentivo a produzir mais de um produto ou serviço está ligado à reação dos preços destes no mercado. Contudo, cada tipo de bem e/ou serviço tem uma reação diferente à variação de seus preços: portanto, existem vários tipos de elasticidade-preço da oferta.
Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Oferta Elástica.
II-Oferta de Elasticidade Unitária.
III-Oferta Inelástica.
( II ) Um aumento de 20% no preço de uma mercadoria implica uma expansão de 20 % de sua oferta. Neste caso, E=1,0.
( I ) Um aumento de 10% no preço de uma mercadoria implica um incremento de 20% na sua oferta. Neste caso, E=2,0.
( III ) Um aumento de 40% no preço de uma mercadoria implica um incremento de 20% na sua oferta. Neste caso, E=0,5.

Sob a visão dos economistas marginalistas, o valor das mercadorias produzidas depende de dois fatores: a utilidade e a raridade. Assim, quanto maior o valor agregado de um produto, maior poderá ser seu preço de venda.
Logo, o empresário age racionalmente quando:
( X ) Iguala Receita Marginal aos Custos Marginais.
( ) Aumenta seu faturamento.
( ) Minimiza suas vendas.
( ) Minimiza seus custos.

Mais conteúdos dessa disciplina