Logo Passei Direto
Buscar
Qual é a função da memória?

A É uma sinapse estimulada com alta frequência, observa-se um aumento subsequente de sua eficácia de transmissão, isto é, a célula pós-sináptica passa a responder de forma aumentada a um estímulo pré-sináptico.
B Trabalha com conceitos, ideias às quais uma pessoa pode associar a várias características e com as quais ela pode conectar várias outras ideias.
C A capacidade de fixar, o que permite o acréscimo de novas informações; e a capacidade de reproduzir, através da qual os conhecimentos são revividos e colocados a disposição da consciência.
D Implica consciência do passado, do tempo, de experiências vividas, de acontecimentos e pessoas.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar as alternativas para identificar qual delas melhor descreve a função da memória: A) "É uma sinapse estimulada com alta frequência, observa-se um aumento subsequente de sua eficácia de transmissão, isto é, a célula pós-sináptica passa a responder de forma aumentada a um estímulo pré-sináptico." - Esta descrição se refere mais ao fenômeno da potenciação de longa duração (LTP), que é um mecanismo neurobiológico, mas não define diretamente a função da memória. B) "Trabalha com conceitos, ideias às quais uma pessoa pode associar a várias características e com as quais ela pode conectar várias outras ideias." - Esta opção fala sobre a associação de ideias, mas não abrange completamente a função da memória. C) "A capacidade de fixar, o que permite o acréscimo de novas informações; e a capacidade de reproduzir, através da qual os conhecimentos são revividos e colocados à disposição da consciência." - Esta alternativa descreve de forma clara e abrangente as funções da memória, que incluem a aquisição e a recuperação de informações. D) "Implica consciência do passado, do tempo, de experiências vividas, de acontecimentos e pessoas." - Embora esta opção também aborde aspectos da memória, ela é mais sobre a consciência e a experiência do que sobre a função específica da memória. A alternativa que melhor define a função da memória é a C: "A capacidade de fixar, o que permite o acréscimo de novas informações; e a capacidade de reproduzir, através da qual os conhecimentos são revividos e colocados à disposição da consciência."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar as opções: A) É uma sinapse estimulada com alta frequência, observa-se um aumento subsequente de sua eficácia de transmissão, isto é, a célula pós-sináptica passa a responder de forma aumentada a um estímulo pré-sináptico. - Essa descrição está relacionada mais diretamente com a plasticidade sináptica do cérebro, não com a função da memória em si. B) Trabalha com conceitos, ideias às quais uma pessoa pode associar a várias características e com as quais ela pode conectar várias outras ideias. - Essa opção descreve de forma mais precisa a função da memória, que é associar conceitos e ideias para formar conexões significativas. C) A capacidade de fixar, o que permite o acréscimo de novas informações; e a capacidade de reproduzir, através da qual os conhecimentos são revividos e colocados a disposição da consciência. - Essa opção também descreve corretamente a função da memória, envolvendo a capacidade de armazenar e recuperar informações. D) Implica consciência do passado, do tempo, de experiências vividas, de acontecimentos e pessoas. - Essa opção descreve mais os aspectos associados à consciência e à percepção do tempo do que a função específica da memória. Portanto, as alternativas B e C descrevem de forma mais precisa a função da memória.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I- O fonema é apenas o som que a criança emite ao ler as letras escritas.
II- O fonema é uma unidade de som caracterizada por um dado feixe de traços distintivos.
III- Podemos chamar de grafema uma ou mais letras para representar um fonema.
A partir disso, assinale a alternativa correta:

A Todas as senten

Sobre os fatores complicadores para o entendimento da relação simbólica, analise as sentenças apresentadas na sequência e assinale a alternativa correta:

I- Aprendizagem da leitura só ocorrerá se a criança compreender o que seja uma relação simbólica entre dois objetos.

II- O aprendiz precisa entender que cada letra vale como símbolo de um som da fala e as letras do nosso alfabeto têm formas bastante semelhantes.

III- A discriminação dos sons da fala, exige que o aprendiz tenha consciência da percepção auditiva.

A partir disso, assinale a alternativa correta:

A As afirmativas I e III estão corretas.

B Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

C Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

D Todas as afirmativas estão corretas.

A As afirmativas I e III estão corretas.
B Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
C Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
D Todas as afirmativas estão corretas.

Em face do exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:

I- Pierre Paul Broca - cientista, médico e anatomista francês que viveu entre 1824 e 1880.

II- Carl Wernicke – médico, psiquiatra, anatomista e neuropatologista alemão que viveu entre 1848 e 1905.

III- Louis-Antoine Ranvier - médico, patologista, anatomista e histologista francês que viveu entre 1835 e 1922.

IV- Camillo Golgi - médico e histologista italiano que viveu entre 1843 e 1926.

( ) Descreveu as interrupções regulares na bainha de mielina. Entre as células gliais que envolvem o axônio, existem pequenos espaços, os nódulos (onde a membrana do neurônio fica exposta), que foram denominados com o sobrenome do médico que os descreveu.

( ) Descreveu órgãos tendinosos - receptores sensoriais que contém fibras encontradas na junção dos músculos com seu tendão. Vale lembrar que são receptores sensitivos relevantes, já que ajudam a controlar as funções musculares.

( ) Discutiu a localização cortical em 1861. Também localizou a área do cérebro no lobo frontal relacionada com a linguagem, que foi batizada em sua homenagem, com o seu sobrenome. Essa área processa as regras gramaticais.

( ) Descobriu a região neural localizada à esquerda e à frente do giro temporal superior.Essa área, batizada com seu sobrenome, está relacionada com a linguagem, fazendo o processamento do sentido das informações e suas relações simbólicas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A III – IV – I – II.
B I – III – II – IV.
C II – I – IV – III.
D IV – II – III – I.

Mais conteúdos dessa disciplina