Logo Passei Direto
Buscar
A avaliação o impacto das ações desenvolvidas pela a equipe do PSF em uma comunidade dá-se de várias formas, EXCETO pelo (a):

a) grau de satisfação dos gestores federais do SUS.
b) redução do número de internações hospitalares entre os membros da comunidade assistida.
c) significativa redução das queixas dos usuários.
d) diminuição do número de encaminhamentos para os níveis secundário e terciário.
e) análise positiva dos indicadores da saúde da comunidade.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para avaliar o impacto das ações desenvolvidas pela equipe do PSF em uma comunidade, uma das formas que NÃO é utilizada é: a) grau de satisfação dos gestores federais do SUS.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Levando-se em consideração os conceitos antigos e atuais sobre saúde e doença e suas implicações, identifique qual ou quais dessas afirmacoes estão CORRETAS: I- A maneira como uma sociedade está organizada, pode influenciar no estado de saúde e doença de uma população II- No nível da sociedade temos os problemas de saúde pública III- Para a saúde coletiva, a saúde não está restrita ao biológico, é marcada em um corpo que é simbólico e pela multidisciplinaridade /interdisciplinaridade. IV- Nas civilizações mais antigas, por exemplo, os povos do Egito e Mesopotâmia, a doença era causada de forma externa, o organismo da pessoa não tinha nenhuma participação.
I- A maneira como uma sociedade está organizada, pode influenciar no estado de saúde e doença de uma população
II- No nível da sociedade temos os problemas de saúde pública
III- Para a saúde coletiva, a saúde não está restrita ao biológico, é marcada em um corpo que é simbólico e pela multidisciplinaridade /interdisciplinaridade.
IV- Nas civilizações mais antigas, por exemplo, os povos do Egito e Mesopotâmia, a doença era causada de forma externa, o organismo da pessoa não tinha nenhuma participação.
B) I, II, e IV
C) I, II, III e IV
E) I e IV
A) I, II e III
D) I, III e IV

Sobre o conceito Saúde e Doença assinale a opção CORRETA:
Quanto maior a desigualdade social maior a chance da população permanecer saudável
A religião e a boa alimentação garante a saúde de uma população
Sofre influência do Contexto social, político, econômico e cultural
O processo saúde e doença não se modifica com o desenvolvimento histórico e científico
Estar saudável ou não, é apenas um acaso na vida de uma pessoa.
C) Sofre influência do Contexto social, político, econômico e cultural

A declaração de Jakarta enfatiza o surgimento de novos determinantes da saúde. Definindo prioridades para o campo da promoção da saúde que são representadas por: I - Promoção da responsabilidade social. II - Aumento dos investimentos no desenvolvimento da saúde. III - Consolidação e expansão de parcerias para a saúde entre os diferentes setores em todos os níveis do governo e da sociedade. IV - Aumento da capacidade da comunidade e fortalecer os indivíduos. V - Fortalecimento de redes nacionais e internacionais que promovam a saúde. As Afirmativas CORRETAS são:
Promoção da responsabilidade social.
Aumento dos investimentos no desenvolvimento da saúde.
Consolidação e expansão de parcerias para a saúde entre os diferentes setores em todos os níveis do governo e da sociedade.
Aumento da capacidade da comunidade e fortalecer os indivíduos.
I, II, III e IV.
I; II; III e V.
II; III; IV e V.
I, III, IV e V.
I; II; IV e V.

O que motivou a pessoas a se revoltarem contra a vacinação obrigatória, realizada pelo governo brasileiro e comandada pelo médico sanitarista Dr. Oswaldo Cruz, já que adoeciam muito?
C) A maioria da população nao gostava do Dr Oswaldo Cruz.
E) Somente a alta sociedade poderia ter acesso a vacinação.
B) Não sabiam se as agulhas utilizadas nas vacinas eram descartáveis.
D) O desconhecimento sobre os efeitos da vacina e a imposição autoritária do governo.
A) A maioria da população não podia pagar pela vacina.

No que se refere a Lei nº 8080/1990, pode-se afirmar que:

Descreve a competência de cada esfera do Governo e ao Município cabe as ações de execução de serviços como o de vigilância epidemiológica; de vigilância sanitária; de alimentação e nutrição; de saneamento básico; e de saúde do trabalhador.

As Normas Operacionais de Atenção à Saúde (NOAS/2001) instituiu o Plano Diretor de Regionalização (PDR) e o Plano Diretor de Investimentos (PDI).No que se refere ao PDR, este é considerado um dos instrumentos de planejamento e coordenação do processo de regionalização, o PDR deverá expressar o desenho final do processo de identificação e reconhecimento das regiões de saúde, em suas diferentes formas, em cada estado e no Distrito Federal. Já o PDI é considerado também um instrumento de planejamento do processo de regionalização, o PDI deverá expressar os recursos de investimentos para atender às necessidades pactuadas no processo de planejamento estadual e regional. Os planos de investimentos deverão ser discutidos e aprovados na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) dos estados. Dentre o que é preconizado pela NOAS/2001, assinale a alternativa que não está alinhada com os princípios da NOAS/2001:

Criar mecanismo de referência e contra-referência.
Ampliar as ações de atenção básica.
Estabelecer o Estado como órgão centralizador dos processos de saúde.
Propor a criação de módulos assistencial e município satélite.

O Pacto de Gestão do SUS estabelece diretrizes para a gestão do Sistema Único de Saúde valorizando a relação solidária entre os gestores. Tendo como eixos de ação pactuados, EXCETO:

regionalização.
financiamento do SUS.
centralização no SUS.
descentralização.
planejamento no SUS.

Os direitos dos usuários do SUS são: I - Todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde II - Todo cidadão tem direito a tratamento adequado e efetivo para seu problema III - Todo cidadão tem direito ao atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação IV - Todo cidadão tem direito a atendimento que respeite a sua pessoa, seus valores e seus direitos V - Todo cidadão também tem responsabilidades para que seu tratamento aconteça da forma adequada. As assertivas corretas são:

I, II, III, IV e V
I, II, III e IV
II, III e V
I e III
I, III e IV

Com relação a Política de Qualificação da Atenção à Saúde no Sistema Único de Saúde QualiSUS, assinale a opção CORRETA:

Busca um tendimento acolhedor e resolutivo, baseado em critério de risco.
Busca a redução nas filas e o tempo de espera.
Política que visa prestar uma atenção integral, com responsabilidade e vínculo.
Busca informar os usuários quem são os profissionais que cuidaram de sua saúde.
Política que busca prestar atenção à saúde de maneira mais digna e humanizada e desenvolver uma prática segura e ética, com maior resolutividade em todos os níveis de assistência prestada à população

Mais conteúdos dessa disciplina