Buscar

A via inalatória é a via de eleição para a administração de fármacos no tratamento das doenças respiratórias. Uma escolha acertada dos dispositivos...

A via inalatória é a via de eleição para a administração de fármacos no tratamento das doenças respiratórias. Uma escolha acertada dos dispositivos inalatórios permite uma ação terapêutica mais rápida e com maior eficácia, utilizando doses menores de terapêutica, associando-se a menos efeitos adversos. Quanto aos dispositivos inalatórios utilizados na prática clínica é correto afirmar:

Os pMDI (pressurised metered dose inhaler) são dispositivos de pequenas dimensões, pressurizados, que liberam uma dose fixa de fármaco (um ou dois fármacos) e propelente através de uma válvula de dose calibrada.
Os pMDI (pressurised metered dose inhaler) são dispositivos que contêm fármaco sob a forma micronizada, misturado com partículas de maiores dimensões que utilizam como veículo a lactose.
Os pMDI (pressurised metered dose inhaler) são dispositivos de desagregação em pó que dependem da inalação para que partículas respiráveis sejam formadas. Esse tipo de dispositivo é bastante prescrito tanto em âmbito hospitalar como em domicílio por ser de fácil utilização, ter início de ação rápido em doses terapêuticas baixas e apresentarem menos efeitos colaterais.
Os inaladores de pó seco (dry power inhaler - DPI) são dispositivos pequenos e fáceis para transporte e são ativados pela inspiração. Têm a função de converter os medicamentos na forma farmacêutica líquida, como soluções e/ou suspensões aquosas em aerossol.
Os nebulizadores permitem a passagem de fármacos sobre a forma de vapor que será inalada pelo paciente através de uma máscara facial.

Essa pergunta também está no material:

FAR SIS RESP
12 pág.

Farmacologia dos Sistemas Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Respostas

5 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmações sobre os dispositivos inalatórios utilizados na prática clínica: A) Os pMDI (pressurised metered dose inhaler) são dispositivos de pequenas dimensões, pressurizados, que liberam uma dose fixa de fármaco (um ou dois fármacos) e propelente através de uma válvula de dose calibrada. - CORRETO B) Os pMDI (pressurised metered dose inhaler) são dispositivos que contêm fármaco sob a forma micronizada, misturado com partículas de maiores dimensões que utilizam como veículo a lactose. - INCORRETO C) Os pMDI (pressurised metered dose inhaler) são dispositivos de desagregação em pó que dependem da inalação para que partículas respiráveis sejam formadas. Esse tipo de dispositivo é bastante prescrito tanto em âmbito hospitalar como em domicílio por ser de fácil utilização, ter início de ação rápido em doses terapêuticas baixas e apresentarem menos efeitos colaterais. - INCORRETO D) Os inaladores de pó seco (dry power inhaler - DPI) são dispositivos pequenos e fáceis para transporte e são ativados pela inspiração. Têm a função de converter os medicamentos na forma farmacêutica líquida, como soluções e/ou suspensões aquosas em aerossol. - INCORRETO E) Os nebulizadores permitem a passagem de fármacos sobre a forma de vapor que será inalada pelo paciente através de uma máscara facial. - CORRETO Portanto, as alternativas corretas são A) e E).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image