Logo Passei Direto
Buscar
Considerando essas informações e conforme os conteúdos do livro-base Introdução à climatologia: Conceitos, pesquisas e ensino sobre a circulação geral da atmosfera, é correto afirmar que essa circulação é entendida como:

A Processo de movimentação do ar, tendo como principais causas as diferenças de temperatura e a pressão na superfície terrestre.
B A circulação que se refere apenas às diferenças de temperatura da Terra.
C Aquela circulação que é exclusivamente responsável pela movimentação da intensidade das chuvas na superfície terrestre.
D Aquela circulação que tem por principal função a de movimentar as placas tectônicas.
E A circulação que está exclusivamente ligada aos fenômenos causados pelo El Niño.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando o conceito de circulação geral da atmosfera: A) Processo de movimentação do ar, tendo como principais causas as diferenças de temperatura e a pressão na superfície terrestre. - Esta opção está correta, pois a circulação atmosférica é realmente impulsionada por diferenças de temperatura e pressão. B) A circulação que se refere apenas às diferenças de temperatura da Terra. - Esta opção é incorreta, pois a circulação atmosférica envolve também a pressão atmosférica, não apenas a temperatura. C) Aquela circulação que é exclusivamente responsável pela movimentação da intensidade das chuvas na superfície terrestre. - Esta opção é incorreta, pois a circulação atmosférica influencia as chuvas, mas não é a única responsável por sua intensidade. D) Aquela circulação que tem por principal função a de movimentar as placas tectônicas. - Esta opção é incorreta, pois a circulação atmosférica não está relacionada ao movimento das placas tectônicas. E) A circulação que está exclusivamente ligada aos fenômenos causados pelo El Niño. - Esta opção é incorreta, pois a circulação atmosférica é um fenômeno mais amplo e não se limita ao El Niño. Portanto, a alternativa correta é: A) Processo de movimentação do ar, tendo como principais causas as diferenças de temperatura e a pressão na superfície terrestre.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Analisando as informações fornecidas e os conteúdos do livro-base "Introdução à Climatologia: Conceitos, pesquisas e ensino sobre a circulação geral da atmosfera", a circulação geral da atmosfera é entendida como: Alternativa A) Processo de movimentação do ar, tendo como principais causas as diferenças de temperatura e a pressão na superfície terrestre.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Questão 1/10 - Climatologia
Leia o trecho de texto a seguir:

“O clima é a sucessão dos tipos de tempo, sendo que o ‘tempo’ é a condição efêmera da atmosfera [...]. As variáveis do clima de uma região se dão de acordo com a temperatura, pressão atmosférica, umidade, quantidade e qualidade das precipitações e velocidade dos ventos. Então o clima recebe influência de fatores locais, havendo formação de Microclima, condições climáticas estas que caracteriza uma pequena região, que por sua vez é diferenciado do clima circundante”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Vladimir Aparecido dos; SILVA, Charlei

Aparecido da. Dinâmica climática e poluição atmosférica na cidade de Dourados (MS). XIV Simpósio Brasileiro de Geografia Física

Aplicada, 2011. . Acesso em 29 jun. 2018.

Considerando essas informações e conforme os conteúdos do livro-base Introdução à
climatologia: Conceitos, pesquisas e ensino sobre a influência da latitude no clima na
configuração climática, analise as seguintes assertivas e marque V para as asserções
verdadeiras e F para as asserções falsas.

I. ( ) A latitude é um dos fatores do clima.
II. ( ) A latitude contribui para a variação espacial e temporal dos fatores climáticos.
III. ( ) A duração dos dias e das noites não apresentam correlação com a latitude.
IV. ( ) A latitude contribui para a constância espacial e temporal dos fatores climáticos.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Nota: 10.0

A V – F – F – V

B V – V – F – F

Você assinalou essa alternativa (B)

Você acertou!

A sequência correta é: V – V – F – F. “Como não há homogeneidade na constituição das paisagens ao redor do planeta, obviamente os fatores climáticos variarão espacial e temporalmente. Essas variações são explicadas em razão da diferença dos seguintes fatores: latitude; altitude; relevo; maritimidade/continentalidade; vegetação; ação humana [...]. A duração dos dias e das noites tem correlação estreita com a latitude, independentemente da estação do ano” (livro-base, p. 71,72).

C V – F – V – F

D V – V – V – F

E F – F – F – V

A V – F – F – V
B V – V – F – F
C V – F – V – F
D V – V – V – F
E F – F – F – V

São corretas apenas as afirmativas:
II e IV são verdadeiras. “Quanto às áreas dos trópicos, predominam a massa de ar tropical atlântica (mTa), que desempenha papel fundamental na determinação do clima do continente e principalmente no Brasil. Essa massa de ar forma-se nas altas pressões subtropicais do Oceano Atlântico e, por consequência, possuem temperatura e umidade mais elevada [...]. A massa de ar tropical pacífica (mTp) [...] age no continente através da costa do Pacífico, porém, encontra uma barreira natural, a Cordilheira dos Andes, ocasionando aumento de precipitação no próprio oceano, interferindo também na corrente de Humboldt” (livro-base, p. 130). “Nas zonas polares, predomina a atuação da massa de ar polar, principalmente próximo à Patagônia; esse sistema é responsável pela redução das temperaturas e a umidade na área” (livro-base, p. 130). As afirmativas I e III são falsas, pois: “As massas de ar que atuam na porção equatorial do continente sul-americano são a massa de ar equatorial continental (mEc), massa de ar equatorial norte (mEan) e massa de ar equatorial sul (mEas). A mEc possui característica quente e úmida, pois adquire o calor da radiação solar da zona Equatorial, bem como a umidade que as zonas de convergência canalizam; a mesma se diferencia pela alta umidade, já que massas de ar continentais tendem a apresentar baixa umidade” (livro-base, p. 130.
F – F – V – F. Conforme a “classificação das zonas climáticas: a zona intertropical (baixas latitudes) é aquela que recebe maiores quantidades de energia solar [...]; já, nas zonas temperadas e polares (médias e altas latitudes), o processo ocorre ao contrário” (livro-base, p. 109).
É a maior unidade de área da escala espacial. “O macroclima, como o nome já indica, é a maior unidade de área da escala espacial. É nessa escala que são abordados os climas do planeta (clima global), suas divisões latitudinais (clima zonal) e suas subdivisões em regiões (clima regional) [...]. Em termos de extensão espacial, um macroclima pode se definir na ordem de milhões de quilômetros quadrados (km²)” (livro-base, p. 31).
A I, II e IV
B III e IV
C I e IV
D II e IV
E I, II e III

Mais conteúdos dessa disciplina