Logo Passei Direto
Buscar
Em 1904, o foneticista Gonçalves Viana (1840-1914) publica, em Lisboa, a maior obra sobre ortografia da língua portuguesa, a Ortografia Nacional, apresentando propostas de simplificar a ortografia, entre elas a eliminação das consoantes dobradas, com exceção de:

a. < rr >
b. < mm >
c. < bb >
d. < cc >
e. < ll >
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder a essa pergunta, precisamos considerar as propostas de simplificação da ortografia apresentadas por Gonçalves Viana na "Ortografia Nacional". Ele propôs a eliminação das consoantes dobradas, mas fez exceções para algumas delas. Analisando as alternativas: a) rr - A consoante "rr" é uma das que geralmente não é eliminada, pois é importante para a pronúncia em palavras como "carro". b) mm - A consoante "mm" também é uma exceção, pois é importante em palavras como "cama". c) bb - A consoante "bb" não é uma exceção comum nas propostas de simplificação. d) cc - A consoante "cc" não é uma exceção comum nas propostas de simplificação. e) ll - A consoante "ll" não é uma exceção comum nas propostas de simplificação. Dentre as opções, a consoante que se mantém na forma dobrada, segundo as propostas de Gonçalves Viana, é a) rr. Portanto, a resposta correta é a) rr.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para simplificar a ortografia, Gonçalves Viana propôs a eliminação das consoantes dobradas, com exceção da letra "b" em < bb >. Portanto, a alternativa correta é: c. < bb >

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

De acordo com estudado no Módulo I, julgue as assertivas abaixo em verdadeiro ou falso:

I – O Estado brasileiro é o único que tem como idioma oficial o português.

II – Durante o período de transição para aplicação das novas regras, são consideradas válidas as duas ortografias.

III – O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa tem o objetivo primordial de unificar a ortografia dos países que têm o português como língua oficial.

IV – As regras do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa estão em vigor desde sua implementação em 2008, não havendo um período de transição para aplicação das novas regras.

V – Desde 1º de janeiro de 2013, a única ortografia oficial vigente é aquela assentada nas bases do Acordo Ortográfico.
a. I, III e V são verdadeiras.
b. Todas são verdadeiras.
c. II e III são verdadeiras.
d. Todas são falsas.
e. II, III, IV e V são verdadeiras.
“Desde 1º de janeiro de 2009, estão em vigor no Brasil as regras do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa tem o objetivo primordial de unificar a ortografia nos países que têm o português como língua oficial. (...) Tais medidas, entretanto, não têm aplicabilidade imediata. O decreto legislativo assinado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, prevê um período de transição para a aplicação das novas regras: de 1º de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2015. Nesse período, as duas grafias são reconhecidas como oficiais. No entanto, a partir de 1º de janeiro de 2016, a ortografia oficial vigente será aquela assentada nas bases do Acordo Ortográfico.” (Módulo I, Unidade 1)

Considerando o que foi estudado acerca da Língua Portuguesa no mundo, julgue os itens a seguir em verdadeiro e falso:

I – Do ponto de vista das relações internacionais, a dupla grafia oficial da Língua implica vantagens ao País, pois facilita a afirmação do idioma no âmbito das Nações Unidas.

II – Com mais de 200 milhões de falantes, o português é a primeira língua mais falada mundialmente.

III – O Português, considerando-se a ortografia do Brasil e a de Portugal, é o único idioma do mundo a ter duas ortografias oficiais.

IV – Um dos propósitos fundamentais do Acordo é congregar todos os Estados signatários em torno do mesmo sistema ortográfico.

V – Com o Acordo, todas as partes assumiram a nova ortografia, não havendo a opção de manter duas redações oficiais.
a. Apenas II e III são verdadeiros.
b. Apenas III e IV são verdadeiros.
c. Apenas I e V são verdadeiros.
d. Todos são verdadeiros.
e. Todos são falsos.
Resposta: “Estima-se que mais de 240 milhões de pessoas falem português, o que faz da nossa, a quinta língua mais falada no mundo e a terceira no Ocidente. Ainda assim, o português ostentava (ou ostenta) o título de ser o único idioma no mundo a ter duas ortografias oficiais, a do Brasil e a de Portugal (...). Ocorre que, do ponto de vista das relações internacionais, a dupla grafia oficial implica flagrantes desvantagens ao País, pois dificulta a afirmação do idioma no âmbito das Nações Unidas (...). Com vistas a mudar essa realidade, um dos propósitos fundamentais do Acordo, como vimos, é congregar em torno do mesmo sistema ortográfico, todos os Estados signatários (as chamadas partes). (...) Ressalte-se que as partes, na formulação do Acordo, mesmo buscando o consenso entre as ortografias brasileira e portuguesa, optaram, em alguns casos, por manter duas redações oficiais.” (Módulo I, Unidade 2)

Mais conteúdos dessa disciplina