Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com o que foi estudado, marque a alternativa mais adequada:
Os estudos mais recentes têm mostrado que não é possível entender as desigualdades no Brasil sem considerar as questões raciais e de gênero que se intercruzam. O contexto educacional, portanto, também não pode excluir essa conjuntura de suas análises.
A A perspectiva da representatividade tem sido debatida como uma forma de romper a reafirmação da desigualdade racial. A cada momento em que o sujeito se vê presente, se vê capaz, se sente parte do tecido social, mais facilmente podemos estabelecer a trajetória histórica da exclusão.
B Meninas e meninos negros enfrentam os mesmos problemas de desigualdade racial e os mesmos obstáculos no processo de escolarização e no mercado de trabalho.
C A política de filtragem racial é uma prática análoga para brancos e negros no processo de seleção para as vagas de trabalho, considerando a aparência física de cada um.
D Nas escolas, a partir da Lei 10639/03, os estudos sobre a escravidão negra no Brasil passaram a ser vistos por crianças e adolescentes negros como referência para suas vidas.
E A separação é uma demanda dos dois movimentos, por parte de professores e intelectuais.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Analisando as alternativas fornecidas: A) Correta. A perspectiva da representatividade tem sido debatida como uma forma de romper a reafirmação da desigualdade racial. B) Incorreta. Meninas e meninos negros enfrentam desafios específicos de desigualdade racial que não são os mesmos que os enfrentados por meninas e meninos brancos. C) Incorreta. A política de filtragem racial não é uma prática análoga para brancos e negros no processo de seleção para vagas de trabalho. D) Incorreta. A Lei 10639/03 não trata apenas da escravidão negra, mas também da história e cultura afro-brasileira de forma mais ampla. E) Incorreta. A separação não é uma demanda dos movimentos, mas sim a inclusão e a equidade. Portanto, a alternativa correta é a letra A.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A partir dos estudos realizados neste módulo, marque a alternativa correta:
Muitas vezes ouvimos expressões como, “Raça não existe” ou “Só existe a raça humana”. No senso comum, a discriminação racial é interpretada mais como uma discriminação de classe do que de cor.
A A escola tende a ter menos conflitos claros, uma vez que os alunos pertencem a uma mesma classe social, assim, formas como: cabo-verde, sarará, mulato, pretinho, mostram uma naturalização da relação de pares.
B Na escola, é recorrente a ideia de que os chamamentos racistas não são realmente importantes. Alunos argumentam que são amigos e que aquilo é uma forma de brincadeira.
C A escola brasileira convivia com uma realidade de comunidade imaginada, como se, apesar de estar no Brasil, não se metia com as relações do Brasil. Tudo mudou com o estabelecimento da Lei 10.639/03: houve uma ampla mudança nos materiais didáticos e nas práticas dos professores em sala de aula, impedindo que casos de racismo ocorram na escola e aumentando a permanência dos alunos negros.
D Os dados levantados em pesquisa pelo IBGE mostram a eficácia das diversas políticas afirmativas no Brasil, como a Lei de Cotas, por exemplo. Atualmente, a população negra (negros e pardos) corresponde à maioria dos matriculados nas universidades, o que tem levado à equiparação do salário desse grupo com o dos brancos, vencendo o problema histórico de nossa desigualdade social.
E Os processos nacionais são marcados por uma irmandade profunda, então, mesmo que existissem conflitos, eles seriam pontuais em uma democracia racial.

Mais conteúdos dessa disciplina