Logo Passei Direto
Buscar
Desde o século XX, os estudos de usuários vêm se desenvolvendo para conhecer melhor as necessidades, o comportamento, as dificuldades e o perfil dos usuários de informação – como hábitos de estudo, de trabalho, grau de importância da informação, acessibilidade, custos, disponibilidade, formação acadêmica, conhecimentos em idiomas, faixa etária, entre outros. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: I- Apesar dos estudos de usuários serem bastante difundidos, a literatura arquivística sobre estudos de usuários é pouco expressiva quando comparada a outros temas, como transferência de documentos, avaliação, arranjo e descrição etc. II- De maneira geral, o usuário se configura como sujeito do processo de transferência da informação, para se alcançar o acesso à informação. III- Sem minimizar os mecanismos que determinam o predomínio da difusão de conhecimento em nosso campo, aparentemente é no âmbito da literatura arquivística norte-americana que a questão do usuário se mostra mais enfatizada. Assinale a alternativa CORRETA: A) Somente a sentença III está correta. B) As sentenças I e II estão corretas. C) As sentenças I e III estão corretas. D) As sentenças II e III estão corretas.
User badge image
Vanusa Ferreira

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- Apesar dos estudos de usuários serem bastante difundidos, a literatura arquivística sobre estudos de usuários é pouco expressiva quando comparada a outros temas, como transferência de documentos, avaliação, arranjo e descrição etc. Verdadeira, essa afirmação reflete a realidade de que, embora os estudos de usuários sejam importantes, a literatura específica sobre o tema é menos robusta em comparação a outros tópicos. II- De maneira geral, o usuário se configura como sujeito do processo de transferência da informação, para se alcançar o acesso à informação. Verdadeira, essa afirmação está correta, pois o usuário é, de fato, central no processo de transferência e acesso à informação. III- Sem minimizar os mecanismos que determinam o predomínio da difusão de conhecimento em nosso campo, aparentemente é no âmbito da literatura arquivística norte-americana que a questão do usuário se mostra mais enfatizada. Verdadeira, essa afirmação também é correta, pois a literatura arquivística dos EUA frequentemente dá mais ênfase à questão do usuário. Com base nas análises, todas as sentenças I, II e III estão corretas. No entanto, como não há uma alternativa que mencione todas as sentenças, a alternativa que contém as sentenças corretas é: B) As sentenças I e II estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Você precisa criar uma nova pergunta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A literatura arquivística sobre estudos de usuários é pouco expressiva quando comparada a outros temas, como transferência de documentos, avaliação, arranjo e descrição etc. De maneira geral, o usuário não se configura como sujeito do processo de transferência da informação, mas como objeto (nem sempre explicitado) do acesso à informação arquivística. Com base no enunciado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A preocupação com o acesso aos arquivos não parece estar calcada numa perspectiva efetivamente dialógica, envolvendo arquivista, arquivos e usuário.
( ) Os estudos tendem a privilegiar o usuário do arquivo corrente, sem contemplar as especificidades que envolvem os usos e usuários das demais fases do ciclo vital arquivístico.
( ) A noção de acesso à informação arquivística tende a estar mais relacionada aos atributos do arquivista e aos deveres da instituição arquivística do que a um processo de transferência da informação, que envolve necessariamente a participação do usuário.
( ) Embora a temática dos estudos de usuários esteja presente no campo da Ciência da Informação (CI) desde a década de 1940, e no campo da Biblioteconomia de maneira científica desde a década de 1930, foi somente na década de 1960 que a Arquivologia inicia a discussão sobre os usuários de arquivos.
A V - F - F - F.
B V - F - V - V.
C F - V - F - F.
D F - V - V - V.

Guinchat e Menou (1994, p. 483) consideram que os usuários da informação podem ser divididos em três grupos principais: “os usuários que ainda não estão na vida ativa profissional ou estudantes, os usuários engajados na vida ativa, cujas necessidades de informação se originam da sua vida profissional e o cidadão, em que suas necessidades são gerais e ligadas a sua vida social”. Sobre as demais características dos usuários da informação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Os usuários da informação podem ser classificados pelo grau de uso que fazem da unidade de informação, pois podem ser potenciais (aqueles que frequentam, mas não fazem empréstimos de documentos), usuários reais (sempre presenciais), e os não usuários.
( ) Os usuários da informação podem ser classificados pela competência em informação e habilidades e conhecimentos para manejar a documentação, pois dependendo do usuário, ele tem maior ou menor grau de competência no uso ou dependência de um profissional da informação para buscar e acessar.
( ) Os usuários de arquivos podem ser os internos da instituição e aqueles externos, como pesquisadores, cidadãos sem formação específica e estudantes com distintos níveis e interesses.
( ) Existem usuários de informação que podem ou não frequentar uma unidade de informação, dependendo do tipo de fonte de informação que usa, como no caso de documentos raros que estão disponíveis no Arquivo Nacional.
A V - V - F - F.
B F - V - V - V.
C V - F - F - F.
D F - F - V - V.

Mais conteúdos dessa disciplina