Logo Passei Direto
Buscar
A independência lógica de dados consiste na capacidade dos sistemas de banco de dados de: A B C D E alterar o esquema conceitual lógico sem alterar o esquema conceitual externo. mudar o esquema interno sem alterar o esquema conceitual lógico. garantir que o resultado de uma operação lógica finalizada continue válido mesmo em caso de falhas. levar o banco de dados de um estado lógico consistente a outro também consistente. separar logicamente os dados dos programas de aplicação que os manipulam.
User badge image
Helson Almeida

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A independência lógica de dados consiste na capacidade dos sistemas de banco de dados de alterar o esquema conceitual lógico sem alterar o nível de visão ou o acesso aos dados. Portanto, a resposta correta é a alternativa E) o nível de visão ou o acesso aos dados.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Formar novas relações, separando-as a partir de grupos de repetição antes existentes dentro de uma relação, é objetivo da
(a) 1FN.
(b) 2FN.
(c) 3FN.
(d) FNBC.
(e) 5FN.

Qual das alternativas abaixo não é uma propriedade desejada das transações em um sistema de banco de dados? A Atomicidade. B Consistência. C Isolamento. D Integridade. E Durabilidade.

Em Modelo de Entidade de Relacionamento, possuímos entidades e atributos. A esse respeito, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. O objeto básico de um MER é uma entidade, 'algo' do mundo real, com uma existência independente. II. Uma entidade pode ser um objeto com uma existência física (por exemplo, uma pessoa, um carro, uma casa ou um funcionário) ou um objeto com uma existência conceitual (por exemplo, uma empresa, um trabalho ou um curso universitário). III. Os valores dos atributos que descrevem cada entidade se tornarão a maior parte dos dados armazenados no banco de dados. IV. Cada entidade tem atributos – propriedades particulares que a descrevem. Por exemplo, uma entidade empregada pode ser descrita pelo nome do empregado, idade, endereço, salário e trabalho (função).
(A) Apenas I.
(B) Apenas I, II e III.
(C) Apenas I, III e IV.
(D) Apenas II, III e IV.
(E) I, II, III e IV.

O Modelo Relacional usa: A B C D E Uma coleção de tabelas para representar os dados e as relações entre eles. Um conjunto de relações entre objetos representados por seus dados. Uma coleção de tabelas de decisão para representar os dados através de relações parametrizadas. Uma tabela de relações de acesso para determinados usuários. Uma coleção de modelos de bancos de dados com hierarquias relacionais de usuários

Qual dos fatores a seguir não deve ser levado em consideração ao implementarmos um banco de dados levando em conta questões de desempenho?
A , Consultas e transações de banco de dados.
B Organização de políticas de acesso a dados.
C Restrições de tempo de consulta e transações.
D Frequéncias esperadas de operacóes de atualizacáo.
E Restricóes de exclusividade em colunas da tabela.

Em um modelo de dados é especificado que a entidade funcionário participa do relacionamento junto à entidade departamento com no mínimo uma e no máximo n ocorrências. Tal especificação (1-n) é a
(A) multiplicidade.
(B) cardinalidade.
(C) associação.
(D) variabilidade.
(E) conectividade.

Mais conteúdos dessa disciplina