Logo Passei Direto
Buscar

Botânica

Outros
No estudo dos órgãos vegetativos, temos a raiz. No seu desenvolvimento, temos os meristemas primários, que darão origem aos tecidos primários, meristemas laterais e tecidos secundários. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os tecidos secundários:

A Felogênio e câmbio.
B Epiderme, córtex e cilindro vascular.
C Súber, feloderme, floema secundário e xilema secundário.
D Periciclo, floema primário, procâmbio e xilema primário.
User badge image
Aprendendo com Desafios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as opções apresentadas: A) Felogênio e câmbio - O felogênio e o câmbio são tecidos meristemáticos que dão origem aos tecidos secundários, não são os tecidos secundários em si. B) Epiderme, córtex e cilindro vascular - Esses são tecidos primários da raiz, não são tecidos secundários. C) Súber, feloderme, floema secundário e xilema secundário - Os tecidos súber, feloderme, floema secundário e xilema secundário são exemplos de tecidos secundários que se originam dos meristemas secundários. D) Periciclo, floema primário, procâmbio e xilema primário - O periciclo, floema primário e xilema primário são tecidos primários, não secundários. Portanto, a alternativa correta que apresenta os tecidos secundários é: C) Súber, feloderme, floema secundário e xilema secundário.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O caule é um importante órgão vegetal relacionado, entre outras funções, com o alongamento e orientação da parte aérea. Assinale a alternativa CORRETA que associa o tipo de caule com algumas de suas características:

A Bulbo: caules que podem ser flutuantes ou servir para fixar a planta ao substrato.
B Trepadores: caules que crescem sobre ou se enroscam em um suporte.
C Rizomas: caules adaptados à realização da fotossíntese e, em algumas espécies, também ao armazenamento de água.
D Eretos: caules subterrâneos que acumulam substâncias nutritivas.

O parênquima é um tecido que apresenta a função de preenchimento. São constituídos por células vivas, com formas variadas, e que podem ou não deixar espaços intercelulares. Localizam-se principalmente em raízes, caules e folhas, ocupando os espaços internos desses órgãos, sendo o tecido mais frequente encontrado nos vegetais. O tecido parenquimático possui funções importantes no vegetal. Sobre suas diferentes funções, analise as sentenças a seguir:
I- O parênquima clorofiliano é também conhecido como parênquima assimilador ou clorênquima. Suas células apresentam cloroplastos, onde ocorre a fotossíntese, e localiza-se no interior dos órgãos clorofilados, principalmente na folha e sob a epiderme dos caules jovens.
II- O parênquima de reserva localiza-se, principalmente, em órgãos que absorvem pouca luminosidade, como raízes, caules e sementes. Por isso, suas células não apresentam cloroplastos, mas armazenam diversas substâncias como amido, proteínas, óleos, vitaminas e sais minerais.
III- O parênquima aquífero é um parênquima de reserva, que apresenta células com vacúolos desenvolvidos que armazenam ar em seu interior. É comumente encontrado em xerófitas, isto é, plantas adaptadas a ambientes áridos (secos), em especial suculentas e algumas epífitas.
IV- O parênquima amilífero é um
A
B
C
D

tipo de parênquima assimilador. Neste tecido, encontramos plastos que armazenam amido, também conhecidos como leucoplastos. Muito abundante em órgãos subterrâneos, como raízes tuberosas e tubérculos. Assinale a alternativa CORRETA:

A As sentenças III e IV estão corretas.
B As sentenças I e II estão corretas.
C As sentenças I e IV estão corretas.
D As sentenças II e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina