Logo Passei Direto
Buscar
Sobre currículo, seguindo os escritos de Moreira e Candau (2007), analise as afirmativas abaixo: I – os processos de avaliação que terminam por influir nos conteúdos e nos procedimentos selecionados nos diferentes graus da escolarização. II - os conteúdos a serem ensinados e aprendidos. III - os planos pedagógicos elaborados por professores, escolas e sistemas educacionais. IV - os objetivos a serem alcançados por meio do processo de ensino. V – não se utilizar as experiências de aprendizagem escolares a serem vividas pelos alunos. É correto o que se afirma em: a. II, III, IV e V. b. I, II, III e IV. c. I, II, IV e V. d. I, II, III e V. e. I, III, IV e V.
User badge image
Rosilene Pereira Melo da silva

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I – os processos de avaliação que terminam por influir nos conteúdos e nos procedimentos selecionados nos diferentes graus da escolarização. Verdadeiro, a avaliação realmente influencia os conteúdos e procedimentos educacionais. II - os conteúdos a serem ensinados e aprendidos. Verdadeiro, os conteúdos são uma parte fundamental do currículo. III - os planos pedagógicos elaborados por professores, escolas e sistemas educacionais. Verdadeiro, os planos pedagógicos são essenciais para a implementação do currículo. IV - os objetivos a serem alcançados por meio do processo de ensino. Verdadeiro, os objetivos são uma parte importante do currículo e orientam o processo de ensino. V – não se utilizar as experiências de aprendizagem escolares a serem vividas pelos alunos. Falso, essa afirmativa é incorreta, pois as experiências de aprendizagem são fundamentais para o processo educativo. Agora, vamos ver quais alternativas contêm apenas as afirmativas verdadeiras: a. II, III, IV e V. (Falsa, pois V é falsa) b. I, II, III e IV. (Verdadeira, pois todas são verdadeiras) c. I, II, IV e V. (Falsa, pois V é falsa) d. I, II, III e V. (Falsa, pois V é falsa) e. I, III, IV e V. (Falsa, pois V é falsa) Portanto, a alternativa correta é: b. I, II, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar cada afirmativa: I – os processos de avaliação que terminam por influir nos conteúdos e nos procedimentos selecionados nos diferentes graus da escolarização. Correto, a avaliação influencia diretamente nos conteúdos e procedimentos escolhidos para o ensino. II - os conteúdos a serem ensinados e aprendidos. Correto, os conteúdos são parte essencial do currículo. III - os planos pedagógicos elaborados por professores, escolas e sistemas educacionais. Correto, os planos pedagógicos são fundamentais para a organização do ensino. IV - os objetivos a serem alcançados por meio do processo de ensino. Correto, os objetivos guiam o processo de ensino e aprendizagem. V – não se utilizar as experiências de aprendizagem escolares a serem vividas pelos alunos. Incorreto, as experiências de aprendizagem dos alunos devem ser consideradas no planejamento do currículo. Portanto, as afirmativas corretas são II, III e IV. A alternativa que contém todos os itens corretos é: e) I, III, IV e V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Segundo o Parecer n.º 11, de 10 de maio de 2000, do CNE, qual é a característica da função equalizadora? a. Relaciona-se à igualdade de oportunidades que possibilita aos indivíduos novas inserções no mundo do trabalho, na vida social, nos espaços da estética e nos canais de participação. b. Refere-se à educação permanente, com base no caráter incompleto do ser humano, cujo potencial de desenvolvimento e de adequação pode se atualizar em quadros escolares ou não-escolares. c. Refere-se à entrada dos jovens e adultos no circuito dos direitos civis pela restauração de um direito negado – o direito a uma escola de qualidade. d. Refere-se ao reconhecimento da igualdade de todo e qualquer ser humano quanto ao acesso a um bem real, social e simbolicamente importante. e. É a função permanente e, mais que uma função, o próprio sentido da EJA.

De acordo com a Tese de doutorado da professora Valdecy Margarida da Silva, defendida em 2012, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, intitulada “Alfabetização e Letramento: contribuições à formação de professores alfabetizadores da Educação de Jovens e Adultos”, no qual podemos encontrar os níveis de alfabetismo com as respectivas habilidades/capacidades. Sobre as habilidades/capacidades do Alfabetismo em nível pleno, assinale a alternativa correta.
a. Corresponde à condição dos que não conseguem realizar tarefas simples que envolvem a leitura de palavras e frases ainda que uma parcela destes consiga ler números familiares.
b. Classificadas neste nível estão as pessoas cujas habilidades não mais impõem restrições para compreender e interpretar textos em situações usuais: leem textos mais longos, analisando e relacionando suas partes, comparam e avaliam informações, distinguem fato de opinião, realizam inferências e sínteses.
c. As pessoas classificadas neste nível podem ser consideradas funcionalmente alfabetizadas, pois já lêem e compreendem textos de média extensão, localizam informações mesmo que seja necessário realizar pequenas inferências, leem números na casa dos milhões, resolvem problemas envolvendo uma sequência simples de operações e têm noção de proporcionalidade.
d. Mostram limitações quando as operações requeridas envolvem maior número de elementos, etapas ou relações.
e. Corresponde à capacidade de localizar uma informação explícita em textos curtos e familiares (como um anúncio ou pequena carta), ler e escrever números usuais e realizar operações simples, como manusear dinheiro para o pagamento de pequenas quantias ou fazer medidas de comprimento usando a fita métrica.

Mais conteúdos dessa disciplina