Logo Passei Direto
Buscar

Ecologia

Outros
3-Recentes relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) voltaram a defender que a ação antrópica tem contribuído significativamente para o aumento dos níveis de carbono na atmosfera terrestre. A consequência mais conhecida desse aumento é o aquecimento global, originado pela intensificação do efeito estufa. Todavia, há um chamado irmão gêmeo do mal do aquecimento global, que é pouco conhecido. Trata-se do processo de acidificação dos oceanos, que já ocorreu antes na história da Terra, no limite Permo-Triássico, há, aproximadamente, 250 milhões de anos. Correlacionando a importância dos oceanos na manutenção da vida na Terra com as possíveis causas do colapso ambiental observado pelo processo de acidificação dos oceanos ocorrido no limite Permo-Triássico e com as consequências para a biodiversidade atual, analise as afirmacoes.
I. A acidificação dos oceanos resulta da dissolução de CO2 na água, produzindo íons de hidrogênio, reduzindo o pH.
II. O processo de acidificação dos oceanos inferido para o limite Permo-Triássico, causado pelos altos níveis de CO2 atmosféricos registrados, foi um dos responsáveis pela extinção em massa registrada naquele momento.
III. Atualmente, a acidificação dos oceanos geraria índices de extinção semelhantes aos observados no limite Permo-Triássico devido à desestabilização de sistemas costeiros.
IV. A redução dos níveis de O2 atmosférico advinda da acidificação dos oceanos afetaria não somente a biodiversidade marinha, mas a biodiversidade terrícola.
a. II e III.
b. I e II.
c. I, II e IV.
d. I e IV.
User badge image
Aprimorando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. A acidificação dos oceanos resulta da dissolução de CO2 na água, produzindo íons de hidrogênio, reduzindo o pH. Verdadeiro, essa é uma descrição correta do processo de acidificação dos oceanos. II. O processo de acidificação dos oceanos inferido para o limite Permo-Triássico, causado pelos altos níveis de CO2 atmosféricos registrados, foi um dos responsáveis pela extinção em massa registrada naquele momento. Verdadeiro, a acidificação dos oceanos durante esse período está associada a eventos de extinção em massa. III. Atualmente, a acidificação dos oceanos geraria índices de extinção semelhantes aos observados no limite Permo-Triássico devido à desestabilização de sistemas costeiros. Essa afirmativa é mais controversa, pois embora a acidificação atual seja preocupante, afirmar que geraria índices de extinção semelhantes é uma generalização que pode não ser suportada por evidências diretas. IV. A redução dos níveis de O2 atmosférico advinda da acidificação dos oceanos afetaria não somente a biodiversidade marinha, mas a biodiversidade terrícola. Verdadeiro, a acidificação pode impactar os níveis de oxigênio e, consequentemente, afetar a biodiversidade terrestre também. Com base na análise, os itens I, II e IV são verdadeiros, enquanto o item III é mais discutível. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: c) I, II e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I. A acidificação dos oceanos resulta da dissolução de CO2 na água, produzindo íons de hidrogênio, reduzindo o pH. Esta afirmativa está correta, pois a dissolução de CO2 na água forma ácido carbônico, que libera íons de hidrogênio, reduzindo o pH e tornando a água mais ácida. II. O processo de acidificação dos oceanos inferido para o limite Permo-Triássico, causado pelos altos níveis de CO2 atmosféricos registrados, foi um dos responsáveis pela extinção em massa registrada naquele momento. Esta afirmativa está correta, pois a acidificação dos oceanos no passado contribuiu para a extinção em massa de espécies marinhas. III. Atualmente, a acidificação dos oceanos geraria índices de extinção semelhantes aos observados no limite Permo-Triássico devido à desestabilização de sistemas costeiros. Esta afirmativa está incorreta, pois embora a acidificação dos oceanos represente uma ameaça à biodiversidade marinha, não se espera que cause extinções em massa semelhantes às do passado. IV. A redução dos níveis de O2 atmosférico advinda da acidificação dos oceanos afetaria não somente a biodiversidade marinha, mas a biodiversidade terrestre. Esta afirmativa está correta, pois a acidificação dos oceanos pode afetar indiretamente a biodiversidade terrestre através da redução dos níveis de oxigênio atmosférico. Portanto, as afirmativas corretas são I, II e IV. A alternativa que contém todos os itens corretos é: c) I, II e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

1- Assinale a opção que mostra as razões apontadas pelo IPCC evidenciando o aquecimento global no planeta:

a. O permafrost está derretendo no Alasca.
b. As geleiras sempre derreteram nos polos e isso não é um risco.
c. Entre 1980 e 2010, o aumento médio da temperatura não ultrapassou 0,2ºC.
d. Os níveis oceânicos não estão alterados.

9- A Floresta Amazônica foi apelidada de “pulmão do mundo” para salientar a sua importância no cenário mundial. Esse apelido:

a. É bem aplicado, pois a floresta é a principal consumidora de gases poluentes.
b. É bem aplicado, pois a floresta é a principal consumidora de CO2 pela fotossíntese.
c. É bem aplicado, pois a floresta é a principal produtora de O2 pela fotossíntese.
d. Não é bem aplicado, pois a floresta consome praticamente todo o O2 que produz pela fotossíntese.

Em relação à interferência da ciência humana no meio ambiente, assinale a afirmativa correta:

a. O poluente óxido nitroso, liberado na queima de combustíveis fósseis, contribui para a acentuação do efeito estufa.
b. Quando queima combustíveis fósseis, o homem interfere no ciclo de nitrogênio da natureza, propiciando, principalmente, a produção de nitritos e, em menor escala, de nitratos.
c. A poluição marinha por vazamento de óleo contribui para os autotróficos absorverem a radiação solar.
d. Embora se constitua no principal fator do aumento da concentração de gás carbônico atmosférico, a queima de florestas não compromete o equilíbrio ecológico.

Mais conteúdos dessa disciplina