Logo Passei Direto
Buscar
“Muitos foram os relatos de educadores que se dispuseram a trabalhar com surdos e apresentaram diferentes resultados por meio dessas práticas pedagógicas. ”





Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARTINS, Vanessa Regina de Oliveira (Orgs.); SANTOS, Lara Ferreira dos; LACERDA, Libras: Aspectos fundamentais. 2019. p. 203.











Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Libras: aspectos fundamentais sobre as ações e discussões que dizem respeito ao processo de aprendizagem dos surdos, é correto afirmar que

A
os surdos poderiam aprender por meio de procedimentos pedagógicos, sem interferência sobrenatural.

B
o sujeito surdo não poderia aprender a partir dos procedimentos pedagógicos, apenas depois de sua cura.

C o surdo não era considerado um cidadão de direito educacional.
D
a pessoa com surdez deveria, primeiramente, se curar para depois buscar a escola.

E
a pessoa surda deveria aprender sem que pudesse questionar o sistema.
User badge image
Ruthielle Oliveira

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

O extrato de texto apresentado não sugere que a aprendizagem dos surdos dependa de interferência sobrenatural ou de cura, nem que os surdos não sejam considerados cidadãos de direito educacional. Pelo contrário, o texto sugere que educadores têm trabalhado com surdos e apresentado diferentes resultados por meio de práticas pedagógicas, o que indica que a aprendizagem dos surdos é possível e deve ser considerada um direito educacional. Além disso, o livro-base "Libras: aspectos fundamentais" trata justamente da língua brasileira de sinais e da educação de surdos, o que reforça a importância da inclusão e do acesso à educação para essa comunidade. Portanto, a alternativa correta é: A - os surdos poderiam aprender por meio de procedimentos pedagógicos, sem interferência sobrenatural.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Cabe destacar que não havia o ensino da língua de sinais no instituto, mas a língua estava presente nesse contexto graças ao uso que os alunos surdos faziam dela. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LACERDA, SANTOS, MARTINS (org) Libras: aspectos fundamentais, Curitiba: InterSaberes, 2019.
Com base na leitura do livro da disciplina Libras: aspectos fundamentais, em relação aos estudos sobre a língua de sinais, assinale a resposta correta.
A - Foi apenas na década de 90 que os estudos sobre a língua de sinais no Brasil passaram a ser mais desenvolvidos.
B - A língua de sinais usada pelos surdos é mesma em todo mundo.
C - Foi na década de 20 que os estudos sobre a língua de sinais no Brasil se desenvolveram.
D - Na década de 90, o estudo sobre a língua de sinais no Brasil foi interrompido.
E - A língua de sinais para os indígenas começou em 1882.

Embora seu uso e difusão sejam legalmente assegurados, a Libras continua sendo uma língua utilizada por uma parcela pequena da sociedade e, em se tratando de língua de minorias, não adquire o mesmo status da língua majoritária. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LACERDA, Cristina Broglia Feitosa et ali. Libras: Aspectos Fundamentais. Curitiba: Intersaberes, 2019. p. 239.
De acordo com as informações acima e com os conteúdos do livro Libras: Aspectos Fundamentais, assinale a única alternativa que apresenta as dificuldades enfrentadas pelo ensino da Libras no Brasil:
A - A complexidade gramatical da Libras, que é superior à da língua majoritária.
B - Falta de reconhecimento de sua importância no contexto brasileiro, aliada à visão da surdez como doença.
C - O isolamento da comunidade surda em relação ao restante da população e sua resistência a integrar-se à sociedade como um todo.
D - Falta de professores qualificados para ensinar Libras nos contextos escolares.
E - Impossibilidade de, no ambiente escolar, ensinar duas línguas diferentes aos alunos.

o oralismo representou a abordagem que deu destaque ao ensino da oralidade para os surdos. ”





Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARTINS, Vanessa Regina de Oliveira (Orgs.); SANTOS, Lara Ferreira dos; LACERDA, Libras: Aspectos fundamentais. 2019. p. 213.











Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Libras: aspectos fundamentais, na perspectiva do oralismo, qual era o seu principal objetivo? Assinale a alternativa correta.

A
O foco era a conquista da fala.

B
O objetivo era desenvolver a escrita.

C
O oralismo previa o desenvolvimento da leitura.

D
O foco elementar era a escuta.

E
O foco era a comunicação gestual.

Assim, em concordância com os princípios apresentados, a língua de sinais é considerada língua, tanto como qualquer outra. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LACERDA, Cristina Broglia Feitosa et ali. Libras: Aspectos Fundamentais. Curitiba: Intersaberes, 2019. p. 238.
De acordo com as informações acima e com os conteúdos do livro Libras: Aspectos Fundamentais, Libras difere-se de outras modalidades de língua por ser:
A - Gestual
B - Simbólica
C - Visuogestual
D - Visual
E - Mímica

[...] os surdos usam o espaço de sinalização para criar locais que serão associados às chamadas entidade dêiticas, enunciativas, por meio de sinais de apontamento. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARTINS, Vanessa Regina de Oliveira; SANTOS, Lara Ferreira dos; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de (Orgs.). LIBRAS: aspectos fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 143.
Considerando os conteúdos do livro-base Libras: Aspectos fundamentais e seus conhecimentos sobre a disciplina, assinale a resposta correspondente aos três tipos de espaços mentais associados aos sinais dêiticos:
A - real, imaginário e token
B - real, imaginário e simbólico
C - real, token e simbólico
D - real, token e sub-rogado
E - real, simbólico e sub-rogado

O desenvolvimento tecnológico revela com maior rapidez a movimentação da língua- ora em direção à padronização, já que sinais usados em uma região passam a ser usados nacionalmente pela rapidez da difusão. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LACERDA, SANTOS, MARTINS (org) Libras: aspectos fundamentais, Curitiba: InterSaberes, 2019.
Com base na leitura do livro da disciplina Libras: aspectos fundamentais, com relação ao uso da tecnologia pelos surdos, assinale a alternativa correta.
A - As plataformas on-line permitem que os surdos gravem mensagens em Libras de forma rápida e compartilhá-las com amigos surdos, comunidades e grupos.
B - O uso tecnológico ainda não atende aos surdos.
C - Os surdos têm acesso aos poucos vídeos com legenda.
D - A tecnologia não pensou em criar nada para os surdos.
E - As mídias sociais como o Facebook, Instagram e outros é pouco usado pelos surdos.

A língua de sinais permaneceu à margem da sociedade, no Brasil, durante quase um século, e somente passou a ser discutida novamente após seu reconhecimento, a partir da Lei n. 10.436/2002. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LACERDA, Cristina Broglia Feitosa et ali. Libras: Aspectos Fundamentais. Curitiba: Intersaberes, 2019. p. 237.
De acordo com as informações acima e com os conteúdos do livro Libras: Aspectos Fundamentais, marque a alternativa que descreve corretamente a importância da Lei 10.436 de 2002 para a Libras:
A - Esta lei proíbe o uso da língua de sinais em todo o território nacional.
B - Esta lei regulamenta a obrigatoriedade da Libras em cursos do Ensino Superior.
C - Esta lei institui o direito à educação bilíngue aos surdos.
D - Esta lei decreta o uso da Libras como língua majoritária em nosso país.
E - Esta lei reconhece a Libras como forma de comunicação das pessoas surdas.

(Os alunos surdos) eram também agentes disseminadores da língua de sinais no território brasileiro. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LACERDA, SANTOS, MARTINS (org) Libras: aspectos fundamentais, Curitiba: InterSaberes, 2019, p. 168.
Com base na leitura do livro da disciplina Libras: aspectos fundamentais, em relação ao termo “repetidor”, assinale a alternativa correta.
A - O termo “repetidor” está relacionado ao aluno surdo que assistia às aulas e depois repetia às lições aos colegas que estavam sob os seus cuidados.
B - A função do repetidor era decorar a tabuada com os alunos.
C - O repetidor era um aluno encarregado da chamada.
D - Os alunos surdos também eram conhecidos como repetidores.
E - O aluno repetidor fazia as lições dos alunos.

Cabe destacar que não havia o ensino da língua de sinais no instituto, mas a língua estava presente nesse contexto graças ao uso que os alunos surdos faziam dela.
Com base na leitura do livro da disciplina Libras: aspectos fundamentais, em relação aos estudos sobre a língua de sinais, assinale a resposta correta.
A - Foi apenas na década de 90 que os estudos sobre a língua de sinais no Brasil passaram a ser mais desenvolvidos.
B - A língua de sinais usada pelos surdos é mesma em todo mundo.
C - Foi na década de 20 que os estudos sobre a língua de sinais no Brasil se desenvolveram.
D - Na década de 90, o estudo sobre a língua de sinais no Brasil foi interrompido.
E - A língua de sinais para os indígenas começou em 1882.

Mais conteúdos dessa disciplina