Logo Passei Direto
Buscar
Uerj 2019 Avião levantou voo em 2018 e aterrou em 2017 Um avião das linhas aéreas do Havaí fez uma espécie de viagem ao passado, ao sair da Nova Zelândia quando já passava da meia-noite de 1o de janeiro e chegar ao Havaí quando ainda era manhã de 31 de dezembro. Tudo se explica com o sistema de fusos horários do globo. Adaptado de sicnoticias.sapo.pt, 01/01/2018. A “viagem ao passado” relatada na reportagem é explicada pelo percurso do avião, que fez necessariamente a seguinte trajetória:

a) do hemisfério sul para o hemisfério norte
b) do hemisfério norte para o hemisfério sul
c) do hemisfério oeste para o hemisfério leste
d) do hemisfério leste para o hemisfério oeste
User badge image
Questões Para o Saber

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Neste caso, a situação descrita está relacionada com a passagem por diferentes fusos horários ao redor do globo terrestre. Quando o avião saiu da Nova Zelândia, que está localizada no hemisfério leste, e chegou ao Havaí, que está localizado no hemisfério oeste, ele atravessou diferentes fusos horários, o que causou a diferença de data. Portanto, a trajetória do avião foi do hemisfério leste para o hemisfério oeste, o que justifica a "viagem ao passado" mencionada na questão. Assim, a alternativa correta é: d) do hemisfério leste para o hemisfério oeste.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

3. O que são os paralelos e meridianos da Terra e quais são as suas relações com a latitude e a longitude?

Unemat 2017 Os dois principais movimentos executados pelo planeta Terra são Rotação e Translação. O entendimento sobre seus mecanismos de funcionamento é de extrema importância porque, na dinâmica de seus funcionamentos, estes provocam consequências que repercutem diretamente no modo como as sociedades se organizam e produzem o seu espaço. Respectivamente, estes movimentos provocam as seguintes consequências diretas no espaço geográfico do Planeta Terra:

a) Os diferentes fusos horários no planeta Terra, a alternância de dias e noites e as diferentes estações do ano; consequentemente, influenciam na distribuição de luz solar na Terra e nos seus diferentes tipos climáticos.
b) O movimento das placas tectônicas, a alternância de diferentes latitudes e o controle da entrada e saída de energia solar no planeta Terra; consequentemente, atuam diretamente para o aumento do aquecimento global.
c) Os diferentes fusos horários, a alternância de diferentes latitudes e o controle da emissão e propagação dos gases poluentes no planeta Terra; consequentemente, influenciam diretamente no chamado “efeito estufa”.
d) O movimento das placas tectônicas, as diferentes estações do ano e o controle das diferentes latitudes no planeta Terra; consequentemente, influenciam nos “abalos sísmicos” que ocorrem ao norte e ao sul do paralelo do Equador.
e) As diferentes estações do ano, a alternância de diferentes latitudes e o controle da emissão e dispersão de gases poluentes no planeta Terra; consequentemente, influenciam diretamente no aumento do “efeito estufa” nas terras localizadas próximas ao paralelo do Equador.

Mais conteúdos dessa disciplina