Logo Passei Direto
Buscar
A União criou um novo imposto não previsto na CRFB mediante lei complementar sobre conteúdos virtuais monetizados, que adota fato gerador e base de cálculo diferente dos demais discriminados na Constituição. Nessa situação, a União terá feito uso de competência
residual.
a. cumulativa.
b. extraordinária.
c. residual.
d. comum.
User badge image
Aprendendo com Desafios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Para responder a essa questão, precisamos entender os tipos de competências tributárias previstas na Constituição da República Federativa do Brasil (CRFB). 1. Competência Residual: É a competência que permite à União criar impostos que não estão expressamente previstos na Constituição, mas que se enquadram nas suas atribuições gerais. 2. Competência Cumulativa: Refere-se a impostos que podem ser cobrados em diferentes etapas da cadeia produtiva, sem que haja a possibilidade de compensação. 3. Competência Extraordinária: Não é um termo técnico utilizado na CRFB para descrever competências tributárias. 4. Competência Comum: Refere-se à competência que é compartilhada entre a União, Estados, Municípios e o Distrito Federal para legislar sobre determinadas matérias. Dado que a União criou um novo imposto não previsto na CRFB, isso se encaixa na definição de competência residual, pois ela está utilizando uma competência que não está explicitamente mencionada, mas que é permitida. Portanto, a alternativa correta é: c. residual.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Nesse caso, a União estaria exercendo sua competência residual ao criar um novo imposto não previsto na Constituição Federal. A competência residual é aquela que permite à União legislar sobre matérias não atribuídas expressamente aos Estados, Distrito Federal e Municípios. Portanto, a alternativa correta é: c. residual.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Quanto à reserva de Lei Complementar, é errado afirmar que:
A União somente pode instituir Isenção de tributos Estaduais por Lei Complementar, pois identifica matéria relacionada a conflito de competência.
a. O estabelecimento de regra instituidora de requisitos para fruição de imunidade somente pode ser promovido por Lei Complementar, pois identifica matéria inerente à limitação do poder de tributar.
b. O alargamento do prazo para constituir crédito tributário deve ser introduzido no sistema normativo por Lei Complementar.
c. A União somente pode instituir Isenção de tributos Estaduais por Lei Complementar, pois identifica matéria relacionada a conflito de competência.
d. A base de cálculo não pode ser alterada por Lei Ordinária, nem mesmo quando isso implicar redução do tributo.

O Estado X, localizado na Região Norte do país, instituiu, mediante lei específica, a contribuição para o custeio do serviço de iluminação pública. De acordo com as competências tributárias previstas na CRFB, a contribuição instituída pelo respectivo ente federativo é
inconstitucional, por ser o referido tributo de competência do Distrito Federal e dos Municípios.
a. inconstitucional, visto que somente lei complementar poderá instituir o referido tributo.
b. constitucional, sendo prevista sua cobrança com base nas regras constitucionais em vigor.
c. inconstitucional, por ser o referido tributo de competência do Distrito Federal e dos Municípios.
d. inconstitucional, por ser o referido tributo de competência tributária da União Federal.

Quanto à instituição de tributos e alteração de seus critérios, é correto afirmar que:
Podem ter suas alíquotas alteradas por Lei Ordinária.
a. A criação de um novo tributo não pode ser objeto de Emenda Constitucional.
b. Não podem ser alterados por Medida Provisória.
c. Podem ter suas alíquotas alteradas por Lei Ordinária.
d. Devem ser instituídos por Lei Complementar.

Sobre a competência tributária da União, é correto afirmar:
Os Estados, Municípios e o DF, possuem competência para instituir contribuição para o financiamento dos próprios servidores e contribuição de melhoria.
a. A instituição de imposto residual é privativa da União, com a exceção da Contribuição Previdenciária em relação aos próprios servidores, que pode ser instituída pelos respectivos entes federativos.
b. Os Estados, Municípios e o DF, possuem competência para instituir contribuição para o financiamento dos próprios servidores e contribuição de melhoria.
c. A instituição de contribuições é exclusiva da União, com a única exceção da contribuição para o financiamento da previdência dos próprios servidores.
d. A União tem sempre competência exclusiva para instituir contribuição social para seguridade social de todos os serviços públicos dos entes da Federação.
e. A competência para instituir ITR é da União, mas a CRFB admite expressamente a delegação desta competência aos Municípios, nos termos de lei complementar.

O Princípio da Legalidade é fundamental para o Direito Tributário, adquirindo feições mais rígidas do que em outras áreas. Sobre o princípio, à luz das normas constitucionais anteriores à reforma tributária, é correto afirmar que:
Podem ter suas alíquotas alteradas por Lei Ordinária.
a. O ordenamento jurídico pátrio não possui previsão de instituição de impostos por lei complementar.
b. Pode haver instituição e majoração de alguns impostos previstos na constituição por medida provisória.
c. Existem situações em que o princípio da legalidade pode ser mitigado, permitindo-se a majoração de alíquotas por ato do Poder Executivo, como no caso do IOF, o IPI e o ITR.
d. O critérios de atualização do valor venal dos imóveis pode se promovido por norma infralegal, frente à exceção do § 1º, do artigo 150, da

Mais conteúdos dessa disciplina