Logo Passei Direto
Buscar

Geografia

Outros
No território brasileiro, em decorrência de diversos fatores que se combinam, encontramos várias formações vegetais caracterizadas como arbustivas, nas quais predominam vegetais arbustivos e herbáceos. A única formação que não se enquadra nesse contexto é:

a) a Caatinga, das regiões de clima semiárido.
b) o Cerrado, das áreas de clima tropical.
c) os manguezais, das regiões costeiras de solo salino e lodoso.
d) a Floresta Amazônica, que compõe o maior bioma do nosso país.
e) o Complexo do Pantanal, de clima quente e úmido no verão e seco no inverno
User badge image
Praticando Para o Saber

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as informações fornecidas, podemos identificar que as formações vegetais caracterizadas como arbustivas são aquelas em que predominam vegetais arbustivos e herbáceos. Portanto, a formação que não se enquadra nesse contexto é aquela em que não predominam esses tipos de vegetação. Analisando as opções: a) Caatinga - É uma formação vegetal caracterizada por vegetais arbustivos e herbáceos, com adaptações ao clima semiárido. b) Cerrado - Também é uma formação onde predominam vegetais arbustivos e herbáceos, típica de áreas de clima tropical. c) Manguezais - Nestas regiões costeiras de solo salino e lodoso, predominam vegetais adaptados a essas condições, como as árvores de mangue. d) Floresta Amazônica - Apesar de ser composta principalmente por árvores de grande porte, também possui uma diversidade de vegetação arbustiva e herbácea em seu sub-bosque. e) Complexo do Pantanal - Esta região é caracterizada por áreas alagadas e vegetação adaptada a essas condições, incluindo vegetação arbustiva e herbácea. Portanto, a formação que não se enquadra no contexto de predominância de vegetais arbustivos e herbáceos é a Floresta Amazônica, tornando a alternativa correta: d) a Floresta Amazônica, que compõe o maior bioma do nosso país.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

2) Entre os gases de efeito estufa (GEE), assinale o que é mais abundante emitido por intermédio de atividades humanas tais como uso de combustíveis fósseis e queima de florestas, e que é usado como referência para classificar o poder de aquecimento global dos demais gases de efeito estufa.
a) Dióxido de carbono.
b) Cianeto.
c) Vapor d’água.
d) Ozônio.
e) Gás de amônia.

3) No dia 21 de junho de 2023, a França se tornou palco de uma celebração vibrante e contagiante: a Fête de la Musique, conhecida como a Festa da Música. (...). Criada em 1982, pelo então Ministro da Cultura da França, tem por objetivo principal promover a música como forma de expressão cultural e democratizar o acesso a apresentações musicais ao vivo. A escolha do dia de início do festival coincide com a data que marca o
a) solstício de verão no hemisfério Sul.
b) solstício de verão no hemisfério Norte.
c) equinócio de outono no hemisfério Norte.
d) equinócio de primavera no hemisfério Sul.
e) equinócio de primavera no hemisfério Norte.

As afirmativas, ligadas à extração madeireira e à abertura de novas áreas para a agricultura e pecuária, vêm acarretando intenso processo de queimada, desflorestamento e intensificação dos processos erosivos. Esse domínio tem sofrido o maior dos impactos ambientais no contexto brasileiro com a expansão da monocultura canavieira e da soja. Embora tenha sido declarado como um dos principais hotspots brasileiros, 57% de sua área original já estão desmatados, e se o ritmo do desmatamento de sua vegetação não diminuir, até 2030 essa formação poderá ter desaparecido.

a) Amazônico - Cerrado - Pantanal.
b) Mata Atlântica - Cerrado - Amazônico.
c) Mares de Morro - Amazônico - Cerrado.
d) Amazônico - Cerrado - Mata Atlântica.
e) Araucária - Amazônico - Pantanal.

Os textos I e II definem, respectivamente

a) chapadas e planície
b) depressões e serras.
c) planícies e planaltos.
d) depressões e tabuleiros.
e) chapadas e serras.

No Brasil, os impactos apresentados no quadro são comumente observados em áreas de cultivo em que se adota a prática:

a) das queimadas.
b) do terraceamento.
c) da lixiviação.
d) do assoreamento.
e) das paliçadas.

Mais conteúdos dessa disciplina