Logo Passei Direto
Buscar
LiveAo vivo
03. É muito comum utilizarmos para refeições rápidas alguns tipos de espaguete que ficam cozidos em pouquíssimo tempo. Alguns trazem a informação “tempo de cozimento: 5 min”. Analisando essa afirmação sob o aspecto da Física, sabemos que o tempo de cozimento e a temperatura de ebulição de uma substância são influenciados pela pressão a que está submetida. A tabela seguinte apresenta a pressão atmosférica de algumas cidades do Rio Grande do Sul, em função da altitude em relação ao nível do mar. Supondo que seja utilizado o mesmo fogão para aquecer água nas três cidades citadas na tabela, é correto afirmar que
a) em Bento Gonçalves, a água entrará em ebulição em tempo maior do que em Capão da Canoa.
b) se forem usadas panelas de pressão para aquecer a água, em Bento Gonçalves o tempo para que a água entre em ebulição será menor do que em Cambará do Sul.
c) como em Cambará do Sul a temperatura de ebulição será atingida em tempo menor do que nas outras cidades, o tempo de cozimento dos alimentos nessa cidade, em panelas convencionais, será menor do que nas outras duas cidades.
d) em Capão da Canoa o tempo para atingir a temperatura de ebulição é maior do que nas outras duas cidades; no entanto, o cozimento dos alimentos ocorre mais rapidamente do que nas outras cidades, pois possui uma temperatura de ebulição maior.
e) utilizando panelas convencionais, o tempo de fervura da água nas cidades de Bento Gonçalves e Cambará do Sul será o mesmo, tendo em vista que a pressão atmosférica nesses locais está abaixo da pressão atmosférica ao nível do mar.
User badge image
Questões Para a Compreensão

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder a essa questão, precisamos considerar como a pressão atmosférica afeta a temperatura de ebulição da água. Em altitudes mais elevadas, a pressão atmosférica é menor, o que faz com que a água ferva a temperaturas mais baixas e, consequentemente, o tempo para atingir a ebulição pode ser menor. Vamos analisar as alternativas: a) em Bento Gonçalves, a água entrará em ebulição em tempo maior do que em Capão da Canoa. - Se Bento Gonçalves estiver em uma altitude maior, a afirmação pode ser verdadeira, mas precisamos de dados específicos sobre as altitudes. b) se forem usadas panelas de pressão para aquecer a água, em Bento Gonçalves o tempo para que a água entre em ebulição será menor do que em Cambará do Sul. - Panelas de pressão aumentam a pressão interna, permitindo que a água ferva a temperaturas mais altas, o que geralmente reduz o tempo de cozimento. c) como em Cambará do Sul a temperatura de ebulição será atingida em tempo menor do que nas outras cidades, o tempo de cozimento dos alimentos nessa cidade, em panelas convencionais, será menor do que nas outras duas cidades. - Isso pode ser verdade se Cambará do Sul estiver em uma altitude menor, mas não necessariamente em panelas convencionais. d) em Capão da Canoa o tempo para atingir a temperatura de ebulição é maior do que nas outras duas cidades; no entanto, o cozimento dos alimentos ocorre mais rapidamente do que nas outras cidades, pois possui uma temperatura de ebulição maior. - Isso é contraditório, pois se a temperatura de ebulição é maior, o cozimento não pode ser mais rápido. e) utilizando panelas convencionais, o tempo de fervura da água nas cidades de Bento Gonçalves e Cambará do Sul será o mesmo, tendo em vista que a pressão atmosférica nesses locais está abaixo da pressão atmosférica ao nível do mar. - Isso não é correto, pois a pressão atmosférica varia com a altitude, e isso afeta o tempo de fervura. Com base na análise, a alternativa que faz mais sentido, considerando o uso de panelas de pressão e a influência da pressão atmosférica, é a b).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as informações fornecidas na questão, podemos concluir que a pressão atmosférica influencia o tempo de ebulição da água, o que por sua vez pode afetar o tempo de cozimento dos alimentos. Vamos analisar as afirmações: a) Em Bento Gonçalves, a água entrará em ebulição em tempo maior do que em Capão da Canoa. - Falso. Com base na tabela de pressão atmosférica, quanto maior a altitude, menor a pressão atmosférica e, portanto, menor o tempo de ebulição da água. Portanto, a afirmação está incorreta. b) Se forem usadas panelas de pressão para aquecer a água, em Bento Gonçalves o tempo para que a água entre em ebulição será menor do que em Cambará do Sul. - Verdadeiro. Nas panelas de pressão, a pressão interna é maior do que a pressão atmosférica, o que faz com que a água entre em ebulição em um tempo menor, mesmo em locais com pressões atmosféricas diferentes. c) Como em Cambará do Sul a temperatura de ebulição será atingida em tempo menor do que nas outras cidades, o tempo de cozimento dos alimentos nessa cidade, em panelas convencionais, será menor do que nas outras duas cidades. - Verdadeiro. Com o tempo de ebulição menor, o cozimento dos alimentos será mais rápido em Cambará do Sul em comparação com as outras cidades. d) Em Capão da Canoa o tempo para atingir a temperatura de ebulição é maior do que nas outras duas cidades; no entanto, o cozimento dos alimentos ocorre mais rapidamente do que nas outras cidades, pois possui uma temperatura de ebulição maior. - Falso. O tempo de ebulição maior em Capão da Canoa indica que a temperatura de ebulição é menor, o que não acelera o cozimento dos alimentos. e) Utilizando panelas convencionais, o tempo de fervura da água nas cidades de Bento Gonçalves e Cambará do Sul será o mesmo, tendo em vista que a pressão atmosférica nesses locais está abaixo da pressão atmosférica ao nível do mar. - Falso. Mesmo com pressões atmosféricas semelhantes, a altitude pode influenciar sutilmente o tempo de ebulição da água. Portanto, a alternativa correta é: b) se forem usadas panelas de pressão para aquecer a água, em Bento Gonçalves o tempo para que a água entre em ebulição será menor do que em Cambará do Sul.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

07. (UFU – 2013/2) O esquema abaixo representa um envoltório transparente, hermeticamente fechado, dentro do qual há um recipiente com um pouco de água pura, à temperatura ambiente. A este envoltório é conectada uma bomba de vácuo, de modo a retirar o ar do interior do envoltório. Quando o vácuo for criado, a água do recipiente
a) irá se congelar, por se tratar de uma transformação isotérmica.
b) não sofrerá nenhuma mudança de estado físico.
c) sofrerá calefação, devido ao aumento da pressão no envoltório.
d) irá ferver, em temperatura próxima à que se encontra.

Usualmente, os corpos formados de materiais no estado sólido têm suas dimensões aumentadas e contraídas devido à variação da temperatura do corpo. Uma barra de ferro, cuja massa é de 2,0 kg, estava à temperatura de 20 ºC e foi aquecida até atingir a temperatura final de 200 ºC. Sabe-se que o calor específico do material do qual a barra é composta é de 0,119 cal/g.ºC. É CORRETO afirmar que a quantidade de calor sensível fornecida à barra durante o processo de aquecimento foi de, aproximadamente,

a) 60,2 kcal
b) 75,5 kcal
c) 42,8 kcal
d) 35,6 kcal
e) 20,5 kcal

Mais conteúdos dessa disciplina