Logo Passei Direto
Buscar
Ao trabalhar o conteúdo análise combinatória, o professor propôs que os alunos calculassem quantos números distintos de três algarismos podem ser formados a partir de quatro algarismos escolhidos por eles. A seguir, são destacadas as escolhas dos algarismos e as respostas dadas por quatro alunos dessa turma: Ana, Luis, Paulo e Roni.

I. Ana escolheu os algarismos 0, 3, 5 e 7. Sua resposta foi 24, por levar em consideração apenas números com algarismos diferentes entre si.
II. Luis escolheu os algarismos 2, 4, 7 e 8. Sua resposta foi 24, por levar em consideração apenas números com algarismos diferentes entre si.
III. Paulo escolheu os algarismos 3, 4, 5 e 6. Sua resposta foi 16, por levar em consideração a possibilidade de haver algarismos repetidos nos números formados.
IV. Roni escolheu os algarismos 1, 2, 3 e 4. Sua resposta foi 64, por levar em consideração a possibilidade de haver algarismos repetidos nos números formados.
O professor verificou que é coerente com as escolhas e a resposta somente o que se justifica em:
(x) II e IV.
( ) I.
( ) II.
( ) III e IV
( ) I e III.
User badge image
Matematicamente

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para resolver esse problema de análise combinatória, é importante considerar as escolhas dos algarismos feitas por cada aluno e as respostas que deram. Analisando as escolhas e respostas: I. Ana escolheu os algarismos 0, 3, 5 e 7 e sua resposta foi 24, considerando apenas números com algarismos diferentes entre si. II. Luis escolheu os algarismos 2, 4, 7 e 8 e sua resposta foi 24, também considerando apenas números com algarismos diferentes entre si. III. Paulo escolheu os algarismos 3, 4, 5 e 6 e sua resposta foi 16, levando em consideração a possibilidade de haver algarismos repetidos nos números formados. IV. Roni escolheu os algarismos 1, 2, 3 e 4 e sua resposta foi 64, considerando a possibilidade de haver algarismos repetidos nos números formados. Para calcular quantos números distintos de três algarismos podem ser formados a partir de quatro algarismos escolhidos, é necessário considerar se a repetição de algarismos é permitida ou não. Como Ana e Luis consideraram apenas números com algarismos diferentes, suas respostas estão corretas e coerentes com suas escolhas. Portanto, a escolha deles é representada pela alternativa II. Já Paulo e Roni consideraram a possibilidade de haver algarismos repetidos nos números formados, o que justifica suas respostas. Portanto, a escolha deles é representada pela alternativa IV. Assim, a resposta correta é (x) II e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em relação ao ENADE, podemos afirmar que:
É um componente curricular obrigatório.
( ) Tem como principal objetivo decidir se o formando está apto ou não para o exercício da profissão escolhida.
( ) É apenas mais uma avaliação complementar na formação do estudante.
( ) É um componente curricular facultativo.
( ) Cabe a IES decidir se adere vou não a sua realização.

Marque a alternativa correspondente ao instrumento QUESTIONÁRIO DO COORDENADOR:
É o instrumento que tem o objetivo de reunir informações que contribuam para a definição do perfil do curso. Ele possibilita investigar a percepção do coordenador sobre aspectos pedagógicos e estruturais de seu curso.
( ) É o instrumento que objetiva avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, ao desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional e ao nível de atualização dos estudantes com referência à realidade brasileira e mundial.
( ) É o instrumento que objetiva avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação e a sua relação com as fórmulas das Ciências Exatas.
( ) É o instrumento que objetiva traçar o perfil dos estudantes, ingressantes e concluintes, dos cursos de graduação do país; conhecer a opinião dos estudantes sobre o ambiente acadêmico em que realizam a sua formação e consolidar informações para promover a melhoria das condições de ensino e dos procedimentos didático-pedagógicos.
( ) É o instrumento que objetiva avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação e a sua relação com as fórmulas de Matemática, Física e Química.

. B. Dual. Lisboa: Caminho, 2004. p. 73. No poema, a autora sugere que: ( ) os príncipes generosos cultivavam a beleza da princesa. ( ) a beleza da princesa é desperdiçada pela miscigenação racial. ( ) os príncipes e as princesas são naturalmente belos. ( ) o exílio e a solidão são os responsáveis pela manutenção do corpo esbelto da princesa. (x) o trabalho compulsório de escravos proporcionou privilégios aos príncipes.

___________________ se refere a formas de se identificar e ser identificada como homem ou como mulher. Orientação sexual se refere à atração afetivossexual por alguém de algum gênero.

( ) Tecnologia.
(x) Gênero.
( ) Educação.
( ) Trabalho.
( ) Sociedade.

O campo do desenvolvimento sustentável pode ser conceitualmente dividido em três componentes: sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica e sustentabilidade sociopolítica. Nesse contexto, o desenvolvimento sustentável pressupõe:

( ) a redução do consumo das reservas naturais com a consequente estagnação do desenvolvimento econômico e tecnológico.
( ) a preservação do equilíbrio global e do valor das reservas de capital natural, o que não justifica a desaceleração do desenvolvimento econômico e político de uma sociedade.
(x) a redefinição de critérios e instrumentos de avaliação de custo-benefício que reflitam os efeitos socioeconômicos e os valores reais do consumo e da preservação.
( ) o reconhecimento de que, apesar de os recursos naturais serem ilimitados, deve ser traçado um novo modelo de desenvolvimento econômico para a humanidade.
( ) a distribuição homogênea das reservas naturais entre as nações e as regiões em nível global e regional.

Além de demonstrar o teorema de Pitágoras, o professor pode, ainda, com essa estratégia, demonstrar que
I. é possível construir, com régua e compasso, a média geométrica entre dois números reais m e n.
II. é possível construir, com régua e compasso, um quadrado de mesma área que a de um retângulo de lados m e n.
III. todos os triângulos retângulos que aparecem na figura são semelhantes.
(x) Todos os itens estão certos.
( ) Apenas os itens I e III estão certos.
( ) Apenas os itens I e II estão certos.
( ) Apenas os itens II e III estão certos.
( ) Apenas um item está certo.

Mais conteúdos dessa disciplina