Logo Passei Direto
Buscar

Geografia

Outros
O Esquema elaborado por Marcelo de Sousa ilustra que:

a) As áreas metropolitanas são formadas por um núcleo urbano principal, com funções polarizadoras sobre os demais municípios, geralmente, mas não necessariamente conurbados, com os quais mantém fortes relações, através dos fluxos diários.
b) Para que uma cidade seja considerada uma metrópole tem que necessariamente possuir um grande número de habitantes.
c) A área metropolitana se define a partir da conurbação de pelo menos duas cidades.
d) Toda cidade com população igual ou superior a 1 milhão de habitantes, passa necessariamente a ser uma metrópole.
e) Independente do tamanho da sua população, a cidade só passa a ser metrópole quando sua mancha urbana se expande por outros municípios.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as opções apresentadas: a) As áreas metropolitanas são formadas por um núcleo urbano principal, com funções polarizadoras sobre os demais municípios, geralmente, mas não necessariamente conurbados, com os quais mantém fortes relações, através dos fluxos diários. - Esta opção descreve de forma correta a estrutura das áreas metropolitanas, com um núcleo urbano principal que exerce influência sobre os municípios ao redor. b) Para que uma cidade seja considerada uma metrópole tem que necessariamente possuir um grande número de habitantes. - Esta afirmação não é totalmente correta, pois o status de metrópole não é definido apenas pelo número de habitantes, mas também por outros fatores como influência econômica e social. c) A área metropolitana se define a partir da conurbação de pelo menos duas cidades. - Embora a conurbação seja um dos aspectos das áreas metropolitanas, não é o único critério para definição. d) Toda cidade com população igual ou superior a 1 milhão de habitantes, passa necessariamente a ser uma metrópole. - O critério de população não é o único para definir uma cidade como metrópole. e) Independente do tamanho da sua população, a cidade só passa a ser metrópole quando sua mancha urbana se expande por outros municípios. - Este critério também é importante para definir uma cidade como metrópole, mas não é o único. Portanto, a opção correta que ilustra o esquema elaborado por Marcelo de Sousa é: a) As áreas metropolitanas são formadas por um núcleo urbano principal, com funções polarizadoras sobre os demais municípios, geralmente, mas não necessariamente conurbados, com os quais mantém fortes relações, através dos fluxos diários.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

No texto o autor sugere que: I. o planeta Terra é, hoje, uma construção humana, que se faz ao longo do tempo. II. as cidades, por menores que sejam, formam, graças aos meios de transporte e comunicação um conjunto único. III. a cidade é a síntese de todo o país e de toda a sociedade. IV. as cidades formam um conjunto acabado, atado e imobilizado em suas relações.
a) apenas I, II, III.
b) apenas I e II.
c) I, II, III e IV.
d) apenas I, III e IV.
e) apenas II e IV.

A Primeira Revolução Industrial provocou uma grande transformação no espaço geográfico. A esse respeito, leia as afirmacoes abaixo. I. Aconteceu um intenso processo de urbanização, e as cidades passaram a comandar as atividades econômicas e a organização do espaço geográfico. II. Com a ampliação da divisão internacional do trabalho, alguns países europeus especializaram-se na produção industrial, controlando o mercado mundial de produtos industrializados. III. Aconteceram grandes mudanças no modo de produção, sem implicações na organização política e territorial da Europa.
a) Apenas I é verdadeira.
b) Apenas III é verdadeira.
c) Apenas I e II são verdadeiras.
d) Apenas II e III são verdadeiras.
e) I, II e III são verdadeiras.

O texto faz referência à questão dos refugiados e das migrações internacionais. Sua leitura permite-nos afirmar que:
a) a queda do muro de Berlim e o atentado das Torres Gêmeas de Nova Iorque, por terem a mesma motivação ideológica, provocaram o endurecimento na concessão de asilo a refugiados.
b) o compromisso de alguns países em abrigar refugiados durante a Guerra Fria decorria da orientação políticoideológica, por isso as concessões de abrigo ocorriam entre os países de um mesmo bloco político-ideológico.
c) os preconceitos xenófobos contra refugiados decorrem do fato de que estes têm sido responsabilizados por ataques terroristas recentes, ocorridos em países receptores de migrantes.
d) o aumento do fluxo migratório, baseado sobretudo em razões de ordem econômica, fez endurecer as políticas de recepção, o que acaba se refletindo na redução de concessões de asilo a refugiados.
e) com o fim da Guerra Fria e a redução dos conflitos armados, quase não há populações na condição de refugiados e sim migrantes econômicos que se “disfarçam” de refugiados para entrarem legalmente em outros países.

O surgimento de novas formas de vida e novas formas de organização do espaço geográfico. Alguns fatores são decisivos para que a metrópole exerça essa função, EXCETO:
a) as metrópoles concentram os maiores recursos financeiros, científicos, técnicos e humanos das sociedades; elas centralizam as informações indispensáveis para a gestão dos grandes empreendimentos;
b) a globalização da economia impôs às metrópoles que, como sede dos grandes empreendimentos e do núcleo central do Estado moderno (quase sempre) intensificassem as relações com o mundo;
c) uma das funções das metrópoles é a de não interferir na organização do espaço rural;
d) as mais importantes metrópoles desenvolvem um tal grau de influência além de seu território que nos permite denominá-las metrópoles mundiais;
e) foi nas metrópoles que se desenvolveu a Revolução do Consumo, que é uma das bases das sociedades modernas; e das metrópoles essa resolução irradiou-se para outros espaços, inclusive o rural.
a) apenas 1
b) apenas 3
c) apenas 1 e 2
d) apenas 1 e 3
e) 1, 2 e 3

Técnicos de uma cidade hipotética, para avaliarem os impactos ambientais das condições de dispersão de poluentes na atmosfera de uma futura indústria com potencial elevado de emissões gasosas, utilizam dois critérios principais:
a) as áreas da cidade com maior potencial de acumulação de poluentes atmosféricos durante o ano;
b) a frequência anual das principais direções do vento.
a) T
b) U
c) V
d) X
e) Z

Mais conteúdos dessa disciplina