As características do material vegetal, como grau de divisão e consistência, são fatores que devem ser levados em consideração na escolha do método extrativo pois, interferem na eficiência extrativa. Isso ocorre devido: I. Partículas pequenas, apresentam maior superfície de contato e, consequentemente, maior interação com o líquido extrator. II. O grau de divisão do material vegetal depende do tipo de moinho utilizado na etapa de cominuição/moagem. III. A consistência dos tecidos que constituem a droga vegetal, interfere no poder de penetração do líquido extrator, quanto mais rígido for o material, como raízes e caules, maior deve ser a granulometria. IV. Folhas e flores, apresentam textura mais delicada, podendo apresentar um tamanho de partícula maior. a. I e III. b. I, II e IV. c. III e IV. d. II, III e IV. e. II e III.
A função do condensador de refluxo na extração sob refluxo, consiste em: a. Condensar o solvente evaporado durante o processo de ebulição.
a. Ajudar na saturação do meio de extração. b. Refluxar o solvente evaporado durante o processo de ebulição. c. Evitar que o solvente evaporado durante a ebulição condense. d. Condensar o solvente evaporado durante o processo de ebulição. e. Facilitar a perda do solvente evaporado.
O gás de escolha na extração por fluído supercrítico, normalmente é o dióxido de carbono (CO2). Isso ocorre devido:
a. A maior temperatura crítica e pressão crítica, necessárias para atingir seu ponto de ebulição. b. A menor temperatura crítica e pressão crítica, necessárias para atingir seu ponto de ebulição. c. A maior temperatura crítica e pressão crítica, necessárias para atingir seu ponto crítico. d. A menor temperatura crítica e pressão crítica, necessárias para atingir seu ponto de fusão. e. A menor temperatura crítica e pressão crítica, necessárias para atingir seu ponto crítico e torna-lo um fluído supercrítico.
Sobre os métodos de infusão e decocção, assinale a alternativa correta:
a. A decocção é um método de extração exaustivo, líquido/líquido, com uso de aquecimento. A decocção é um método restrito para drogas vegetais com consistência rígida, como cascas, raízes, rizomas, caules, sementes e folhas coriáceas. b. A infusão é um método de extração parcial, líquido/líquido, que utiliza aquecimento e água como líquido extrator. É um método indicado para partes vegetais de consistência menos rígidas, como folhas, flores, inflorescências, frutos e, para compostos que apresentem boa solubilidade em água. c. A infusão é um método de extração parcial, sólido/líquido, que utiliza aquecimento e água como líquido extrator. É um método indicado para partes vegetais de consistência menos rígidas, como folhas, flores, inflorescências, frutos e, para compostos com boa solubilidade em água. d. A decocção é um método de extração exaustivo, sólido/líquido, com uso de aquecimento. A decocção é um método restrito para drogas vegetais com consistência rígida, como cascas, raízes, rizomas, caules, sementes e folhas coriáceas. e. o para partes vegetais de consistência
Valor obtido pela razão das distâncias percorridas pelo composto e pela fase móvel na cromatografia em camada delgada corresponde a:
a. Tempo de retenção. b. Volume morto. c. Fator de retenção. d. Largura de base do pico. e. Fator de retenção.