Logo Passei Direto
Buscar

Cultura Brasileira

Colégio Objetivo
Na unidade I estudamos um conceito muito importante para a compreensão das relações étnico-raciais: o conceito de etnia, que diz respeito, fundamentalmente:
a. A critérios de identificação pelos quais se reconhecem grupos humanos, com base em alguns atributos compartilhados.
b. A alguns fatores biológicos pelos quais os homens se distinguem uns dos outros, como a cor da pele ou traços fisionômicos.
c. Aos valores culturais de alguns grupos sociais que os cientistas sociais classificam e julgam superiores aos de outros grupos.
d. A critérios científicos e objetivos, a partir dos quais se pode justificar com mais rigor a reivindicação de superioridade cultural.
e. Às variações genéticas que vêm caracterizando, ao longo da História, os mais diferentes agrupamentos humanos.
User badge image
Questões de Sociologia

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

O conceito de etnia está relacionado aos critérios de identificação pelos quais se reconhecem grupos humanos, com base em alguns atributos compartilhados. Isso significa que a etnia não está ligada a fatores biológicos, como cor da pele, nem a valores culturais classificados como superiores. A etnia não se baseia em critérios científicos objetivos para justificar superioridade cultural, nem está diretamente ligada a variações genéticas. Portanto, a alternativa correta é: a. A critérios de identificação pelos quais se reconhecem grupos humanos, com base em alguns atributos compartilhados.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Ao estudarmos os processos de construção de estereótipos raciais, entendemos que se faz necessário, por parte da população afrodescendente, um movimento de “tornar-se negro”.
a. A expressão compreende a ideia de que todas as pessoas nascem brancas e vão “tornando-se negros” ao longo de sua vida.
b. Pressupõe-se, nesse movimento de “tornar-se negro”, uma aceitação dos estereótipos raciais por parte da população afrodescendente.
c. Munanga preocupa-se em preparar os afrodescendentes para viverem numa realidade social que os coloque numa condição social inferior aos brancos.
d. Essa ideia é decorrente do processo nacional de branqueamento ocorrido no Brasil, responsável pela construção do ideal do branco como superior, numa lógica que pressupõe que quanto mais branco, melhor; quanto mais claro, superior.
e. Segundo essa perspectiva, as identidades se constroem no plano simbólico, isto é, no conjunto de significações, valores, crenças e gostos que o indivíduo vai assumindo na sua relação com o outro, relações estas permeadas por estereótipos raciais, preconceitos e desigualdades.

Na unidade I estudamos um conceito muito importante para a compreensão das relações étnico-raciais: o conceito de etnia, que diz respeito, fundamentalmente:
A critérios de identificação pelos quais se reconhecem grupos humanos, com base em alguns atributos compartilhados.
Alguns fatores biológicos pelos quais os homens se distinguem uns dos outros, como a cor da pele ou traços fisionômicos.
Aos valores culturais de alguns grupos sociais que os cientistas sociais classificam e julgam superiores aos de outros grupos.
Critérios científicos e objetivos, a partir dos quais se pode justificar com mais rigor a reivindicação de superioridade cultural.
Às variações genéticas que vêm caracterizando, ao longo da História, os mais diferentes agrupamentos humanos.
a) A critérios de identificação pelos quais se reconhecem grupos humanos, com base em alguns atributos compartilhados.
b) Alguns fatores biológicos pelos quais os homens se distinguem uns dos outros, como a cor da pele ou traços fisionômicos.
c) Aos valores culturais de alguns grupos sociais que os cientistas sociais classificam e julgam superiores aos de outros grupos.
d) Critérios científicos e objetivos, a partir dos quais se pode justificar com mais rigor a reivindicação de superioridade cultural.
e) Às variações genéticas que vêm caracterizando, ao longo da História, os mais diferentes agrupamentos humanos.

Leia o texto em seguida, das autoras Lima e Veronese (2009): "A Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1948, é representativa do avanço nos e constroem no plano simbólico, isto é, no conjunto de significações, valores, crenças e gostos que o indivíduo vai assumindo na sua relação com o outro, relações estas permeadas por estereótipos raciais, preconceitos e desigualdades."
A expressão compreende a ideia de que todas as pessoas nascem brancas e vão “tornando-se negros” ao longo de sua vida.
Pressupõe-se, nesse movimento de “tornar-se negro”, uma aceitação dos estereótipos raciais por parte da população afrodescendente.
Munanga preocupa-se em preparar os afrodescendentes para viverem numa realidade social que os coloque numa condição social inferior aos brancos.
Essa ideia é decorrente do processo nacional de branqueamento ocorrido no Brasil, responsável pela construção do ideal do branco como superior, numa lógica que pressupõe que quanto mais branco, melhor; quanto mais claro, superior.
Segundo essa perspectiva, as identidades se constroem no plano simbólico, isto é, no conjunto de significações, valores, crenças e gostos que o indivíduo vai assumindo na sua relação com o outro, relações estas permeadas por estereótipos raciais, preconceitos e desigualdades.
a) A expressão compreende a ideia de que todas as pessoas nascem brancas e vão “tornando-se negros” ao longo de sua vida.
b) Pressupõe-se, nesse movimento de “tornar-se negro”, uma aceitação dos estereótipos raciais por parte da população afrodescendente.
c) Munanga preocupa-se em preparar os afrodescendentes para viverem numa realidade social que os coloque numa condição social inferior aos brancos.
d) Essa ideia é decorrente do processo nacional de branqueamento ocorrido no Brasil, responsável pela construção do ideal do branco como superior, numa lógica que pressupõe que quanto mais branco, melhor; quanto mais claro, superior.
e) Segundo essa perspectiva, as identidades se constroem no plano simbólico, isto é, no conjunto de significações, valores, crenças e gostos que o indivíduo vai assumindo na sua relação com o outro, relações estas permeadas por estereótipos raciais, preconceitos e desigualdades.

(adaptada de concurso TJ-SC – 2010): Sobre a escravidão no Brasil, leia as afirmativas em seguida: I - Na metade do século XVI, chegaram ao Brasil as primeiras levas de escravos numericamente significativas. II - Os quilombos eram refúgios, geralmente em lugares de difícil acesso, onde os escravos fugidos formavam núcleos de povoação. Palmares, o mais conhecido deles, ficava na Serra da Barriga, no atual Estado do Alagoas. Dentre seus líderes, destaca-se Zumbi. III - A Lei que estabelecia que, a partir de 1888, todos os negros seriam considerados livres foi a Visconde do Rio Branco. Assinale a alternativa correta:
Na metade do século XVI, chegaram ao Brasil as primeiras levas de escravos numericamente significativas.
Os quilombos eram refúgios, geralmente em lugares de difícil acesso, onde os escravos fugidos formavam núcleos de povoação. Palmares, o mais conhecido deles, ficava na Serra da Barriga, no atual Estado do Alagoas. Dentre seus líderes, destaca-se Zumbi.
A Lei que estabelecia que, a partir de 1888, todos os negros seriam considerados livres foi a Visconde do Rio Branco.
a) Todas as afirmativas são corretas.
b) Apenas as afirmativas II e III são corretas.
c) Apenas as afirmativas I e III são corretas.
d) Apenas a afirmativa II é correta.
e) Apenas as afirmativas I e II são corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina