Logo Passei Direto
Buscar
Sabe-se que o ICMS é um imposto com características múltiplas e cujo estudo é considerado complexo diante das diversas hipóteses de incidência e da forma de apuração. Diante disso, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas:

O ICMS é um imposto indireto, porque seu valor é acrescido ao preço da mercadoria/serviço e recolhido pelo consumidor final.
Tem como base de cálculo o bem/serviço e considera as condições de seu contribuinte em sua apuração; assim, é classificado como real.
Possui alíquotas menores, conforme a essencialidade do bem/serviço sobre o qual incide; portanto, é seletivo.
O ICMS é considerado plurifásico, porque incide nas várias etapas ou operações realizadas até chegar ao consumidor final.
É não cumulativo, pois o imposto pago em uma etapa anterior gera um crédito a ser compensado na etapa mercantil seguinte.
User badge image
Diesa Dias do Val

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

A alternativa incorreta é: "Tem como base de cálculo o bem/serviço e considera as condições de seu contribuinte em sua apuração; assim, é classificado como real." O ICMS não é classificado como um imposto real, mas sim como um imposto sobre a circulação de mercadorias e serviços, e sua base de cálculo é o valor da operação, não considerando as condições do contribuinte.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A alternativa incorreta é a seguinte: "Tem como base de cálculo o bem/serviço e considera as condições de seu contribuinte em sua apuração; assim, é classificado como real." Na verdade, o ICMS tem como base de cálculo o valor da operação de circulação de mercadorias ou prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, não levando em consideração as condições do contribuinte em sua apuração. A classificação como "real" se refere ao fato de que o imposto incide sobre o valor real da operação, ou seja, o valor efetivamente praticado na transação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina