Logo Passei Direto
Buscar
Sobre a criação das primeiras escolas normais no país podemos afirmar:
1) Representou a intenção de formar professores dentro dos padrões estabelecidos e dos interesses do estado imperial voltados para a educação elementar.
2) Tem relação direta com a necessidade do país em formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres para com a sociedade.
3) Possibilitou o surgimento de uma nova classe trabalhadora detentora de um saber específico muito valorizado na sociedade brasileira daquela época.
4) Pretendia formar professores com profundos conhecimentos gerais a fim de proporcionar uma instrução de qualidade nas escolas públicas do estado imperial.
5) Teve pouco significado para a educação brasileira, pois os professores ali formados eram considerados de baixa qualidade e incapazes de concorrer com os professores das escolas religiosas, então predominantes no país.
User badge image
Ensinando Através de Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

1) Representou a intenção de formar professores dentro dos padrões estabelecidos e dos interesses do estado imperial voltados para a educação elementar.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assinale a opção correta, de acordo com as frases abaixo:
A) Os cursos superiores criados pelo Príncipe-regente D. João eram destinados a ________________ e marcou uma nova fase na história da educação no Brasil.
B) O decreto do ___________________ e a invasão da Península Ibérica por Napoleão Bonaparte tiveram grande influência na transmigração da Família real e da Corte portuguesa para o Brasil.
C) O _____________________ e a organização como um serviço público, mantido e controlado pelo governo, visando à preparação de pessoal para desempenhar diferentes funções na corte foram as duas características marcantes dos cursos superiores criados por D. João no Rio de Janeiro.
1) elite colonial - bloqueio continental - nítido caráter profissionalizante
2) bloqueio continental - nítido caráter profissionalizante – elite colonial
3) bloqueio continental– elite colonial- nítido caráter profissionalizante
4) elite colonial - nítido caráter profissionalizante - bloqueio continental

São corretas APENAS as características
I - Defesa da interdisciplinaridade como forma de dotar a história de instrumentos mais eficazes para a análise da sociedade.
IV - Rejeição aos métodos de pesquisa empírica e ao uso dos documentos escritos.
1. II, III e IV
2. III e IV
3. II e III
4. I e II
5. I, II e III

Marque dentre as alternativas abaixo aquela que melhor se relaciona com as características da educação no Brasil na época pombalina.

1. Este momento caracteriza-se pelo aumento das escolas técnicas e superiores no Brasil a fim de atender a deficiência deixada pela educação jesuítica.
2. Havia a existência de um currículo, no sentido de um conjunto de estudos ordenados e hierarquizados que tinha como finalidade atender a diversos níveis de especialização.
3. No período pombalino não havia, propositalmente, escolas técnicas nem superiores no Brasil e a imprensa era proibida.
4. Embora não fosse permitida a impressão de livros no Brasil, devido a sua condição de colônia era fácil obter livros vindos do estrangeiro o que facilitava o ensino nas escolas secundárias.
5. Os professores eram geralmente de alto nível e bem preparados, embora mal pagos, característica muito semelhante ao magistério dos jesuítas, cujo preparo chegava ao requinte.

O predomínio da educação jesuíta no Brasil foi quase absoluto até quando o Marquês de Pombal expulsou todos os padres da Companhia de Jesus de Portugal e de suas colônias. No lugar dos colégios da Companhia de Jesus foram criadas as aulas régias de Latim, Grego e Retórica, cada uma delas constituindo uma unidade, autônoma e isolada. Marque dentre as alternativas abaixo aquela que melhor se relaciona com as características da educação no Brasil na época pombalina.

a) Os professores eram geralmente de alto nível e bem preparados, embora mal pagos, característica muito semelhante ao magistério dos jesuítas, cujo preparo chegava ao requinte.
b) Este momento caracteriza-se pelo aumento das escolas técnicas e superiores no Brasil a fim de atender a deficiência deixada pela educação jesuítica.
c) Havia a existência de um currículo, no sentido de um conjunto de estudos ordenados e hierarquizados que tinha como finalidade atender a diversos níveis de especialização.
d) No período pombalino não havia, propositalmente, escolas técnicas nem superiores no Brasil e a imprensa era proibida.
e) Embora não fosse permitida a impressão de livros no Brasil, devido a sua condição de colônia era fácil obter livros vindos do estrangeiro o que facilitava o ensino nas escolas secundárias.

Mais conteúdos dessa disciplina