Logo Passei Direto
Buscar
Considerando o texto e o Código Tributário Nacional (CTN), analise as afirmativas a seguir sobre crédito tributário:
A - O direito de a Fazenda Pública constituir o crédito tributário extingue-se após cinco anos, contados do primeiro dia do exercício seguinte àquele em que o lançamento poderia ter sido efetuado.
B - A isenção prevista em contrato será sempre decorrente de expressa manifestação de vontade, sendo que sua forma não necessita ser solene, ou seja, tem a forma livre.
C - As circunstâncias que modificam o crédito tributário, sua extensão ou seus efeitos, ou as garantias, ou os privilégios a ele atribuídos, ou que excluem sua exigibilidade, afetam a obrigação tributária que lhe deu origem.
D - A exclusão do crédito tributário dispensa o cumprimento das obrigações acessórias dependentes da obrigação principal cujo crédito seja excluído ou dela consequente.
A
B
C
D
User badge image
Questões para o Sucesso

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as afirmativas sobre crédito tributário apresentadas: A - O direito de a Fazenda Pública constituir o crédito tributário extingue-se após cinco anos, contados do primeiro dia do exercício seguinte àquele em que o lançamento poderia ter sido efetuado. Essa afirmativa está incorreta, pois o prazo para a Fazenda Pública constituir o crédito tributário é de cinco anos contados a partir da data da ocorrência do fato gerador, conforme previsto no artigo 173 do Código Tributário Nacional (CTN). B - A isenção prevista em contrato será sempre decorrente de expressa manifestação de vontade, sendo que sua forma não necessita ser solene, ou seja, tem a forma livre. Essa afirmativa está incorreta, pois a isenção tributária não decorre de manifestação de vontade das partes, mas sim de lei específica que concede a isenção, não sendo necessariamente decorrente de contrato. C - As circunstâncias que modificam o crédito tributário, sua extensão ou seus efeitos, ou as garantias, ou os privilégios a ele atribuídos, ou que excluem sua exigibilidade, afetam a obrigação tributária que lhe deu origem. Essa afirmativa está correta, pois as circunstâncias que modificam o crédito tributário afetam a obrigação tributária que deu origem a esse crédito. D - A exclusão do crédito tributário dispensa o cumprimento das obrigações acessórias dependentes da obrigação principal cujo crédito seja excluído ou dela consequente. Essa afirmativa está incorreta, pois a exclusão do crédito tributário não dispensa o cumprimento das obrigações acessórias, que devem ser cumpridas independentemente da exclusão do crédito. Portanto, a afirmativa correta é a letra C.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I - A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios têm a prerrogativa de instituir taxas vinculadas ao exercício do poder de polícia ou à utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou disponibilizados para sua utilização.
II - Os fatos do Estado que podem ensejar a cobrança de taxas são o exercício regular do poder de polícia, que legitima a cobrança da taxa de polícia; e a utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição, possibilita a cobrança de taxa de serviço.
A - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
B - As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C - As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
D - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Sobre a anterioridade anual e nonagesimal, é possível afirmar que:
A - O PIS e a Cofins devem respeitar tanto a anterioridade anual como a anterioridade nonagesimal.
B - O PIS e a Cofins devem respeitar a anterioridade anual, mas não a nonagesimal.
C - O Imposto de Renda deve respeitar tanto a anterioridade anual como a anterioridade nonagesimal.
D - O Imposto de Renda deve respeitar a anterioridade anual, mas não a nonagesimal.
A
B
C
D

Mais conteúdos dessa disciplina