Logo Passei Direto
Buscar
Considerando o texto e o Código Tributário Nacional, assinale a alternativa correta sobre certidões negativas:
A - A certidão positiva com efeito de negativa não poderá ser empregada pelo contribuinte para os mesmos propósitos que a certidão negativa de débitos seria utilizada.
B - A certidão negativa expedida com culpa, que contenha erro contra a Fazenda Pública, responsabiliza pessoalmente o funcionário que a expedir, pelo crédito tributário e juros de mora acrescidos.
C - O contribuinte que tem débitos tributários em processo judicial, e seus bens foram penhorados em montante equivalente à execução, configura-se uma situação em que o sujeito passivo teria direito à emissão de certidão positiva com efeitos de negativa.
D - A certidão negativa será sempre expedida nos termos em que tenha sido requerida e será fornecida dentro de 20 dias da data da entrada do requerimento na repartição.
A
B
C
D
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas sobre certidões negativas à luz do Código Tributário Nacional: A - A certidão positiva com efeito de negativa não poderá ser empregada pelo contribuinte para os mesmos propósitos que a certidão negativa de débitos seria utilizada. - Esta afirmação está incorreta, pois a certidão positiva com efeito de negativa é, de fato, utilizada para os mesmos fins que a certidão negativa. B - A certidão negativa expedida com culpa, que contenha erro contra a Fazenda Pública, responsabiliza pessoalmente o funcionário que a expedir, pelo crédito tributário e juros de mora acrescidos. - Esta alternativa está incorreta, pois a responsabilidade do funcionário não é automática e depende de outros fatores. C - O contribuinte que tem débitos tributários em processo judicial, e seus bens foram penhorados em montante equivalente à execução, configura-se uma situação em que o sujeito passivo teria direito à emissão de certidão positiva com efeitos de negativa. - Esta alternativa está correta, pois a certidão positiva com efeito de negativa pode ser emitida em situações onde há garantia do débito. D - A certidão negativa será sempre expedida nos termos em que tenha sido requerida e será fornecida dentro de 20 dias da data da entrada do requerimento na repartição. - Esta afirmação não é precisa, pois o prazo pode variar e não é uma regra fixa. Portanto, a alternativa correta é: C - O contribuinte que tem débitos tributários em processo judicial, e seus bens foram penhorados em montante equivalente à execução, configura-se uma situação em que o sujeito passivo teria direito à emissão de certidão positiva com efeitos de negativa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as alternativas apresentadas: A - A certidão positiva com efeito de negativa não poderá ser empregada pelo contribuinte para os mesmos propósitos que a certidão negativa de débitos seria utilizada. B - A certidão negativa expedida com culpa, que contenha erro contra a Fazenda Pública, responsabiliza pessoalmente o funcionário que a expedir, pelo crédito tributário e juros de mora acrescidos. C - O contribuinte que tem débitos tributários em processo judicial, e seus bens foram penhorados em montante equivalente à execução, configura-se uma situação em que o sujeito passivo teria direito à emissão de certidão positiva com efeitos de negativa. D - A certidão negativa será sempre expedida nos termos em que tenha sido requerida e será fornecida dentro de 20 dias da data da entrada do requerimento na repartição. A alternativa correta, de acordo com o Código Tributário Nacional, é a opção D - A certidão negativa será sempre expedida nos termos em que tenha sido requerida e será fornecida dentro de 20 dias da data da entrada do requerimento na repartição.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I - A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios têm a prerrogativa de instituir taxas vinculadas ao exercício do poder de polícia ou à utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou disponibilizados para sua utilização.
II - Os fatos do Estado que podem ensejar a cobrança de taxas são o exercício regular do poder de polícia, que legitima a cobrança da taxa de polícia; e a utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição, possibilita a cobrança de taxa de serviço.
A - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
B - As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C - As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
D - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Sobre a anterioridade anual e nonagesimal, é possível afirmar que:
A - O PIS e a Cofins devem respeitar tanto a anterioridade anual como a anterioridade nonagesimal.
B - O PIS e a Cofins devem respeitar a anterioridade anual, mas não a nonagesimal.
C - O Imposto de Renda deve respeitar tanto a anterioridade anual como a anterioridade nonagesimal.
D - O Imposto de Renda deve respeitar a anterioridade anual, mas não a nonagesimal.
A
B
C
D

Mais conteúdos dessa disciplina