Logo Passei Direto
Buscar
Com base nesta informação analise as asserções abaixo:
Os minerais são definidos como substâncias inorgânicas, ou seja, que não possuem material animal ou vegetal em sua composição. Sua formação é natural e homogênea. Como argumenta Grotzinger e Jordan (2013, p. 85) “os geólogos definem um mineral como uma substância de ocorrência natural, sólida, cristalina, geralmente inorgânica, com uma composição química específica”.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
c. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira
d. As asserções I e II são proposições falsas.
e. As asserões I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
User badge image
Progresso com Exercícios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder à sua pergunta, precisamos analisar as asserções I e II, que não estão explicitamente apresentadas, mas podemos inferir que a primeira asserção (I) se refere à definição de minerais como substâncias inorgânicas e a segunda asserção (II) se refere à definição de minerais conforme Grotzinger e Jordan. 1. A definição de minerais como substâncias inorgânicas, que não possuem material animal ou vegetal, é verdadeira. Portanto, a asserção I é verdadeira. 2. A definição apresentada por Grotzinger e Jordan, que descreve os minerais como substâncias de ocorrência natural, sólidas, cristalinas, geralmente inorgânicas e com uma composição química específica, também é verdadeira. Portanto, a asserção II é verdadeira. Agora, precisamos verificar se a II justifica a I. A definição de minerais como substâncias inorgânicas é uma parte da definição mais ampla apresentada na II, mas não é uma justificativa direta, pois a II abrange mais características dos minerais. Com base nessa análise, temos que: - As asserções I e II são verdadeiras. - A II é uma justificativa correta da I, pois complementa a definição. Portanto, a alternativa correta é: e) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as asserções: I. Os minerais são definidos como substâncias inorgânicas, ou seja, que não possuem material animal ou vegetal em sua composição. De acordo com a definição apresentada, essa afirmação está correta. II. Sua formação é natural e homogênea. Conforme a definição de mineral apresentada, que destaca que é uma substância de ocorrência natural, sólida, cristalina, geralmente inorgânica, com uma composição química específica, essa afirmação também está correta. Portanto, as asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. Sendo assim, a alternativa correta é: e) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com base nesta informação analise as asserções abaixo:

I - No provérbio popular “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. Essa expressão, refere-se claramente ao intemperismo químico, provocado pela água. A água, por ser um solvente universal em escala de tempo geológico, consegue dissolver ou moldar as rochas, por meio da quebra da estrutura mineral que a compõem.

PORQUE

II- As rochas sedimentares, sofrem processos exógenos de desgaste e transporte. Essas ações, por gravidade, levam os sedimentos, as partes mais baixas do relevo.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I - No provérbio popular “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. Essa expressão, refere-se claramente ao intemperismo químico, provocado pela água. A água, por ser um solvente universal em escala de tempo geológico, consegue dissolver ou moldar as rochas, por meio da quebra da estrutura mineral que a compõem.
II- As rochas sedimentares, sofrem processos exógenos de desgaste e transporte. Essas ações, por gravidade, levam os sedimentos, as partes mais baixas do relevo.
a. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c. As asserções I e II são proposições falsas.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Com base no exposto, analise os itens a seguir:

1- Orogênese.

2- Epirogênese.

Associe os itens com as suas respectivas descrições:

( ) Em seu sentido etimológico, significa formação de montanhas. Relaciona-se aos processos tectônicos, especialmente aos convergentes, onde ocorre o soerguimento da crosta, ocasionando deformações e falhamentos.

( ) De acordo com Bertollo, et al (2019, p. 105) “esse processo teve início durante o Período Terciário, ao fim da Era Mesozóica e início da Era Cenozóica.

( ) Relaciona-se à formação continental, é um movimento de soerguimento lento da crosta.

( ) Como argumenta Bertollo, et al (2019, p. 106) Ela designa um conjunto de processos que movimentam a crosta terrestre, no sentido ascendente ou descendente. Quando ocorre no sentido para cima, o deslocamento é chamado de soerguimento e, quando ocorre para baixo, é denominado subsidência.

Assinale a alternativa correta.
1- Orogênese.
2- Epirogênese.
a. 2-2-1-1
b. 1-2-1-2
c. 2-1-1-1
d. 1-1-1-2
e. 1-1-2-2

De acordo com o enunciado assinale V para verdadeiro e F para falso:

( ) Sistema Biogeográfico: está relacionado aos agentes intempéricos (chuva, frio, calor, ventos) aos quais, ocorrem os processos de esculturação do relevo terrestre.

( ) Sistema antrópico: associado às interferências humanas no sistema, que podem ser benéficas ou não, modificando a distribuição da matéria e energia e o equilíbrio do sistema.

( ) Sistema Geológico: Base de formação dos sistemas terrestres, através da variação litológica, fornece matéria, este sofre a ação dos agentes intempéricos de forma passiva.

( ) Sistema Climático: Está relacionada à cobertura vegetal e à vida animal que estão no ambiente, essas características determinam a intensidade da esculturação do relevo, fornecendo matéria e retirando a mesma.

a. F-F-F-V
b. F-V-V-F
c. V-F-V-F
d. V-F-F-V
e. V-V-F-F
Sistema Biogeográfico: está relacionado aos agentes intempéricos (chuva, frio, calor, ventos) aos quais, ocorrem os processos de esculturação do relevo terrestre.
Sistema antrópico: associado às interferências humanas no sistema, que podem ser benéficas ou não, modificando a distribuição da matéria e energia e o equilíbrio do sistema.
Sistema Geológico: Base de formação dos sistemas terrestres, através da variação litológica, fornece matéria, este sofre a ação dos agentes intempéricos de forma passiva.
Sistema Climático: Está relacionada à cobertura vegetal e à vida animal que estão no ambiente, essas características determinam a intensidade da esculturação do relevo, fornecendo matéria e retirando a mesma.
a. F-F-F-V
b. F-V-V-F
c. V-F-V-F
d. V-F-F-V
e. V-V-F-F

Com base no enunciado, assinale a alternativa correta que indica o nome dos dois movimentos que são realizados, pelo Planeta Terra.
O Planeta Terra realiza dois movimentos que são extremamente importantes para a manutenção da vida. O primeiro é o movimento que a Terra faz em torno do sol, este somente se completa em uma escala temporal de 365 dias, 5 horas e 48 minutos, como resultado temos as quatro estações do ano. Já o segundo a Terra realiza em torno do seu próprio eixo. Este deslocamento, origina os dias e noites e tem, duração em torno de 24 horas.
a. Movimento de Rotação e movimento de Translação.
b. Movimento de Translação e movimento de Elipse.
c. Movimento da Eclíptica e movimento de Elipse.
d. Movimento de Translação e movimento de Rotação.
e. Movimento Espiral e movimento de Rotação.

Assinale a alternativa correta que indica como inicialmente foram denominadas, as três camadas principais da Terra.
No final do século XIX, Emil Wiechert propôs que o interior do Planeta Terra fosse organizado em camadas. Estes estudos, foram bem aceitos no meio acadêmico, ao ponto de serem a base que auxilia no entendimento das camadas da Terra. Inicialmente, conclui-se que a terra era estruturada em três camadas, com algumas subdivisões.
a. Crosta, Astenosfera e Núcleo interno
b. Crosta, Manto e Núcleo Externo
c. Crosta, Manto e Núcleo
d. Litosfera, Astenosfera e Endosfera
e. Litosfera, Manto superior e Núcleo

De acordo com o enunciado, assinale a alternativa correta que apresenta a forma de atuação dos sistemas geomorfológicos, na esculturação do relevo.
As dinâmicas do Planeta Terra estão interligadas, e acontecem de forma simultânea. Sendo assim, a geologia, a hidrografia, a pedologia, a climatologia e demais ciências geográficas, exercem um importante papel na esculturação e transformação do relevo e compõem parte do relevo, formando assim, os sistemas geomorfológicos.
a. Os sistemas, podem atuar na esculturação do relevo, somente de forma individual.
b. Os sistemas, podem atuar na esculturação do relevo de forma integrada ou individual, através de processos interativos.
c. Os sistemas, podem atuar na esculturação do relevo de forma integrada ou individual, através de processos isolados.
d. Os sistemas, não podem atuar na esculturação do relevo de forma integrada ou individual, mas apenas através de processos interativos.
e. Os sistemas, podem atuar na esculturação do relevo de forma integrada, interconectada e isolada.