Logo Passei Direto
Buscar
02. (2016) O cobre metálico pode ser oxidado por ácido nítrico diluído, produzindo água, monóxido de nitrogênio e um sal (composto iônico). A reação pode ser representada pela seguinte equação química (não balanceada): Cu(s) + HNO3(aq) → H2O(l) + NO(g) + Cu(NO3)2(aq). A soma dos coeficientes estequiométricos (menores números inteiros) da equação balanceada, o agente redutor da reação e o nome do composto iônico formado são, respectivamente,

[A] 18 ; Cu ; nitrato de cobre I.
[B] 20 ; Cu ; nitrato de cobre II.
[C] 19 ; HNO3 ; nitrito de cobre II.
[D] 18 ; NO ; nitrato de cobre II.
[E] 20 ; Cu ; nitrato de cobre I.
User badge image
Aprimorando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada alternativa: A equação química fornecida é: Cu(s) + HNO3(aq) → H2O(l) + NO(g) + Cu(NO3)2(aq). Para balancear a equação, temos: Cu(s) + 4HNO3(aq) → 2H2O(l) + 2NO(g) + Cu(NO3)2(aq). Assim, a soma dos coeficientes estequiométricos é 1 + 4 + 2 + 2 + 1 = 10. O agente redutor da reação é o cobre, que sofre oxidação, passando do estado de oxidação 0 para +2 no Cu(NO3)2. O composto iônico formado é o nitrato de cobre II, Cu(NO3)2. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: [D] 18 ; NO ; nitrato de cobre II.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

06. (2019) Neste ano de 2019, foi realizada pelos alunos da EsPCEx uma prática no laboratório de química envolvendo eletrólise com eletrodos ativos conforme a descrição experimental: - Num béquer de capacidade 100 mL (cuba eletrolítica) coloque cerca de 50 mL de solução aquosa de sulfato de cobre II de concentração 1 mol.L-1. Tome como eletrodos uma barra fina de cobre e um prego de ferro. Ligue-os com auxílio de fios a uma fonte externa de eletricidade com uma corrente contínua de intensidade de 3 Ampères. Esta fonte tem capacidade para efetuar perfeitamente esse processo de eletrólise. O prego deve ser ligado ao polo negativo da fonte e a barra de cobre ao polo positivo da fonte. Mergulhe os eletrodos na solução durante 16 minutos e 5 segundos e observe. Considere o arranjo eletrolítico (a 25 ºC e 1 atm) e o sal completamente dissociado, conforme visto na figura a seguir: Dado: 1 Faraday (F) = 96500 Coulomb (C) / mol de elétrons. Na discussão apresentada nos relatórios dos diversos grupos de alunos, surgiram as seguintes afirmativas: I – Na superfície do prego ocorreu a deposição de cobre metálico. II – Durante o processo a barra de cobre se oxida. III – A massa de cobre metálico que se depositou na superfície do prego foi de 2,45 g. IV – A semi-reação de redução que ocorre no cátodo é Cu2+ + 2 e- → Cuº. V – A reação global é Fe2+ + Cuº → Feº + Cu2+. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.
I – Na superfície do prego ocorreu a deposição de cobre metálico.
II – Durante o processo a barra de cobre se oxida.
III – A massa de cobre metálico que se depositou na superfície do prego foi de 2,45 g.
IV – A semi-reação de redução que ocorre no cátodo é Cu2+ + 2 e- → Cuº.
V – A reação global é Fe2+ + Cuº → Feº + Cu2+.
[A] I, II e IV.
[B] II, III e V.
[C] I, IV e V.
[D] I, II, III e IV.
[E] I, II e V.

Mais conteúdos dessa disciplina