Logo Passei Direto
Buscar

Medicina

Outros
QUESTÃO 91 Resposta A
CORRETA. O gráfico mostra que o carregador sem fio é menos eficiente que os de cabo, pois a carga final é menor. Além disso, entre os dois carregadores com cabo, o que carrega mais rápido é o de menor potência.
INCORRETA. O aluno pode confundir o conceito de potência, associando erroneamente que o tempo é diretamente proporcional a essa grandeza.
INCORRETA. O aluno pode confundir o conceito de potência, associando que o menor tempo está relacionado com a menor potência.
INCORRETA. O aluno pode pensar que, por não ter cabo, o carregador é mais eficiente, por não existirem perdas.
INCORRETA. O aluno pode pensar que, por não ter cabo, o carregador é mais eficiente, por não existirem perdas.

a) II and IV are correct.
b) II, III, and IV are correct.
c) I, III, and IV are correct.
User badge image
Desvendando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as afirmações apresentadas: CORRETA. O gráfico mostra que o carregador sem fio é menos eficiente que os de cabo, pois a carga final é menor. Além disso, entre os dois carregadores com cabo, o que carrega mais rápido é o de menor potência. - Correta. INCORRETA. O aluno pode confundir o conceito de potência, associando erroneamente que o tempo é diretamente proporcional a essa grandeza. - Incorreta. INCORRETA. O aluno pode confundir o conceito de potência, associando que o menor tempo está relacionado com a menor potência. - Incorreta. INCORRETA. O aluno pode pensar que, por não ter cabo, o carregador é mais eficiente, por não existirem perdas. - Incorreta. INCORRETA. O aluno pode pensar que, por não ter cabo, o carregador é mais eficiente, por não existirem perdas. - Incorreta. Com base na análise, a única afirmação correta é a primeira. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: a) II and IV are correct.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

QUESTÃO 92 Resposta D
A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não compreende que as nanopartículas, encontradas nos nanobio-fertilizantes, são capazes de aumentar o número de células bacterianas promotoras de crescimento vegetal.
B) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não compreende que as bactérias promotoras de crescimento vegetal ajudam as plantas a crescer de diferentes formas, entre elas, protegendo os vegetais contra patógenos. Dessa forma, a utilização dos nanobiofertilizantes impede o crescimento de fitopatógenos.
C) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não compreende que as bactérias promotoras de crescimento vegetal ajudam as plantas a crescer de diferentes formas, entre elas, aumentando a absorção pelas raízes. Dessa forma, a utilização dos nanobiofertilizantes favorece a absorção pelas raízes dos vegetais.
D) CORRETA. Existem bactérias capazes de ajudar as plantas a crescer de diferentes formas, seja fixando nitrogênio e outros nutrientes na região da raiz ou produzindo compostos que atuam como hormônios ou que protegem os vegetais contra patógenos e outros fatores de estresse. A utilização de nanobiofertilizantes potencializa o efeito benéfico desses microrganismos, resultando na captação de nutrientes pelo vegetal. Sem essas bactérias, as plantas teriam muita dificuldade para obter nutrientes.
E) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não compreende que as bactérias promotoras de crescimento vegetal ajudam as plantas a crescer de diferentes formas, entre elas, realizando a fixação do nitrogênio. Dessa forma, a utilização dos nanobiofertilizantes aumenta a fixação do nitrogênio pelas rizobactérias.

QUESTÃO 93 Resposta D
A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa faz a análise da lei de Ohm incorretamente, pensando que quanto maior é a resistência, maior é a temperatura, visto que o valor da resistência no circuito é inversamente proporcional ao valor da potência gerada.
B) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa relaciona corretamente o valor da resistência e a temperatura de saída da água como inversamente proporcionais; contudo, se confunde ao associar a posição verão à alta temperatura; além disso, não interpreta corretamente o circuito, uma vez que a posição verão funciona com maior resistência.
C) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa faz a análise da lei de Ohm incorretamente, pensando que quanto menor é a resistência, menor é a temperatura, visto que o valor da resistência no circuito é inversamente proporcional ao valor da potência gerada.
D) CORRETA. Ao observar a imagem, fica claro que o caminho do circuito “verão” tem maior resistência do que o do circuito inverno. Podemos deduzir isso por meio da relação de proporcionalidade inversa entre o valor da resistência e o valor da potência gerada usando a equação Pot 5 v2/R.
E) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa faz a análise da lei de Ohm incorretamente, pensando que quanto menor é a resistência, menor é a temperatura, visto que o valor da resistência no circuito é inversamente proporcional ao valor da potência gerada.

QUESTÃO 94 Resposta C
A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa entende que exocitose é um processo de saída de substâncias da célula, mas ignora o fato de que esse processo não se aplica à água; ele também entende que a endocitose é um mecanismo de entrada de substâncias nas células, mas ignora o fato de que esse processo não se aplica ao açúcar.
B) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa é induzido a marcá-la pelo termo “acoplado” e desconhece o seu significado, acreditando tratar-se de uma referência ao fato de água e açúcar estarem sendo transportados em uma mesma situação; ele também entende que a fagocitose é um mecanismo de entrada de substâncias nas células, mas ignora o fato de que esse processo não se aplica ao açúcar.
C) CORRETA. A perda de água ocorre por um processo passivo denominado osmose, enquanto a absorção de açúcar ocorre por um processo passivo denominado difusão, ambos processos espontâneos a favor do gradiente de concentração.
D) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa desconhece os mecanismos de transporte de substâncias, acreditando que haja gasto energético no transporte de água e que osmose se aplique ao transporte de soluto.
E) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa sabe que a pinocitose se refere ao englobamento de partículas líquidas, mas ignora que esse processo ocorre para a entrada de substâncias e que ele não se aplica à água; ele também acredita que o transporte de açúcar envolva o gasto de energia, justamente pelo fato desse ser o principal nutriente energético dos seres vivos.

QUESTÃO 97 Resposta C
A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa tende a pensar de forma mais imediatista, levando em conta que a redução da quantidade de tubarões aumentará a de polvos e diminuirá a de suas presas, as lagostas. Ocorre que, à medida que a população de lagostas for diminuindo, isso levará à diminuição da população de polvos também, que ficarão com pouca disponibilidade de alimento.
B) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa deve ter levado em conta o aspecto numérico representado na pirâmide, ignorando as interações alimentares de interdependência de uma cadeia alimentar, em que todos os elos estão em equilíbrio fino.
C) CORRETA. A redução na quantidade de predadores que estão no topo da cadeia alimentar elimina justamente aquele que controla os tamanhos das populações dos demais níveis, causando desequilíbrio em toda a cadeia alimentar e ainda podendo causar prejuízos à economia que explora algum desses organismos, como o caso da pesca de lagosta.
D) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa deve ter levado em conta apenas o aspecto de que os tubarões estão no final da cadeia alimentar, ignorando o fato de que todos os elos estão intimamente relacionados e são interdependentes.
E) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa pode adotar uma postura mais antropocêntrica, considerando que a diminuição de ataques a humanos pode beneficiar a sociedade e transpondo essa ideia aos demais animais aquáticos, ignorando que em um ambiente equilibrado as relações de predação são necessárias para a manutenção da saúde do ecossistema.

QUESTÃO 98 Resposta D
A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa calcula corretamente o valor da frequência da música tocada pelo DJ durante o teste. Erra, entretanto, ao associar a causa da variação de intensidade sonora à difração. A difração é um fenômeno que ocorre quando as ondas sonoras encontram obstáculos durante a propagação, o que não acontece nessa situação.
B) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa calcula corretamente o valor da frequência da música tocada pelo DJ durante o teste. Erra, entretanto, ao associar a causa da variação de intensidade sonora à refração. A refração é um fenômeno que ocorre quando há mudança no meio de propagação das ondas. Nesse caso, as ondas só se propagam pelo ar e, por isso, não há refração.
C) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa associa erroneamente a causa da variação de intensidade sonora à difração. A difração é um fenômeno que ocorre quando as ondas sonoras encontram obstáculos durante a propagação, o que não acontece nessa situação.
Além disso, ao analisar as condições de sobreposição das ondas para que haja interferência destrutiva, crê que a inversão de fase ocorre a cada comprimento de onda completo, e não meio. Assim, escreve:
λ 5 2,5 m v 5 λ ? f 340 5 2,5 ? f f 5 136 Hz
D) CORRETA. O fenômeno que causa a variação da intensidade sonora, como descrito no problema, é a interferência. Quando as ondas se superpõem na mesma fase, a interferência é construtiva e as intensidades se somam; analogamente, se as fases são opostas, há interferência destrutiva, associada à intensidade sonora mínima.
Como as caixas estão inicialmente em um ponto de máximo, isto é, de interferência construtiva (pico com pico e vale com vale), será necessário que a caixa ande o equivalente a meio comprimento de onda, de forma que picos se sobreponham a vales, gerando interferência destrutiva.
Dessa forma, como as interferências destrutivas ocorrem a cada 2,5 m de movimento da caixa, pode-se escrever:
λ 2 5 2,5 m → λ 5 5 m
Portanto: v 5 λ ? f 340 5 5 ? f f 5 68 Hz
E) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa compreende que o fenômeno que causa a variação da intensidade sonora é a interferência. Contudo, ao analisar as condições de sobreposição das ondas para que haja interferência destrutiva, crê que a inversão de fase ocorre a cada comprimento de onda completo, e não meio. Assim, escreve:
λ 5 2,5 m v 5 λ ? f 340 5 2,5 ? f f 5 136 Hz

QUESTÃO 100 Resposta A
A) CORRETA. As queimadas realizadas pelos índios xavantes auxiliam as plantas do Cerrado a terminarem seu ciclo biológico, promovendo a floração, produção de frutos e liberação de sementes. Sendo uma prática necessária para a tribo que se beneficia da caça e para o bioma, formando uma estrutura ecológica de preservação a longo prazo.
B) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa compreende que as queimadas realizadas pelos índios são positivas para o meio ambiente, porém não compreende que o plantio de leguminosas no local onde deveriam estar as plantas do Cerrado é uma prática danosa ao meio ambiente, pois estariam desmatando plantas locais para realizar o plantio de plantas de valor econômico.
C) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa compreende que as queimadas realizadas pelos índios são positivas para o meio ambiente, porém não entende que as queimadas não beneficiam o solo, e sim os seres vivos que nele vivem. Somente com o fogo as plantas do Cerrado conseguem concluir seu ciclo biológico.
D) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa entende que a desertificação é um processo natural em regiões que sofrem muita degradação, mas não compreende que o Cerrado e a Caatinga são biomas independentes, com características próprias e que não competem por espaço. Além disso, o aluno não reconhece que a Caatinga não é um bioma desértico, mas sim um semiárido.
E) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não compreende que as queimadas não auxiliam no processo de extinção ou destruição do solo, e sim auxiliam as plantas do Cerrado a terminarem seu ciclo biológico.

Mais conteúdos dessa disciplina