Logo Passei Direto
Buscar
No início do século XX, uma disputa acirrada foi travada entre os que defendiam uma escola laica, pública e republicana, e aqueles que a queriam atrelada à Igreja. Nesse processo, liberais progressistas e conservadores se habilitavam a propor e implementar a educação escolarizada. No caso do Brasil, a disputa ocorreu entre as forças sociais que se agruparam em torno do movimento escolanovista e a Igreja Católica. O movimento da escola nova trouxe novas propostas de mudança para o campo educacional. De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-texto, analise as afirmativas abaixo, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as alternativas falsas. I. ( ) Esta nova concepção da educação estava calcada nas descobertas da psicologia, que vinha chamando a atenção para as diferenças na psique da criança e do adulto e defendia o movimento de emancipação das massas populares nas sociedades do Ocidente. II. ( ) O movimento contou com a fundamentação do experimento de Cecil Reddie (Inglaterra) e Edmond Demolins (Normandia) em que as crianças foram colocadas “no campo”, onde têm ampla liberdade e recebem a educação num ambiente familiar e harmônico. III. ( ) No Brasil, o escolanovismo foi defendido por educadores e intelectuais por meio de um movimento denominado “Otimismo Pedagógico” ou “Entusiasmo pela Educação”. Entre eles destacaram-se Lourenço Filho, Fernando de Azevedo e Anísio Teixeira. IV. ( ) O movimento expressou-se no século XVII por meio de René Descartes que defendeu a ideia de que só se pode fundamentar o verdadeiro conhecimento a partir da dúvida, como método de pensamento rigoroso. Agora, marque a opção correta. E V, V, V, F

E
V, V, V, F
User badge image
Desenvolvendo com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as afirmativas sobre o movimento escolanovista: I. ( ) Esta nova concepção da educação estava calcada nas descobertas da psicologia, que vinha chamando a atenção para as diferenças na psique da criança e do adulto e defendia o movimento de emancipação das massas populares nas sociedades do Ocidente. Verdadeiro (V). O movimento escolanovista estava fundamentado em ideias psicológicas que destacavam a importância de considerar as diferenças entre crianças e adultos, além de buscar a emancipação das massas populares através da educação. II. ( ) O movimento contou com a fundamentação do experimento de Cecil Reddie (Inglaterra) e Edmond Demolins (Normandia) em que as crianças foram colocadas “no campo”, onde têm ampla liberdade e recebem a educação num ambiente familiar e harmônico. Verdadeiro (V). O experimento de Cecil Reddie e Edmond Demolins, conhecido como "Little Commonwealth" na Inglaterra, propunha uma educação baseada na liberdade e no convívio familiar para as crianças. III. ( ) No Brasil, o escolanovismo foi defendido por educadores e intelectuais por meio de um movimento denominado “Otimismo Pedagógico” ou “Entusiasmo pela Educação”. Verdadeiro (V). No Brasil, o movimento escolanovista foi representado por educadores como Lourenço Filho, Fernando de Azevedo e Anísio Teixeira, que defendiam uma visão otimista e entusiasta em relação à educação. IV. ( ) O movimento expressou-se no século XVII por meio de René Descartes que defendeu a ideia de que só se pode fundamentar o verdadeiro conhecimento a partir da dúvida, como método de pensamento rigoroso. Falso (F). A referência a René Descartes está incorreta, pois o movimento escolanovista não se expressou no século XVII, e Descartes não estava diretamente ligado a esse movimento educacional. Portanto, a sequência correta é: V, V, V, F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Ao longo da história, os conquistadores sempre tratam de dar, por meio das leis que eles mesmos promulgam, um certo referendo social a seus títulos possessórios, originados simplesmente da força. Até que, por último, vem o filósofo, que se encarrega de explicar que ditas leis contam com o assentimento geral da sociedade. Entretanto, não resta dúvida de que, se a propriedade privada da terra repousasse nesse assentimento geral, ela desapareceria a partir do momento em que a maioria da sociedade deixasse de reconhecê-la. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARX, Karl. Sobre a nacionalização da terra. Disponível em: . Acesso em: 07 nov. 2017. De acordo com o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, o advento da propriedade privada desencadeou transformações sociais importantes. Sobre essas transformações, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) A apropriação da propriedade privada teve uma influência insignificante para a divisão dos homens em classes sociais, pois eles continuaram a trabalhar na terra para garantir a própria sobrevivência.
II. ( ) O advento da propriedade privada possibilitou que os proprietários vivessem do trabalho alheio.
III. ( ) Nas civilizações grega e romana, a ideia de uma aristocracia que detinha a propriedade privada da terra e dos escravos caracterizou o modo de produção antigo como modo de produção escravista. Nesse período, o trabalho era desenvolvido tanto pelos proprietários como pelos homens livres.
IV. ( ) Com o surgimento da separação de classes, a educação passou a acontecer de forma diferenciada para os homens livres e para os escravos, sendo que estes últimos passaram a receber uma educação mais intelectualizada.
F - V - F - F
3 - 1 - 4 - 2 - 5

III. ( ) Aristóteles (384-322 a.C.) considerava que o trabalho manual deveria ser executado pelos escravos, pois estes tinham almas diferentes dos homens livres e por isso estavam aptos a desenvolverem esse tipo de atividade. Agora, marque a sequência correta.

A F – F – V
B V – F – F
C é composto nas relações entre o trabalho assalariado e o capital para a produção de bens. Analise as afirmativas seguintes sobre esses fatos, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) Os produtos e mercadorias pertencem ao capitalista, que lucra com a mais-valia, que vem da diferença entre o valor do produto e o valor do capital envolvido no processo de produção.
II. ( ) O capitalismo tem como características principais: atividades industriais como principal fonte de negócio e lucros, concentração de renda nas mãos da burguesia industrial, que são os grandes donos de indústrias e grande desigualdade social, pois os lucros ficam quase que totalmente com os donos de indústrias.
III. ( ) À medida que a produção e o intercâmbio de mercadorias se desenvolvem, quando até mesmo a força de trabalho se torna mercadoria, o valor (trabalho abstrato) passa a ser representado pelo dinheiro, uma mercadoria que serve de valor de troca de todas as mercadorias. O dinheiro assume o caráter de capital quando o seu possuidor toma posse dos meios de produção e para acioná-los adquire a mercadoria força de trabalho.
IV. ( ) As mudanças com a industrialização a partir do século XIX, caracterizada pela introdução de máquinas na produção, revolução científica, Iluminismo e ampliação da divisão do trabalho, não causaram nenhuma mudança no perfil da educação escolarizada. Agora, marque a sequência correta.
A V – F – V – F
B F – V – F – V
C V – V – V – F
D F – F – V – V
E F – F – F – V

Mais conteúdos dessa disciplina