Logo Passei Direto
Buscar
A Torre Eiffel foi construída por Gustave Eiffel para a Exibição Universal de 1889, em Paris, realizada na data do centenário da Revolução Francesa. Uma estrutura revolucionária para a época. Ainda hoje, é um dos principais símbolos de Paris e da França. A torre é um dos marcos da utilização de novas tecnologias e de uma nova abordagem na arquitetura, pois:
inaugura um tempo onde o impacto e a monumentalidade das obras são mais importantes que a técnica construtiva e a preocupação com o entorno urbano.
faz referência aos edifícios históricos do passado, como as grandes pirâmides egípcias e templos gregos, apenas atualizando sua expressividade através do uso de novos materiais.
representa um retrocesso da arquitetura, pois enfatiza apenas a construtividade e o material, despreocupando-se da composição formal e volumétrica como objeto impactante na paisagem urbana.
utiliza a tecnologia avançada da construção em aço, antecipando a ênfase na exposição estrutural explorada pelo movimento moderno nas décadas seguintes, sugerindo a possibilidade de montagem e fabricação industrial das peças.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A Torre Eiffel foi construída por Gustave Eiffel para a Exibição Universal de 1889, em Paris, realizada na data do centenário da Revolução Francesa. A torre é um marco da utilização de novas tecnologias e de uma nova abordagem na arquitetura, sendo pioneira no uso de tecnologia avançada da construção em aço. Ela antecipou a ênfase na exposição estrutural explorada pelo movimento moderno nas décadas seguintes, sugerindo a possibilidade de montagem e fabricação industrial das peças.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A partir do texto e de seus conhecimentos sobre a Escola de Chicago, assinale a resposta correta:
O trecho demonstra o caráter conceitual e pouco afeito a pragmatismos da Escola de Chicago, cuja ideologia se define pelo rechaço ao uso de tecnologias industriais e advoga pelo uso de materiais e técnicas construtivas vernaculares e tradicionais.
O texto demonstra que, apesar da abordagem pragmática e técnica defendida pelos arquitetos da escola de Chicago, o arranha-céu era interpretado como produto inevitável das novas forças sociais e tecnológicas americanas, contendo em sua verticalidade um alto poder simbólico.
Possibilitado pelo desenvolvimento da tecnologia construtiva, especialmente o concreto e o aço, juntamente com o aparecimento do elevador, o surgimento da tipologia de arranha-céu representou apenas o desejo de aumentar exponencialmente os lucros do mercado imobiliário, que poderiam construir muito mais sobre o mesmo terreno.
O texto não representa os ideais da Escola de Chicago, extremamente racionais e contra qualquer tipo de abordagem simbólica, pautando-se apenas pelo maior aproveitamento do terreno, utilização de esqueleto estrutural em grelha de concreto ou aço e incorporação de tecnologias de circulação vertical.
O trecho prova que Sullivan acredita que o arranha-céu, tipologia que viria a transformar a paisagem das cidades no século XX, deveria ser alto apenas por questões simbólicas, e não pelas novas possibilidades de inserção urbana, racionalidade e economia que representava.

Mais conteúdos dessa disciplina