Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
Durante o processo de resolução de um conflito espacial entre leis estrangeiras o juiz se depara com diversas dificuldades a serem sanadas. Uma dessas dificuldades ocorre quando a lei estrangeira aplicável ao caso concreto não pode ser aplicada. Tal situação pode ocorrer pela impossibilidade de identificação do conteúdo do direito estrangeiro como em casos em que o mesmo, apesar de identificado, não poderá ser aplicado pelo magistrado como nos que existe uma clara situação de fraude à lei. Considerando o enunciado, sobre Fraude à lei, assinale a alternativa correta:
a. Ocorre fraude à lei quando as partes ignoram elemento de conexão que não perceberam, mas deveriam ter conhecimento de sua existência.
b. Temos a fraude à lei, sempre que há a ignorância de um elemento de conexão que claramente deveria ser reconhecido na relação concreta entre os privados.
c. Ocorre a fraude à lei quando as partes, deliberadamente e com intenção dirigida para alterar o elemento de conexão da relação jurídica e se beneficiarem disto, assim determinam seu agir.
d. Ocorre fraude à lei sempre que o juiz da causa determina a aplicação de uma norma que não seria a aplicável.
e. Quanto a fraude à lei, sempre verificamos a incorrência das partes em erro, pelo que acontece uma fraude ao sistema jurídico interno que deveria ser aplicado.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para analisar a questão sobre fraude à lei, precisamos entender o conceito de fraude à lei no contexto jurídico. A fraude à lei ocorre quando as partes manipulam a escolha da norma aplicável com a intenção de obter um benefício indevido, alterando o elemento de conexão da relação jurídica. Vamos analisar as alternativas: a) Ocorre fraude à lei quando as partes ignoram elemento de conexão que não perceberam, mas deveriam ter conhecimento de sua existência. - Esta opção fala sobre ignorância, o que não caracteriza fraude à lei. b) Temos a fraude à lei, sempre que há a ignorância de um elemento de conexão que claramente deveria ser reconhecido na relação concreta entre os privados. - Novamente, fala sobre ignorância, o que não se encaixa na definição de fraude à lei. c) Ocorre a fraude à lei quando as partes, deliberadamente e com intenção dirigida para alterar o elemento de conexão da relação jurídica e se beneficiarem disto, assim determinam seu agir. - Esta opção está correta, pois descreve a intenção deliberada das partes em manipular a norma aplicável. d) Ocorre fraude à lei sempre que o juiz da causa determina a aplicação de uma norma que não seria a aplicável. - Esta opção se refere à atuação do juiz, não às partes, e não caracteriza fraude à lei. e) Quanto a fraude à lei, sempre verificamos a incorrência das partes em erro, pelo que acontece uma fraude ao sistema jurídico interno que deveria ser aplicado. - Esta opção fala sobre erro, o que não é o foco da fraude à lei. Portanto, a alternativa correta é: c) Ocorre a fraude à lei quando as partes, deliberadamente e com intenção dirigida para alterar o elemento de conexão da relação jurídica e se beneficiarem disto, assim determinam seu agir.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as opções apresentadas: a. Ocorre fraude à lei quando as partes ignoram elemento de conexão que não perceberam, mas deveriam ter conhecimento de sua existência. b. Temos a fraude à lei, sempre que há a ignorância de um elemento de conexão que claramente deveria ser reconhecido na relação concreta entre os privados. c. Ocorre a fraude à lei quando as partes, deliberadamente e com intenção dirigida para alterar o elemento de conexão da relação jurídica e se beneficiarem disto, assim determinam seu agir. d. Ocorre fraude à lei sempre que o juiz da causa determina a aplicação de uma norma que não seria a aplicável. e. Quanto a fraude à lei, sempre verificamos a incorrência das partes em erro, pelo que acontece uma fraude ao sistema jurídico interno que deveria ser aplicado. A fraude à lei ocorre quando as partes agem de forma a burlar a aplicação da lei, buscando benefícios indevidos. A definição mais precisa é a apresentada na opção: c. Ocorre a fraude à lei quando as partes, deliberadamente e com intenção dirigida para alterar o elemento de conexão da relação jurídica e se beneficiarem disto, assim determinam seu agir. Portanto, a alternativa correta é a letra c.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre os três pilares básicos do Direito Internacional Privado que marcam a sua evolução histórica, assinale a alternativa correta:
A maioria dos estudos aponta que na Antiguidade como os estrangeiros não possuíam direitos, não havia conflitos entre a lei nacional e a lei estrangeira, por isso não existia a necessidade de um Direito para resolver este tipo de problema. O Direito Internacional Privado foi se desenvolvendo à medida que esses conflitos foram surgindo impulsionados pelo surgimento dos Estados soberanos, pela intensificação das relações comerciais e outros fatores.
a. A Personalidade do Direito é atrelada ao nome de Mancini, que defendeu como o melhor critério a ser utilizado para o estabelecimento da lei a ser aplicável em caso de conflitos de leis no espaço o da localidade, ou seja, quando a relação em análise for relativa a bens e contratos serão regidas pela lei do local, e quando foi relativa a questões de capacidade ou estado será aplicada que as partes escolherem.
b. A Personalidade do Direito é atrelada ao nome de Savigny, ao contrário de Mancini defendeu que o melhor critério a ser utilizado para o estabelecimento da lei a ser aplicável em caso de conflitos de leis no espaço é o da nacionalidade do indivíduo, quando a relação em análise for relativa à sua capacidade e estado, já as demais relações que envolvem bens, contratos, e outras questões serão regidas pela lei que a pessoa escolher.
c. A Territorialidade do Direito é atrelada ao nome de Story, o qual foi o primeiro doutrinador a adotar a nomenclatura “Direito Internacional Privado” e que afirmava que o direito internacional era na realidade direito nacional, sendo a aplicação do direito estrangeiro regulada por cada Estado.
d. Universalidade das normas de conflito de leis no espaço é atrelada ao nome de Savigny, que defendia a busca pela natureza da relação jurídica que dá origem ao conflito de normas, reforçando com isso a ideia de soberania absoluta do direito nacional.
e. A Universalidade das normas é atrelada ao nome de Mancini, segundo o qual o meio correto de encontrar a lei mais adequada é o critério da sede da relação, ou seja, o domicílio das pessoas quando a relação disser respeito a sua capacidade e estado, e a localização da coisa quando esta for o objeto da relação.

Considerando o enunciado e seus conhecimentos sobre como se deve resolver qual a Lei a ser aplicada ao caso de José, indique a assertiva correta:

a. As regras de conexão são as normas estatuídas pelo DIP que apontam qual o direito aplicável às diversas situações jurídicas conectadas a mais de um sistema legal. É o conceito dado por Jacob Dolinger e Carmem Tiburcio. Portanto, deve-se utilizar das regras de conexão internacional para indicar o regramento do caso concreto envolvendo José.
b. As regras de conexão, no dizer de Jacob Dolinger e Carmem Tiburcio, são aquelas espécies normativas que regem sempre a situação que se apresenta com elemento de internacionalidade ao julgador. Ou seja, já que o acidente ocorreu em Portugal, as regras de conexão indicam que a solução é a aplicação da Lei portuguesa
c. Os professores Jacob Dolinger e Carmem Tiburcio ensinam que as regras de conexão são aquelas que apontam para a existência de fatos que devem ser julgados com base na Lei de quem invoca o Direito. Portanto, se a vítima do acidente bater às portas do Judiciário, pelas regras de conexão, o Direito aplicável é o português.
d. Os professores Jacob Dolinger e Carmem Tiburcio indicam que as regras de conexão são aquelas que atraem a competência da Justiça brasileira para dirimir conflitos internacionais envolvendo partes privadas. Portanto, somente é aplicável ao fato em análise a Lei brasileira, por força das regras de conexão que assim determinam
e. Os professores Jacob Dolinger e Carmem Tiburcio indicam que as regras de conexão são aquelas que atraem a competência da Justiça brasileira

A proteção dos direitos adquiridos validamente em um país distinto é tema de importante discussão dentro do Direito Internacional Privado. A esse respeito, mesmo com críticas, tem-se a Teoria de Pillet, que é referência no assunto. Sobre a referida Teoria, leis as assertivas e assinale a alternativa correta:
a. A teoria de Pillet determina que a soberania dos Estados é elemento vital para a determinação da resolução do problema visto pelo DIPri, mesmo que o negócio ou evento em questão seja eivado de vício.
b. A teoria de Pillet indica que os conflitos devem sempre ser resolvidos por práticas de mediação internacional, pouco importando a Lei a ser aplicada. Daí porque enfrenta críticas da doutrina.
c. A Teoria de Pillet determina que a Lei aplicável é a do Estado mais forte, independente do respeito à soberania dos países. Por isso, sofre críticas da doutrina.
d. A teoria de Pillet determina que a soberania dos Estados é elemento vital para a determinação da resolução do problema visto pelo DIPri, primando, de igual sorte, pelo respeito ao direito adquirido e os requisitos de validade dos negócios jurídicos, dizendo que não há conflito quando o direito foi legitimamente adquirido de acordo com a ordem jurídica local, devendo ele ser respeitado também em ordem jurídica estrangeira.
e. A teoria de Pillet determina que os Estados, independente da soberania dos mesmos, devem dirimir os conflitos entre leis aplicando a lei do local da celebração do negócio ou da ocorrência do evento.

Mais conteúdos dessa disciplina