Logo Passei Direto
Buscar

Finanças

Outros
Quais são as desvantagens do cartão de débito, de acordo com a professora Laura Helena Padilha?
I- Com notas pequenas é mais fácil gastar sem perceber, o que pode levar à perda de controle financeiro.
II- O cartão de débito permite gastar além do que se tem na conta do banco, levando a endividamento.
III- Muitas pessoas fazem despesas sem pensar ao usar o cartão de débito, o que pode resultar em endividamento.
IV- O cartão de débito não oferece segurança em relação ao uso do dinheiro.
a) I e III estão corretas.
b) II e IV estão corretas.
c) I e IV estão corretas.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar cada afirmativa: I- Com notas pequenas é mais fácil gastar sem perceber, o que pode levar à perda de controle financeiro. Esta afirmação está correta, pois o uso do cartão de débito pode facilitar gastos sem a percepção do dinheiro saindo da conta, o que pode prejudicar o controle financeiro. II- O cartão de débito permite gastar além do que se tem na conta do banco, levando a endividamento. Esta afirmação está incorreta, pois o cartão de débito não permite gastos além do saldo disponível na conta, diferentemente do cartão de crédito. III- Muitas pessoas fazem despesas sem pensar ao usar o cartão de débito, o que pode resultar em endividamento. Esta afirmação está correta, pois o uso do cartão de débito pode levar a gastos impulsivos e falta de planejamento financeiro. IV- O cartão de débito não oferece segurança em relação ao uso do dinheiro. Esta afirmação está incorreta, pois o cartão de débito oferece segurança em relação ao uso do dinheiro, já que não é necessário andar com grandes quantias em espécie. Portanto, as afirmativas corretas são I e III. A alternativa que contém ambas é: a) I e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Qual é o objetivo do Programa de Educação Financeira nas Escolas?

Ajudar as pessoas a planejarem sua vida financeira para realizarem seus sonhos.
Ensinar as crianças a estarem no mundo de modo socioambientalmente responsável.
Controlar as finanças, evitar dívidas descontroladas e fraudes, e promover a qualidade de vida.
Todas as alternativas anteriores estão corretas.

ita que nada pode acontecer com ela, apenas com os outros. É importante ter otimismo e autoconfiança, mas com base na realidade. É preciso observar a situação, conhecer suas próprias limitações e agir de acordo. Senão, você está se enganando.

a) II and IV are correct.
b) II, III, and IV are correct.
c) I, III, and IV are correct.

O que o professor José Luís menciona sobre os diferentes hábitos de consumo?
I- Existem dois tipos básicos de comportamento em relação ao consumo: gastadoras ou poupadoras.
II- As pessoas gastadoras são mais propensas às armadilhas do consumismo, como estar sempre de olho em promoções e gostar de usar coisas novas.
III- As poupadoras são mais contidas em seu consumo, gostam de ter um saldo positivo na conta bancária e ver dinheiro sobrando no fim do mês.
IV- Tanto as pessoas gastadoras quanto as poupadoras podem se beneficiar fazendo um orçamento e analisando suas despesas.
a) I e II estão corretas.
b) II e III estão corretas.
c) I, III e IV estão corretas.

Qual é a importância de cuidar da senha do cartão de débito, de acordo com a professora Laura Helena Padilha?
I- Os números da senha devem ser de fácil memorização para o usuário do cartão.
II- Deve-se evitar levar a senha escrita em um papel junto com o cartão.
III- Se a senha for perdida ou roubada junto com o cartão, a pessoa que encontrar ou roubar pode fazer compras debitadas da conta do titular do cartão.
IV- É recomendado trocar as senhas pelo menos de três em três meses.
a) I e II estão corretas.
b) II e III estão corretas.
c) I, III e IV estão corretas.

Quais são as vantagens do cartão de débito, de acordo com a professora Laura Helena Padilha?
I- Facilita as compras mesmo que a pessoa tenha esquecido o dinheiro em casa.
II- Não é necessário andar com muito dinheiro na carteira, tornando-o mais seguro.
III- Com o cartão de débito, a pessoa pode gastar além do que possui na conta do banco.
IV- Os débitos feitos com o cartão de débito são registrados na conta no mesmo dia ou no dia útil seguinte.
a) I e II estão corretas.
b) II e IV estão corretas.
c) I e IV estão corretas.

Como a professora Laura Helena Padilha descreve o funcionamento do cartão de débito?
I- Para possuir um cartão de débito, a pessoa precisa ter uma conta em um banco comercial.
II- O cartão de débito pode ser usado para fazer compras, pagar contas, entre outras operações financeiras.
III- O usuário do cartão de débito precisa registrar uma senha que deve ser digitada sempre que utilizar o cartão.
IV- Os débitos feitos com o cartão de débito são registrados na conta em até 7 dias úteis.
a) I e II estão corretas.
b) II e III estão corretas.
c) I e III estão corretas.

rem juros, o que aumenta rapidamente o valor da dívida.

a) Normalmente as parcelas trazem juros embutidos.
b) Cuidado com o pagamento mínimo!
c) Para essas pessoas que têm dificuldade de se controlar, o ideal talvez seja não sair de casa com o cartão para garantir seu uso somente com as compras planejadas.

Qual a dica para quem se endivida com o cartão?

a) É melhor deixar de ganhar 0,5% ao mês do que pagar 10% ao mês.
b) O ideal é pagar o valor total da fatura.
c) Para essas pessoas que têm dificuldade de se controlar, o ideal talvez seja não sair de casa com o cartão para garantir seu uso somente com as compras planejadas.

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) é uma lei que veio para proteger a parte mais vulnerável na relação de consumo, qual seja: o consumidor.

a) O CDC é uma Lei Federal elaborada a partir de uma determinação da nossa Constituição Federal.
b) Segundo o CDC, “consumidor” é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza um produto ou serviço.
c) “Fornecedor” é toda pessoa física ou jurídica que produz ou comercializa um produto ou presta um serviço.

Mais conteúdos dessa disciplina