Logo Passei Direto
Buscar
18. (Mackenzie) "Este inferno de amar - como eu amo! - / Quem mo pôs aqui n’alma ... quem foi? / Esta chama que alenta e consome, / Que é a vida - e que a vida destrói - / Como é que se veio a atear, / Quando - ai quando se há-de apagar? (Almeida Garret) No texto, os pronomes eu - quem - esta, são, respectivamente:

a) indefinido - pessoal - indefinido
b) pessoal - interrogativo - demonstrativo
c) pessoal - indefinido - demonstrativo
d) interrogativo - pessoal - indefinido
e) indefinido - pessoal - interrogativo
User badge image
Portuguesando

há 2 anos

User badge image
Portuguesando

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar os pronomes mencionados no texto: 1. "eu" - Este pronome é um pronome pessoal, pois refere-se diretamente à pessoa que fala. 2. "quem" - Este pronome é um pronome interrogativo, utilizado para fazer perguntas sobre a identidade de alguém. 3. "esta" - Este pronome é um pronome demonstrativo, pois indica algo específico que está próximo no espaço ou no discurso. Agora, vamos às alternativas: a) indefinido - pessoal - indefinido b) pessoal - interrogativo - demonstrativo c) pessoal - indefinido - demonstrativo d) interrogativo - pessoal - indefinido e) indefinido - pessoal - interrogativo A alternativa que corresponde corretamente à classificação dos pronomes "eu - quem - esta" é: b) pessoal - interrogativo - demonstrativo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Analisando o trecho do poema de Almeida Garrett, podemos identificar os pronomes mencionados: "Este inferno de amar - como eu amo! - / Quem mo pôs aqui n’alma ... quem foi? / Esta chama que alenta e consome, / Que é a vida - e que a vida destrói - / Como é que se veio a atear, / Quando - ai quando se há-de apagar?" Os pronomes destacados são: - "eu" (pessoal) - "quem" (interrogativo) - "esta" (demonstrativo) Portanto, a sequência correta dos pronomes é: b) pessoal - interrogativo - demonstrativo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina