Ed
ano passado
Vamos analisar os pronomes mencionados no texto: 1. "eu" - Este pronome é um pronome pessoal, pois refere-se diretamente à pessoa que fala. 2. "quem" - Este pronome é um pronome interrogativo, utilizado para fazer perguntas sobre a identidade de alguém. 3. "esta" - Este pronome é um pronome demonstrativo, pois indica algo específico que está próximo no espaço ou no discurso. Agora, vamos às alternativas: a) indefinido - pessoal - indefinido b) pessoal - interrogativo - demonstrativo c) pessoal - indefinido - demonstrativo d) interrogativo - pessoal - indefinido e) indefinido - pessoal - interrogativo A alternativa que corresponde corretamente à classificação dos pronomes "eu - quem - esta" é: b) pessoal - interrogativo - demonstrativo.
Cadastre-se ou realize login
Ed
há 2 anos
Analisando o trecho do poema de Almeida Garrett, podemos identificar os pronomes mencionados: "Este inferno de amar - como eu amo! - / Quem mo pôs aqui n’alma ... quem foi? / Esta chama que alenta e consome, / Que é a vida - e que a vida destrói - / Como é que se veio a atear, / Quando - ai quando se há-de apagar?" Os pronomes destacados são: - "eu" (pessoal) - "quem" (interrogativo) - "esta" (demonstrativo) Portanto, a sequência correta dos pronomes é: b) pessoal - interrogativo - demonstrativo.
Mais perguntas desse material