Logo Passei Direto
Buscar

Biologia

Outros
Analisando o texto e aplicando seus conhecimentos sobre os animais relacionados com o fato descrito, um estudante apresentou os seguintes comentários:

I. Lampreias são ectoparasitas de peixes e baleias, e feiticeiras alimentam-se de vermes marinhos ou de peixes moribundos.
II. Os agnatos têm desvantagens em relação aos gnatostomados quanto à obtenção de alimento.
III. Atualmente, o número de espécies de agnatos é muito menor do que o dos peixes gnatostomados, fato provavelmente ocasionado pela ausência de mandíbula.
IV. As mandíbulas não se limitam à captura de alimento, mas também podem manipular objetos e cavar buracos.

São corretos os comentários

a. I, II, III e IV.
b. II, III e IV, somente.
c. I, III e IV, somente.
d. I, II e IV, somente.
e. I, II e III, somente.
User badge image
Praticando Para Aprender

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada um dos comentários: I. Lampreias são ectoparasitas de peixes e baleias, e feiticeiras alimentam-se de vermes marinhos ou de peixes moribundos. Verdadeiro, as lampreias realmente são ectoparasitas e as feiticeiras (ou bruxas-do-mar) se alimentam de vermes e peixes em estado de decomposição. II. Os agnatos têm desvantagens em relação aos gnatostomados quanto à obtenção de alimento. Verdadeiro, os agnatos, que não possuem mandíbula, têm limitações na forma como obtêm alimento em comparação com os gnatostomados, que possuem mandíbulas. III. Atualmente, o número de espécies de agnatos é muito menor do que o dos peixes gnatostomados, fato provavelmente ocasionado pela ausência de mandíbula. Verdadeiro, é correto afirmar que os agnatos têm um número menor de espécies em comparação aos gnatostomados, e a ausência de mandíbula é um fator que contribui para isso. IV. As mandíbulas não se limitam à captura de alimento, mas também podem manipular objetos e cavar buracos. Verdadeiro, as mandíbulas em muitos animais são utilizadas para diversas funções além da captura de alimento, incluindo manipulação de objetos e escavação. Todos os comentários I, II, III e IV estão corretos. Portanto, a alternativa correta é: a. I, II, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada comentário: I. Lampreias são ectoparasitas de peixes e baleias, e feiticeiras alimentam-se de vermes marinhos ou de peixes moribundos. Correto, lampreias são ectoparasitas e feiticeiras são animais que se alimentam de vermes marinhos ou de peixes moribundos. II. Os agnatos têm desvantagens em relação aos gnatostomados quanto à obtenção de alimento. Correto, os agnatos, grupo ao qual pertencem as lampreias, possuem desvantagens na obtenção de alimento em comparação com os gnatostomados, que possuem mandíbulas. III. Atualmente, o número de espécies de agnatos é muito menor do que o dos peixes gnatostomados, fato provavelmente ocasionado pela ausência de mandíbula. Correto, a ausência de mandíbula nos agnatos pode ter contribuído para a menor diversidade de espécies em comparação com os gnatostomados. IV. As mandíbulas não se limitam à captura de alimento, mas também podem manipular objetos e cavar buracos. Correto, as mandíbulas têm funções além da captura de alimento, como manipular objetos e cavar buracos. Portanto, os comentários corretos são I, II, III e IV. A alternativa que contém todos os itens corretos é: a) I, II, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os anfíbios constituem um dos grupos de animais com maior número de espécies ameaçadas de extinção. Entre outras razões, isso ocorre porque eles são suscetíveis à contaminação por substâncias nocivas e à infecção por fungos. Os anfíbios apresentam tal suscetibilidade porque têm
a. hábitos aquáticos, que os tornam suscetíveis a predadores.
b. pulmões bem desenvolvidos, que acumulam impurezas e fungos.
c. sangue frio, que diminui a atividade de enzimas hepáticas.
d. pele úmida e permeável, que possibilita a respiração cutânea.
a) II and IV are correct.
b) II, III, and IV are correct.
c) I, III, and IV are correct.

Na maior parte do Brasil, alguns tipos de peixes nadam rio acima, contra a correnteza, e este movimento migratório, no período de reprodução, é chamado piracema. Nessa viagem, peixes como o curimbatá e o dourado viajam mais de 600 quilômetros até o local da reprodução. O esforço contra a corrente é essencial para o processo, pois os peixes queimam gordura, o que estimula a produção de hormônios responsáveis pelo amadurecimento dos órgãos sexuais. Os testículos dos machos aumentam de tamanho, ficam esbranquiçados e repletos de sêmen. Nas fêmeas, o aspecto amarelado das ovas indica a presença de vitelo, reserva de alimento nos óvulos, que sustentara os futuros peixinhos. Na hora da fecundação, a fêmea lança seu conjunto de óvulos no rio. Em seguida, os machos lançam seus espermatozoides sobre os óvulos, dando origem a óvulos fecundados, que são levados pela correnteza e, depois disso, os peixes adultos iniciam o caminho de volta. Cerca de 20 horas após a fecundação, os ovos eclodem em alevinos (larvas de peixes), que irão se transformar em peixinhos e crescerão em lagoas marginais até o outro período de cheia, quando irão para o leito do rio. Com o passar dos anos, e atingindo o grau de maturação para a reprodução, repetirão o mesmo ciclo de seus pais. Baseando-se no texto, pode-se afirmar corretamente que:

a. os peixes curimbatá e dourado são hermafroditas e apresentam fecundação interna.
b. os ovos formados são protegidos pela fêmea da espécie até que os filhotes nasçam.
c. a fecundação descrita é externa, e o desenvolvimento dos ovos é do tipo indireto, pois apresenta fase larval.
d. a piracema é a subida de diversas espécies de peixes até a cabeceira dos rios, para que possam se proteger dos predadores.
e. a viagem dos peixes contra a corrente inibe o desenvolvimento dos órgãos sexuais e prejudica a reprodução sexual da espécie.

Analise as proposições quanto às características dos anfíbios.
I. A reprodução é sexuada, com fecundação externa, e são de sexos distintos (macho e fêmea).
II. São homeotérmicos, ou seja, mantêm a temperatura corpórea praticamente constante, independente das variações térmicas do ambiente.
III. Apresentam pele lisa e glândulas mucosas, que são responsáveis pela manutenção da umidade da pele.
IV. São amniotas, pois apresentam bolsa amniótica ou âmnio que protege o embrião.
a. Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
b. Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
c. Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
d. Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
e. Todas as afirmativas são verdadeiras.

dos habitats, a poluição e o aquecimento global. Entre as principais características que tornam os anfíbios particularmente sensíveis a alterações ambientais provocadas pelo ser humano, podemos citar:

a. respiração pulmonar, ovo com casca e pequena diversidade de espécies.
b. respiração cutânea, pele permeável, presença de larvas aquáticas e adultos terrestres.
c. pele impermeável, respiração cutânea, presença de larvas aquáticas e adultos terrestres.
d. dependência de ambientes úmidos, pele impermeável e ovo com casca.
e. respiração cutânea, pele permeável e ovo com casca.

A classificação dos seres vivos permite a compreensão das relações evolutivas entre eles. O esquema representa a história evolutiva de um grupo. Os animais representados nesse esquema pertencem ao filo dos cordados, porque

a. possuem ancestrais que já foram extintos.
b. surgiram há mais de 500 milhões de anos.
c. evoluíram a partir de um ancestral comum.
d. deram origem aos grupos de mamíferos atuais.
e. vivem no ambiente aquático em alguma fase da vida.

Um menino apaixonado por peixes resolveu montar um aquário em sua casa. Em uma loja, adquiriu três espécies diferentes, levando em consideração o aspecto visual: peixe-palhaço (Amphiprion ocellaris, espécie marinha), peixe-anjo-imperador (Pomacanthus imperator, espécie marinha) e peixinho-dourado (Carassius auratus, espécie de água doce). Todas as espécies foram colocadas no mesmo aquário, que estava preenchido com água de torneira desclorada. As duas espécies marinhas incharam e morreram rapidamente, e apenas o peixe-dourado sobreviveu. Depois do ocorrido, o menino descobriu que os indivíduos das duas espécies marinhas morreram, porque a água do aquário funcionava como uma solução ________________ em relação aos seus fluidos corporais, ocorrendo um __________________________ que causou o inchaço por __________________________. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

a. hipotônica ■ desequilíbrio osmótico ■ absorção excessiva de água
b. hipotônica ■ transporte ativo de minerais para fora de seus corpos ■ absorção excessiva de água
c. hipertônica ■ desequilíbrio osmótico ■ perda de sais minerais e desidratação das espécies
d. hipertônica ■ transporte ativo de minerais para dentro de seus corpos ■ absorção excessiva de água
e. isotônica ■ desequilíbrio osmótico ■ perda de sais minerais e desidratação das espécies

Alguns laboratórios desenvolveram fitas adesivas com o 'princípio da lagartixa': elas aderem sem cola e não deixam resíduo. O segredo está na especialização do revestimento dos dedos desses répteis. Aliás, é justamente na pele desses animais que está uma das vantagens para a conquista definitiva do meio terrestre. Assinale a alternativa que indica qual é essa característica evolutiva.

a. Epiderme delgada e por isso adaptada às condições do meio.
b. Epiderme adaptada à respiração cutânea.
c. Epiderme impermeabilizada por grande quantidade de queratina.
d. Epiderme úmida e lubrificada, rica em glândulas mucosas.
e. Epiderme rica em glândulas sudoríparas.

Paleontólogos estudam fósseis e esqueletos de dinossauros para tentar explicar o desaparecimento desses animais. De acordo com essa teoria, a extinção ocorreu em função de modificações no planeta que

a. desestabilizaram o relógio biológico dos animais, causando alterações no código genético.
b. reduziram a penetração da luz solar até a superfície da Terra, interferindo no fluxo energético das teias tróficas.
c. causaram uma série de intoxicações nos animais, provocando a bioacumulação de partículas de poeira nos organismos.
d. resultaram na sedimentação das partículas de poeira levantada com o impacto do meteoro, provocando o desaparecimento de rios e lagos.
e. evitaram a precipitação de água até a superfície da Terra, causando uma grande seca que impediu a retroalimentação do ciclo hidrológico.

Mais conteúdos dessa disciplina