Logo Passei Direto
Buscar
A Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADIN ou ADO) é um mecanismo de controle de constitucionalidade concentrado, levado para julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ao julgar pela existência de inconstitucionalidade por omissão, cabe ao STF:

E Declarar a omissão e determinar qual dos três poderes deve tomar as medidas cabíveis.
User badge image
Desafios para Aprender

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

A Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) é, de fato, um mecanismo de controle de constitucionalidade que permite ao Supremo Tribunal Federal (STF) declarar a inconstitucionalidade de uma omissão legislativa. Quando o STF reconhece a omissão, ele pode determinar qual dos três poderes (Executivo, Legislativo ou Judiciário) deve tomar as medidas necessárias para sanar essa omissão. Isso é importante para garantir que a ordem constitucional seja respeitada e que os direitos fundamentais sejam efetivamente protegidos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Correto! Na Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO), o Supremo Tribunal Federal (STF) pode declarar a omissão inconstitucional e determinar qual dos poderes (Executivo, Legislativo ou Judiciário) deve adotar as medidas necessárias para sanar essa omissão e garantir a efetividade da Constituição.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com BERNADI (2012), após a deliberação a respeito do projeto ou proposição de emenda constitucional, ou ainda, de lei orgânica distrital ou municipal para saber se a mesma se tornará ou não uma norma jurídica, chega-se à fase conclusiva do processo legislativo. Essa fase é constituída de elementos essenciais, estabelecidos na Constituição. A sanção e o veto são dois desses elementos do processo legislativo. Com base nos conceitos abordados na disciplina, responta: o que é sanção e veto? Assinale a alternativa correta.
A sanção é a concordância do poder executivo com o projeto de lei aprovado pelo órgão legislativo. Ao contrário, o veto é a discordância do poder executivo ao projeto de lei.
A A sanção é a discordância parcial do poder executivo ao projeto de lei aprovado pelo órgão legislativo, enquanto o veto é a concordância total do poder executivo com o projeto de lei.
B A sanção é a concordância parcial do poder executivo com o projeto de lei aprovado pelo órgão legislativo. Ao contrário, o veto é a discordância parcial do poder executivo ao projeto de lei.
C A sanção é a concordância total do poder executivo com o projeto de lei aprovado pelo órgão legislativo. Ao contrário, o veto é a concordância parcial do poder executivo ao projeto de lei.
D A sanção é a concordância do poder executivo com o projeto de lei aprovado pelo órgão legislativo. Ao contrário, o veto é a discordância do poder executivo ao projeto de lei.
E A sanção é a discordância do poder executivo ao projeto de lei aprovado pelo órgão legislativo. Ao contrário, o veto é a concordância do poder executivo com o projeto de lei.

Mais conteúdos dessa disciplina