Buscar

Como se calcula o valor/valuation de uma empresa?

Tentei ler sobre isso, mas não entendi. Como se calcula o valor de uma empresa?

💡 13 Respostas

User badge image

Maria Cipriani

Avaliar financeiramente uma empresa é um exercício que exige conhecimentos técnicos, estratégicos e específicos de cada indústria e da empresa analisada, e cujos resultados podem variar de analista para analista, por não existir uma forma definitiva de executá-la.

Um dos métodos teóricos mais utilizados para a avaliação de valor de empresas (comumente chamado de Valuation) é o do Fluxo de Caixa Descontado (DCF, do inglês “Discounted Cash Flow”), reconhecido na prática como o que mais apropriadamente traduz o valor econômico de uma empresa. Queremos aqui apresentar apenas uma idéia geral das etapas de um estudo de Valuation, procurando explicar a lógica do processo e evitando aspectos técnicos mais aprofundados.

O valor de uma empresa constitui-se basicamente de sua capacidade de geração de Caixa Livre futuro, ano após ano. Assim sendo, o valor de ativos, marcas, patentes, histórico, credibilidade de marca, etc. somente possuem valor efetivo à medida que possam reverter-se em lucros futuros. É isto que o DCF busca projetar e avaliar.

A primeira etapa do DCF consiste na projeção do comportamento futuro dos parâmetros econômicos básicos da empresa, como Faturamento, EBITDA (do inglês “Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization”, ou LAJIDA – “Lucro Antes de Juros, Imposto, Depreciação e Amortização”) e Lucro Líquido. Para isso, adota-se um período de longo prazo para a projeção, dividindo-se então essa projeção futura em dois períodos:

  • Um período de projeção explícito (horizonte de projeção).
  • Um valor residual, fluxo de caixa após esse horizonte de projeção.

O objetivo destas projeções é o de calcular-se, ano a ano, o Fluxo de Caixa Livre (FCL). Para obtê-lo, começamos com a projeção do EBITDA a partir de um crescimento na base de faturamento. A partir daí descontamos as despesas financeiras, com depreciação e amortização e subtraímos os impostos calculados sobre esse lucro. Após a obtenção do Lucro Líquido, fazemos a reinserção da amortização/depreciação e descontamos os investimentos previstos.

Para podermos traduzir esta capacidade de geração de Caixa Livre futuro em um único número, descontamos os valores futuros a uma determinada taxa de desconto para trazermos o valor de Caixa Livre de todos os anos a Valor Presente. Obviamente esta taxa de desconto adequada ao negócio tem alto impacto no Valor Presente, e portanto uma metodologia é necessária para se utilizar a taxa mais apurada possível. Utilizamos o WACC (“Weighted Average Cost of Capital”), vide comentário ao final deste artigo.

Temos assim o Valor Presente do Fluxo de Caixa Livre no horizonte de projeção. Precisamos fazer o mesmo processo com o valor residual.

O método mais usual para o cálculo do valor residual é o método da perpetuidade, que calcula o valor residual como sendo o valor presente de um fluxo de caixa considerado padrão, que é perpetuado após o último ano de projeção.

O valor residual na data do último fluxo projetado é dado pela fórmula:

Valor Residual = Fluxo de Caixa Livre / (WACC – g)

Onde:

g = taxa de crescimento

Agora que temos os valores presentes do Fluxo de Caixa e também do valor residual, a terceira etapa é o cálculo do valor da empresa, determinado pela seguinte fórmula:

EV = VPfcl + VPp

Onde:

EV = Enterprise Value ou Valor da Empresa

VPfcl = Valor Presente do Fluxo de Caixa Livre no horizonte de projeção

VPp = Valor Presente do Valor Residual, após o horizonte de projeção

De posse então do Valor da Empresa ou Enterprise Value (EV), partimos para a última etapa, onde podemos determinar qual o valor do Equity (Equity Value), ou seja, o “valor final” da empresa.

Esse valor é calculado da seguinte forma:

Equity Value = EV – Dívida Liquida

Onde a Dívida Líquida é o endividamento total da empresa menos o caixa disponível e outros equivalentes de caixa (se aplicável);

Desta forma chega-se ao Valuation da empresa utilizando-se do método do Fluxo de Caixa Descontado. Vale lembrar que este é apenas um valor teórico, que servirá de referência e base para o entendimento de valor.

9
Dislike0
User badge image

Rodrigo Salvador

Vou tentar simplificar ainda mais...

Para startups: não tem fórmula. De verdade. Venda bem o seu produto para os investidores e/ou possível compradores!

Para empresas de maior porte (especialmente aquelas com capital aberto): encontre a receita anual da empresa. Na maioria dos casos, o valor de mercado da empresa será em torno de 3 vezes a receita anual dela. Podemos usar isso como uma média. Obviamente, há os outliers. Algumas empresas - especialmente as que trabalham com alta tecnologia - tem o valor de mercado maior que 3 vezes a receita anual. A Google, por exemplo, tem uma uma receita anual de $29 bilhões em 2010 e um valuation de $185 bilhões. Ou seja, mais de 6 vezes o valor da sua receita anual.

Se você quiser entrar mais a fundo, procure métodos de valuation mais complexos. Se você quiser entender o básico, essa resposta é um bom começo :)

4
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Utilize esta ferramenta online: http://www.ozai.com.br/business-valuation

3
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais