Se puder expliquem como eles impedem.
Gabriella Mendes
Oi Karina, o protótipo dos diuréticos que inibem a anidrase carbônica é a Acetazolamida, para que você possa entender a ação deste fármaco, vou primeiro descrever a maneira como ocorre a reabsorção de bicarbonato de sódio no túbulo contorcido proximal do néfron, uma vez que é nesta porção do néfron que este diurético age.
As células do TCP possuem uma enzima denominada Anidrase Carbônica em suas bordas luminais e basolaterais (AC 4), bem como no citoplasma (AC2). Na borda luminal dessa células, há um anti-transportador Na+H+ que utiliza o gradiente eletroquímico do Na+ para lançar um H+ no lúmen tubular e reabsorve um Na+. No lúmen tubular, o íon HCO3- reage com H+ para formar ácido carbônico. Este na presença da Anidrase Carbônica se dissocia em CO2 e H2O. O CO2, lipofílico, entra na célula e na presença da Anidrase Carbônica citoplasmática, reage com a água e forma ácido carbônico. Este ioniza e origina H+ e HCO3-. O HCO3- é reabsorvido juntamente com um Na+ para o interstício através de um co-transportador Na+HCO3- presente na membrana basolateral. O efeito final consiste no transporte de NaHCO3 do lúmen tubular para o interstício seguido da reabsorção de água.
Os inbidores da Anidrase Carbônica inibem fortemente as enzimas presentes na membrana celular e no citoplasma.
Melina Bernardino
Podem ser acetazolamida, metazolamida e diclorfenamida. Bloqueiam a reabsorção de bicarbonato de sódio no túbulo proximal, causando diurese de NaHCO3 e diminuição das reservas corporais totais de bicarbonato. Exemplos de usos terapêuticos: edema e glaucoma. Um dos efeitos adversos: Cálculos uretrais.
Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.
Ciencias Morfofuncionais Renal Digestorio e Endocrino
•Pitágoras
Brenda Botelho
Compartilhar