Logo Passei Direto
Buscar
Suponha que um objeto luminoso e linear é colocado a 30 cm do orifício de uma câmara escura, obtendo-se em sua parede do fundo, uma figura projetada de 12 cm de comprimento. O objeto é, então, afastado da câmara 90 cm em relação a sua posição inicial. O comprimento da nova figura projetada na parede do fundo da câmara é:

A 6 cm
B 10 cm
C 3 cm
D 4 cm
E 2 cm
User badge image
Matematicamente

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para resolver essa questão, podemos utilizar a propriedade dos triângulos semelhantes, já que a projeção do objeto forma triângulos semelhantes na parede da câmara escura. Quando o objeto é afastado da câmara escura, a nova figura projetada terá um comprimento proporcional ao comprimento original, de acordo com a distância do objeto ao orifício da câmara. Dado que o objeto é afastado 90 cm da posição inicial (totalizando 30 cm + 90 cm = 120 cm), podemos calcular o novo comprimento da figura projetada utilizando a regra de três simples: Se a figura original tem 12 cm de comprimento a uma distância de 30 cm, qual será o comprimento da nova figura a uma distância de 120 cm? 12 cm está para 30 cm assim como X está para 120 cm. 12/30 = X/120 30X = 1440 X = 1440/30 X = 48 Portanto, o comprimento da nova figura projetada na parede do fundo da câmara será de 48 cm. Como nenhuma das alternativas corresponde a 48 cm, podemos concluir que a resposta correta não está presente nas opções fornecidas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A configuração do campo magnético terrestre causa um efeito chamado inclinação magnética. Devido a esse fato, a agulha magnética de uma bússola próxima à superfície terrestre, se estiver livre, não se mantém na horizontal, mas geralmente inclinada em relação à horizontal (ângulo α, na figura 2). A inclinação magnética é mais acentuada em regiões de maiores latitudes. Assim, no equador terrestre a inclinação magnética fica em torno de 0º, nos polos magnéticos é de 90º, em São Paulo é de cerca de 20º, com o polo norte da bússola apontado para cima, e em Londres é de cerca de 70º, com o polo norte da bússola apontado para baixo. Esse efeito deve-se ao fato de a agulha magnética da bússola alinhar-se sempre na direção

A perpendicular às linhas de indução do campo magnético da Terra e ao fato de o polo norte magnético terrestre estar próximo ao polo sul geográfico da Terra.
B tangente à Linha do Equador e no fato de o eixo de rotação da Terra coincidir com o eixo magnético que atravessa a Terra.
C tangente às linhas de indução do campo magnético da Terra e ao fato de o polo norte magnético terrestre estar próximo ao polo norte geográfico da Terra.
D tangente às linhas de indução do campo magnético da Terra e ao fato de o polo norte magnético terrestre estar próximo ao polo sul geográfico da Terra.
E paralela ao eixo magnético terrestre e ao fato de o polo sul magnético terrestre estar próximo ao polo norte geográfico da Terra.

Mais conteúdos dessa disciplina