Logo Passei Direto
Buscar
32. Na perspectiva de desconfiados atores e comentadores da política, os coletes amarelos compõem um tenebroso momento populista em que lideranças carismáticas se valem de agendas demagógicas para ludibriar o eleitorado em meio a crises econômicas e sociais de difícil solução. Avessos aos canais convencionais de mediação, os revoltosos se recusam a moderar suas demandas e seu repertório radical de ação ao se verem fortalecidos pela dimensão do movimento e pelo apoio da opinião pública. Iniciado em novembro de 2018, o movimento dos coletes amarelos repercutiu internacionalmente como um grande e duradouro protesto. Entre as características do movimento está correto o que se afirma em:

a) A elevação dos impostos sobre combustíveis fósseis, bem como o fim das taxações sobre grandes fortunas foram importantes fatores de insatisfação do povo francês. Os revoltosos são provenientes das camadas médias da França, e reivindicam pautas muitas vezes divergentes.
b) Os protestantes são em sua grande maioria imigrantes africanos, descontentes com as novas políticas migratórias adotadas pelo governo centrista de Emmanuel Macron. Eles reivindicam principalmente melhores condições de trabalho e maior proteção das leis trabalhistas.
c) O movimento iniciou-se com a elevação dos impostos vinculados às camadas médias, o que encareceu o transporte e a alimentação em Paris. Os protestantes são em sua absoluta maioria parisienses, enquanto os franceses das regiões interioranas são apoiadores de Macron.
d) Os protestos incluem liberais, socialistas e até mesmo anarquistas franceses. Esses grupos, apesar de historicamente divergentes, estão unidos contra a corrupção do governo. Os protestos sofrem constantemente com a ação rigorosa da polícia francesa, o que amplia a união entre os revoltosos.
e) Os coletes amarelos são em sua grande maioria funcionários públicos envolvidos com os serviços básicos, desprestigiados pelo Estado. São enfermeiros, professores, coletores de lixo e policiais revoltados com o novo plano de carreira proposto por Macron.
User badge image
Desafios para Aprender

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as características do movimento dos coletes amarelos descritas no texto, podemos identificar que a opção correta é a alternativa: d) Os protestos incluem liberais, socialistas e até mesmo anarquistas franceses. Esses grupos, apesar de historicamente divergentes, estão unidos contra a corrupção do governo. Os protestos sofrem constantemente com a ação rigorosa da polícia francesa, o que amplia a união entre os revoltosos. Essa alternativa reflete a diversidade de grupos envolvidos nos protestos, unidos contra a corrupção governamental e enfrentando a ação policial de forma conjunta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina